Golden Retriever

Eles são fofos, adoram brincar e estão sempre muito dispostos. Para alguns isso são boas qualidades, mas para quem gosta de passar o fim de semana todo deitado no sofá na frente da TV essa raça não será uma boa companhia. Eles também adoram fazer bagunça e a energia que possuem demora para acabar. Descubra outras características dessa raça.

Informações sobre o Golden Retriever

  • País de Origem: Grã- Bretanha
  • Grupo: 8
  • Função original: cão de caça
  • Expectativa de vida: entre 10 e 13 anos
  • Altura média: fêmea – entre 51 e 56 cm e macho – entre 56 e 61 cm
  • Peso: fêmea – entre 25 e 30 kg e macho – entre 29 e 34 kg
  • Temperamento: brincalhão e agitado
  • Ranking de inteligência: 4ª
  • Olhos: cor marrom escuro e bem espaçados entre si
  • Cor da pelagem: amarelo dourado ou creme
  • Pelagem: pode ser lisa ou ondulada. Possui subpelo bastante denso e resistência a mudanças bruscas de temperatura
  • Cão de apartamento: não
  • Amizade com estranhos: alta
  • Amizade com crianças: alta
  • Amizade com outros cães: alta
  • Apego ao dono: alto
  • Preço do Golden Retriever: pode variar entre R$ 1.550 até R$ 3.500

Curiosidades sobre o Golden Retriever

Golden retriever
Foto: Freepik

Confira algumas curiosidades sobre a raça:

  • No cinema, a raça foi protagonista do filme Bud, o cão amigo. Em 97, o sucesso de bilheteria gerou a sequências: Bud 2, O atleta de ouro (1998), Bud 3, jogando futebol (2000), Bud 4, Uma jogada perfeita (2002), Bud 5, Arrasando no vôlei (2005) e Bud, Uma nova confusão (2006).
  • Quanto a sua obediência, os primeiros três cachorros a alcançarem o título de campeões de obediência da American Kennel Club (AKC) foram golden retrievers.
  • Esta raça está entre as mais populares dos Estados Unidos e do Brasil. Aliás, é uma das favoritas para estrelar propagandas, programas de TV e filmes.

Origem do Golden Retriever

Um importante nome quando se trata de Golden retriever é o do Lord Tweedmouth, natural do norte da Escócia e lá começou a desenvolver a raça para uma série de funções, entre elas, a capacidade de se embrenhar mata a dentro. Outras funções importantes foram a de nadar em águas geladas e realizar resgates. Tudo isso porque em meados dos anos 1800 o cão se tornou muito popular e todos queriam um exemplar.

Ainda procurando aprimorar a raça para melhor treinamento e serem mais obedientes, o Lord resolveu realizar cruzamentos entre Nous (retrevier de pelo ondulado e amarelo, descendente da raça terra nova) e Belle da raça dos Tweed Water Spaniel (retrevier de cor amarelo escuro e pelo crespo), já extinta nos dias de hoje. Deste cruzamento surgiram quatro lindos filhotes: Ada, Primrose, Crocus e Cowslip, sendo que o Golden como o conhecemos hoje é descendente deste último.

Esses cães chegaram na América através dos filhos do Lord Tweedmouth em 1900. Mas a AKC só reconheceu a raça no ano de 1927. Ela se tornou bastante popular na região por sua grande habilidade em caçar. Mas só depois de muitos anos foi considerada como bom animal de estimação e cão de companhia. Ele também se tornou um famoso cão para exposição, ajudantes para cadeirantes e cegos, cão policial e de resgate e não é por acaso que sua popularidade cresce a cada dia.

Características do Golden Retriever

O Golden consegue comprar qualquer ser vivo com uma sua feição doce e meiga e também por causa disso, muitas vezes consegue colocar o seu dono no bolso se livrando de boas palmadas.

Ele é forte, musculoso e bastante robusto. Podem chegar a 61 cm os machos e 56 cm as fêmeas. Seu pelo é liso, extremamente macio e sua coloração amarelo dourado dá um charme único para esta raça. Eles também podem aparecer na cor creme.

golden retriever
Foto: Freepik

Como seu próprio nome já sugere “Golden”, a cor da pelagem do golden retriever é dourada. Mas também pode variar de dourada clara a dourada escura, de acordo com padrões estabelecidos pela American Kennel Club (AKC).

Entretanto, tonalidades mais claras ou escuras também são normais. Porém não devem ser confundidas com as manchas brancas que fogem do padrão da raça, a não ser na velhice, quando isso é normal. Outras cores como: vermelha ou marrom avermelhado, por exemplo, não são reconhecidas oficialmente.

Temperamento do Golden Retriever

Eles são animados o tempo todo, gostam de brincadeiras e exercícios como correr ao ar livre. Apenas por essas qualidades já dá pra perceber que ele não um cão ideal para conviver em apartamentos ou pequenas residências. Ele também pode ser um cão difícil de treinar. Apesar de muito inteligente (ocupam o 4º lugar no ranking de inteligência). Ele se distrai muito fácil durante os treinos o que requer uma grande dose de paciência do seu dono.

Se você é uma daquelas pessoas certinhas e que gostam de tudo sempre no lugar é melhor riscar essa raça da sua lista. Pelo seu excessivo gosto por brincadeiras o Golden tem a mania de pegar vários objetos com a boca e sair carregando para qualquer lugar do ambiente. Isso pode se tornar um problema e uma chateação se você se irrita com um pouco de bagunça. Se você é alérgico ou algum membro da sua família possui essa característica, um Golden não é a melhor escolha a se fazer.

Inteligência e Obediência do Golden Retriever

O golden ama agradar seus donos e, também se destaca por sua inteligência e obediência, por isso, ocupa a 4ª posição no livro “The Inteligence of Dogs” de Stanley Coren. Inclusive, alguns proprietários de cães da raça relatam que o Golden entende tudo que se fala.

Golden retriever
Foto: Freepik

Para se ter ideia do seu grau de inteligência, existem vários brinquedos e produtos específicos que podem ser utilizados a fim de estimular o exercício da inteligencia do Golden.

Esta raça possui um instinto de trabalho, por isso, precisa sempre de algo dinâmico para fazer. Assim, outra possibilidade é adestra-lo desde cedo para ir trabalhando sua obediência ou colocando ele em aulas de agilidade ou para realizar outros tipos de atividades físicas.

Tudo isso é altamente recomendado para estimular o físico e a mente desses peludos, que gostam muito de correr por aí.

Convivência com o Golden Retriever

Como a raça é extremamente inteligente, com pouco esforço ela se torna altamente capacitada para realizar tarefas delicadas, como auxiliar pessoas portadoras de deficiência ou para conviver com crianças muito pequenas.

Apesar de ser uma raça grande, o Golden pode sim procurar o colo do seu dono a fim de brincar e se divertir com ele.

O Golden late muito?

Golden retriever
Foto: Freepik

Não, o Golden não costuma latir muito, apenas quando necessário e, principalmente quando bem treinados. Entretanto, a raça pode latir mais quando são deixados por muito tempo sozinhos ou quando não recebem atenção e quando não estão fazendo o nível de atividade recomendado, o que pode deixá-los ansiosos e agressivos.

O Golden Retriever é destruidor?

Golden retriever
Foto: Freepik

Depende, pois como o golden é bastante enérgico e agitado, especialmente quando filhote, o ideal é que ele tenha bastante espaço para brincar e gastar sua energia para não se tornar destruidor. Além disso, ele precisa de bastante passeios ou corridas diárias, para evitar desenvolver uma personalidade destruidora e até mesmo agressiva.

Também, é preciso treiná-lo e ensiná-lo desde pequeno. Pois são bem desastrados, algo fofo, mas se não trabalhado eles podem demorar a aprender a noção do próprio tamanho.

O Golden é agitado?

E muito, diga-se de passagem, já que a raça possui uma personalidade brincalhona e cheia de energia, onde um Golden está sempre disposto a passear, aprender e interagir. Por isso, é preciso muita disposição para acompanhar um pet dessa raça e força para controlá-lo durante os passeios, pois eles adoram puxar a guia.

O Golden Retriever requer espaço?

Golden retriever
Foto: Freepik

Sim, a raça requer bastante espaço, portanto, se você mora num apartamento pequeno, o Golden não é indicado pra você. Já que, a raça é de porte grande, podendo ter até mais de 61 cm de altura e pesar até 40kg.

Além disso, o Golden  possui um forte e enorme rabo que provavelmente vai jogar objetos pequenos longe.

Convivência do Golden Retriever com crianças, estranhos e animais

Sua personalidade amigável e muito sociável faz com que a raça se relacione bem com todos, inclusive com outros animais e até mesmo com. Aliás, o Golden adora uma companhia, sendo boa companhia para crianças, pois, a raça possui um forte instinto de proteção, além de ter muita energia para passar horas brincando.

Goldens até podem desenvolver uma rivalidade com outros animais de estimação, mas não porque são maldosos, e encaram crianças como irmãos, tratando-as sempre como iguais. Por isso, brincar com mais agressividade, sem noção de seu tamanho e força, é o único problema da raça.

Nível de exercício do Golden Retriever

Exercícios diários, de preferência pelo menos duas vezes por dia, e atenção constante são essenciais para uma boa convivência com esse cão. Também precisam de brincadeiras que estimulem a mente como jogar discos no ar para que eles peguem.

Os cães da raça Golden são muito robustos e ativos, sendo excelentes para atividades como ajudante de deficientes e cão-guia para cegos. Entretanto, o recomendado é que se  pratique no mínimo de 40 a 60 minutos de exercícios físicos diários com ele, seja caminhadas, corridas, brincadeiras ao ar livre ou jogar a bolinha para ele buscar.

Manutenção e higiene do Golden Retriever

A raça não precisa de cuidados especiais com relação ao corte dos pelos, apenas uma escovação. Além disso, como os Golden amam água, é preciso evitar que o cloro ou sal façam mal à sua pele. Por isso, lembre-se sempre de, em seguida, a um banho de mar ou piscina, dar um banho com água doce, removendo essas impurezas.

Golden retriever
Foto: Freepik

Também, mantenha sempre os ouvidos protegidos e secos durante esses momentos, já que isso é parte essencial da sua higiene.

Apesar de sua pelagem muito densa, eles não precisam ser escovados todos os dias. Em média, duas vezes por semana já é o suficiente, pois o pelo desse animal não costuma embaraçar.

Banho

O banho une duas paixões do Golden: brincar e água. Além disso, a raça pode se sujar facilmente ao encontrar lama e poças d’água, pois ama se divertem nelas. Por essa razão, a raça precisa de banhos regulares, já que não vai ser difícil encontrar uma sujeira para se divertir nela.

Aliás, caso esteja pensando em ter um cão dessa raça em casa, esteja preparado para entrar no banho com ele, pois o Golden  encara o banho como uma brincadeira.

Unhas

As unhas do seu Golden devem ser cortadas a cada duas ou três semanas, a fim de evitar que elas fiquem muito compridas e incomodem o animal.

Orelhas

As orelhas do Golden precisam ser verificadas semanalmente, uma vez que, o acúmulo de cera pode causar infecções.

Dentes

Apesar de muito resistentes, os dentes do Golden exigem muita atenção e cuidado. Pois, um problema comum na raça é o tártaro. Entretanto, isso pode ser evitado caso o dono faça escovações nos dentes frequentemente utilizando sempre escovas e pastas indicadas para uso veterinário, que proporcionarão uma melhor saúde para a boca do seu pet.

Alimentação do Golden Retriever

Como o Golden é uma raça grande e cheia de energia, além de super peluda, para manter a sua disposição e saúde, a alimentação possui um papel essencial, mas deve ser escolhida com cuidado, de acordo com as características e necessidades do seu pet.

Por isso, nunca se deve oferecer alimentos comuns à raça, como de humanos, por exemplo, e sim apenas ração. Afinal, é nela que encontramos todos os nutrientes, vitaminas e sais minerais necessários para um bom funcionamento do organismo do seu pet.

Reprodução do Golden Retriever

A reprodução de cães da raça Golden deve ser realizada apenas por canis especializados e com matrizes saudáveis, a fim de evitar a passagem de doenças hereditárias para as crias.

Filhotes do Golden Retriever

Golden Retriever
Foto: Freepik

Conforme você viu, os Golden são muito inteligentes, além de brincalhões. Mas o adestramento deve ser iniciado ainda quando filhotes para facilitar o aprendizado. Também, uma dica é familiarizar o filhote a sons e barulhos da rua para que os passeios se tornem mais tranquilos.

Saúde do Golden Retriever

Infelizmente, devido aos inúmeros cruzamentos ocorridos, essa raça tende a ter alguns problemas de saúde e que podem se tornar muito graves, podendo leva-los ao óbito. Entre as patologias estão: estenose aórtica, epilepsia, torções gástricas, catarata, displasia do cotovelo, cardiopatias e alergias. Sua expectativa de vida gira em torno de 10 até 13 anos e por todos esses possíveis problemas é de suma importância a vacinação correta e verificar o histórico familiar quando for adquirir um filhote.

Fotos do Golden Retriever

Golden Retriever Golden Retriever

Separei mais esses conteúdos para você:

Guia de Adestramento Para Cães

Seu cão faz xixi no lugar errado, destróis o seu sofá e não te obedece? Conheça o Guia de Adestramento para cães. Informe seu nome e e-mail.

envelope
envelope

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here