Cães para pessoas idosas

Cães para pessoas idosas

Alguns idosos passam muito tempo sozinhos, alguns moram sozinhos, ou sentem falta de cuidar de alguém como faziam com filhos e netos. Algumas pessoas resolvem que a solução nesses casos é um cãozinho, mas é sempre bom pensar em tudo antes de se adotar um cão, principalmente quando o tutor será um idoso.

Cães para pessoas idosas
Foto: Freepik

Primeiro passo

Antes de tudo é necessário conversar a respeito, se você é o idoso querendo um cãozinho converse com um filho, neto ou amigo próximo para saber se no caso de você precisar essa pessoa irá poder te ajudar com o cãozinho.

Se você quer dar um cão a um idoso então precisa conversar com ele e saber antes de tudo se ele pode e quer ter um amigo peludinho, esteja disposto a ajudar se ele precisar. Outro ponto necessário a ser tocado é se a saúde da pessoa idosa permite que ele conviva e cuide de um cão.

Cães para pessoas idosas
Foto: Freepik

Cães grandes ou pequenos para idosos?

Levando em consideração que idosos são frágeis, cães grandes ou de raças que precisem de muita atividade podem ser um problema, afinal um cão grande mesmo sendo um animal calmo, se não treinado pode querer demonstrar carinho pulando no dono e isso pode causar um acidente ou o idoso pode não aguentar o ritmo dos passeios do cãozinho.

Cães menores podem ser melhores para idosos devido ao fato de serem mais fáceis de transportar e podem ser mais fáceis de lidar para um idoso do que um cão de porte médio ou grande. Afinal, em alguns casos cães de grande porte podem ser difíceis de lidar até para pessoas jovens e fortes.

Aproveite para conferir nosso artigo Mudanças comuns nos cães idosos

lambe
Foto: Freepik

Filhotes ou adultos?

Por mais que filhotinhos sejam fofos e adoráveis, precisam de treinamento, pulso firme, muitos cuidados e adestramento. Optar por um cão adulto pode ser a melhor solução, um cão adulto e castrado será mais tranquilo e nesses casos ainda existe a possibilidade de conseguir adquirir um cão já adestrado.

Optando por um cão adulto o idoso ainda está realizando uma grande ação e abrigando um cãozinho que infelizmente já foi rejeitado ou que perdeu o tutor anterior, e pode criar um novo laço especial com seu novo dono, afinal os dois precisam de carinho e companhia.

tv
Foto: Freepik

Quais as raças mais indicadas para pessoas idosas?

Shih Tzu, Pug e Cavalier King Charles Spaniel são as raças mais indicadas para pessoas idosas. Isso por que são animais de pequeno porte, calmos e carinhosos, não tem necessidades de atividades em grande quantidade e frequência, sendo o suficiente uma caminhada tranquila por dia, esses cães também latem pouco.

Cães idosos precisam tomar remédios e de cuidados, mas uma pessoa idosa pode gerenciar essas situações com mais tranquilidade no caso de cães de pequeno porte. Os Shih Tzus e Cavalieres são cães de pelo longo e precisam de banhos quinzenais que podem ser dados na pet shop se o idoso preferir, mas também podem ser dados em casa com facilidade, essas raças também precisam de escovação dos pelos de dois em dois dias e gostam de ficar no colo dos tutores, o que pode se tornar uma atividade prazerosa para o cão e o seu tutor.

carro
Foto: Freepik

Aproveite para conferir nosso artigo Saiba como evitar ou lidar com a obesidade canina

Pugs precisam de cuidados especiais por terem o focinho achatado e por isso tem dificuldades respiratórias, eles normalmente roncam devido o fato do nariz ser bem apertado e são cães com tendência a obesidade, precisando ter bastante atenção a alimentação. São cães extremamente fiéis e que gostam de estar perto do dono e por isso uma ótima companhia.

Os cães podem ajudar os idosos

Claro que em uma situação que a pessoa idosa tem condições de cuidar do cão, para que nenhum problema venha a acontecer, um cão é sempre sinônimo de amor e carinho, esses peludinhos fazem muito bem, principalmente quando possuem tutores responsáveis.

piso
Foto: Freepik

Para um idoso ter um cão pode ajudar a combater solidão, tristeza e outros problemas que podem surgir, já foi comprovado que o contato com cães ajuda a tratar depressão e Alzheimer. Cães e pessoas idosas podem dar e receber amor e carinho incondicionalmente e fazer muito bem um ao outro.

Separei mais esses conteúdos para você:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *