cão está se exercitando

Os são animais muito enérgicos, e muitos tutores não sabem se o cão está se exercitando corretamente. Isso por que eles acreditam que estão fazendo o suficiente, mas muitas vezes percebem que o cão ainda não está totalmente feliz ou equilibrado.

Nesse artigo você aprende mais sobre como saber se seu cão está se exercitando corretamente. É claro que os cães dependem dos seus tutores, então se tem algo errado foi por que você acabou deixando passar. Mas fique tranquilo, isso é normal e sempre tem como resolver.

Sinais de pouco exercício

cão triste

Se o cão está se exercitando corretamente ele fica mais tranquilo, mas cães que não estão se exercitando corretamente dão sinais desse problema. Os cães são animais que precisam de muitos exercícios, devido aos altos níveis de energia.

Abaixo você confere alguns sinais de que o seu cão não está se exercitando o suficiente:

  • Destruição

Cães que destroem e roem em exagero estão entediados. E o tédio é reflexo da falta de atividades. Então eles encontram coisas para se distrair, geralmente algo que não queremos que eles façam.

cão desobediente

  • Correr demais

O cão ficar correndo pela casa, pelo quintal, pulando subindo e descendo do sofá. Ou até mesmo pulando em você, são sinais de tédio. E tédio significa falta de atividade física.

  • Latir em excesso

O cãozinho que fica latindo como louco para qualquer coisa, seja para você, objetos ou barulhos na rua, também indica que ele está entediado.

  • Comportamentos obsessivos

Ficar obcecado com um objeto, e não larga-lo. Não deixar que outras pessoas ou animais da casa vão à algum lugar ou peguem alguma coisa. Isso não é nada saudável e pode indicar falta de exercícios para gastar energia.

  • Tristeza

Apatia também pode significar que o cão não está se exercitando o suficiente. Se você sai com ele de casa raramente, ou passeia por pouquíssimo tempo, ele pode começar a ficar triste.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como socializar cães adultos a outros cães

Como saber qual o melhor tipo de exercício

cães brancos correndo

Cães braquicefálicos precisam de maiores cuidados e tem mais restrições. Mas peludos de focinho longo no geral tem as mesmas necessidades. Ao menos um passeio diário de pelo menos 40 minutos.

Mas outros fatores interferem na situação. Cães idosos podem precisar de passeios menores e mais calmos. Cães jovens de raças com mais energia podem adorar corridas. Alguns cães gostam de atividades com agility e outros podem se dar melhor com exercícios de tração.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como gastar a energia de cães agitados

Se você tem um cão de raça deve procurar saber especificamente como lidar com a raça dele. Mas passeios e muitas brincadeiras em casa já são ótimos para qualquer cão. É legal proporcionar novos brinquedos e alternar as brincadeiras para ele ficar menos entediado.

Horários

idade certa para castrar

Chão quente não é bom para cães. E sol não é legal para cães brancos, assim como sol da tarde não é o ideal para nenhum cão. Invista em passeios e idas ao parque pela manhã até às 10h. Ou no fim de tarde e a noite.

Os cães mais agitados podem passear nos dois horários. Se seu cão é mais idoso ou mais calmo e com pouca energia, então vale a pena escolher apenas um horário. Cada cão está se exercitando corretamente quando o dono proporciona algo para o perfil dele.

Aproveite para conferir também nosso artigo sobre cuidados especiais com cães de focinho achatado

Quanto tempo deve durar a atividade

cão descansando

Isso vai depender do seu cão e da quantidade de energia que ele tem. No geral os cães já ficam bem com passeios diários de 40 minutos e brincadeiras em casa ao longo do dia. Se você deixa ele sozinho deixe brinquedos para ele interagir.

Aproveite para conferir também nosso artigo sobre dicas fáceis para exercitar o cão dentro de casa

Cães mais tranquilos podem até passear por menos tempo desde que tenham atividades e distração em casa. É legal você prestar atenção se ele é um cão calmo ou se está triste.

Os cães devem sair todos os dias, se você tem pouco tempo e deseja encurtar o passeio para 15 minutos. Tente passear novamente a noite por mais 15 minutos. E crie distrações ao longo do dia. Com brinquedos, brincadeiras e coisas para ele fazer.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here