Antes de adquirir um cãozinho é preciso pensar em muitas coisas, é preciso saber qual o porte do cão, afinal é necessário ter muito espaço em casa para cães grandes, se o cão é ativo ou não, para que a energia do seu cão possa se ajustar a sua e assim a rotina seja prazerosa para os dois.
É necessário pensar no custo mensal que o cão trará e se você pode arcar com todos esses custos, de ração, consultas, medicamentos e outros cuidados que os cãezinhos precisam. Além de estar disposto a dar muito amor e carinho.
Mas depois que tudo isso é decidido vem a dúvida. Qual a melhor forma de adquirir meu cão? Neste artigo vamos explicar quais as formas de adquirir um cão e indicar as melhores formas de agir.
Adoção
A adoção é um dos gestos mais bonitos que podem ser realizados. É muito raro encontrar cães de raça para a adoção, principalmente filhotes. Mas é possível encontrar cães de raça adultos que sofreram maus tratos e procuram um tutor, ou um tutor que por algum motivo não pode mais ficar com seu cãozinho e o está entregando para adoção.
Ainda assim a maioria dos cães para adoção são SRD (Sem Raça Definida), filhotes e adultos que buscam um lar. É possível encontrar adoráveis vira-latas em Ongs e até mesmo na rua, nesses casos é necessário submeter o cãozinho a uma consulta veterinária e exames para verificar o estado de saúde do peludo e poder tratar um eventual problema do qual ele possa estar sofrendo.
Aproveite para conferir nosso artigo Mitos e Verdades sobre cães vira-latas
Busca de Canis pela Net Internet
A Net Internet está cheia de conteúdo e informação, para encontrar canis sérios que fazem um trabalho com respeito e amor aos cães, basta ter escolhido a raça que deseja, saber sobre a raça e estar certo de sua decisão, então procure na internet canis responsáveis, procure saber por onde andam os cães comprados nesses canis, como funciona o canil e se possível visite o local.
Encontrando criadores sérios que amam animais, você não incentiva a reprodução feita sem nenhum cuidado que é realizada por algumas pessoas. Esses criadores responsáveis podem ainda ser uma ótima fonte de informação sobre a raça, pois estão familiarizados com o temperamento e necessidades das raças que criam e podem esclarecer várias dúvidas.
Compra em pet shops e de criadores de casa
Não se incentiva a compra em locais como petshops, nem de criadores de casa, isso porque não se sabe de onde esses cães vieram, nem como seus pais foram tratados para que eles nascessem.
Nesses casos, muitas vezes o cãozinho é desmamado antes do recomendado, o que pode trazer problemas de saúde e comportamento para o cão. Todo cãozinho, vindo de qualquer lugar, merece encontrar uma família.
Mas não se sabe como esses cães foram tratados e em quais condições estavam sendo mantidos, e por isso é preciso evitar que esses lugares recebam o que os motiva a realizar essas práticas: dinheiro.
Aproveite para conferir nosso artigo Como escolher o cão de porte certo para cada tutor
Feiras de cães
Se você passou por uma feira onde está sendo realizada venda de cães e você não faz a menor ideia de onde esses cães vieram, e quem os vende alega que eles são de pedigree e vieram de criadores responsáveis, mas não podem provar. Não compre.
Esses locais provavelmente são feiras clandestinas, desconfie de valores abaixo do custo normal de um cão da raça. Muitos desses cães vem de criadores irresponsáveis e lugares assustadores, enquanto outros são roubados de suas famílias, para gerar lucro para essas pessoas. Não encoraje, nem alimente as vendas ilegais e irresponsáveis de cães.
Feiras de animais geralmente são organizadas para adoções, criadores responsáveis realizam vendas responsáveis e podem provar que seus canis são adequados e proporcionam os melhores cuidados com seus cães.