Ensinar um cão como ele deve se comportar é como educar uma criança: exige muita paciência e persistência. Você não vai querer que o seu cão cresça desobediente, rasgando as almofadas do sofá e pulando nas visitas não é mesmo? Quando o adestramento do cão começa desde de bebezinho, a tarefa continua sendo muito cansativa, mas, ainda assim, é mais fácil do que tentar adestrar um cão já crescido.adote

Nem todo mundo tem grana suficiente para pagar um local especializado e com bons profissionais que adestram cães ou até mesmo, isso nem exista em algumas cidades. Então, o único jeito, é conseguir, pelo menos, uma boa estratégia para dar alguns comandos básicos para o cachorro dentro de casa mesmo.

Tudo depende de você

O comportamento dos cães, muitas vezes, refletem o do dono. O cérebro deles trabalham por mecanismo de recompensa, ou seja, se eles fizeram algo de errado devem ser repreendidos ou nunca se darão conta de que aquilo não pode ser feito. Percebeu uma leve semelhança? Normalmente, quando o cachorro faz alguma besteira ou é por diversão ou para chamar a sua atenção.gravida

Por exemplo, se ele faz algo apenas por diversão, uma bela bronca resolve o problema, pois, ele vai associar aquele comportamento a uma coisa ruim e não fará mais. Se for apenas para chamar atenção, então a estratégia aqui é oferecer o completo silêncio e indiferença. Pode doer bastante tratar o seu amigo dessa forma, mas lembre-se que educar é mais importante do que fazer todas as vontades dele.

Quando ele pula nas visitascasal

Esse é um comportamento muito comum em cães e muitas pessoas deixam de receber visitas em casa por causa disso, principalmente se o cachorro for de grande porte. Para evitar constrangimentos, peça para a visita que não dê atenção ao pet e vire as costas para ele. Assim, o cão vai perceber que não está agradando nem um pouco e vai parar de agir assim.

A hora do passeio

A situação aqui pode começar cômica, mas não há nada de engraçado nisso. Não é você quem leva o cão para passear e sim, ele que leva você. Os cães possuem por natureza própria uma organização em matilha na qual há um líder. Nesse caso, quem tem que ser o líder é você e assim que ele passar a sua frente, pare a caminhada e espere que o cão retorne para o seu lado. Só a partir daí é que vocês podem continuar o passeio.enforcador

Normalmente, cães que não saem com muita frequência e que ficam ociosos o dia inteiro apresentam esse comportamento de maneira mais frequente. Uma dica para que ele não fique puxando a guia durante o passeio é sair com ele mais vezes. Se isso não der certo, brinque um pouco com ele antes de sair, assim ele vai gastar uma parte da energia e vai se cansar mais rápido, parando de puxar a guia.

Tem gente comendo o que não deve

Você estava lá na cozinha tranquilo, sentado na mesa, prestes a comer um lanche que acabou de preparar. Nesse momento alguém toca a sirene e você precisa sair para atender, mas quando volta, o seu sanduba desapareceu como num passe de mágica. É claro que sabemos muito bem onde ele foi parar e só dar uma bronca não basta.Como adestrar o cachorro em casa

Arme uma boa arapuca para ele de maneira que leve um baita susto quando for roubar a comida alheia. A maioria dos cães não gostam de muito barulho, afinal de contas, eles possuem uma audição extremamente sensível. Faça com que algo de metal caia junto com a comida na hora que ele puxar. Mas, cuidado! Nada feito de vidro ou objetos pontiagudos.

E se ele não voltar?líder do seu cão

Alguns donos ficam muito receosos quando soltam os seus cães na hora do passeio, pois, o risco deles não voltarem é grande. Quando os cães ouvem os donos chamando eles associam isso a ideia de voltar para casa, coisa que eles nunca querem. Pois bem, durante o passeio chame o cão várias vezes dando petiscos, carinho ou algo que faça ele sempre voltar para você. Assim, quando for realmente a hora de ir embora ele irá atender rapidamente.

E tem mais…

Educar o cão é uma tarefa difícil e que exige muita responsabilidade. Pode ser bem difícil e custar muito do seu tempo e paciência mas, tenha a certeza de que você será muito bem recompensado quando começar a colher os frutos desse esforço. Continuando a parte 1 do artigo anterior, vamos voltar a outras pequenas lições de como é a melhor forma de ensinar ao seu cão comandos básicos.

Fazendo as necessidades em lugares imprópriosPit Bull

Qual dono de cachorro não já passou pela raiva de pisar no cocô do seu cão que estava num lugar completamente diferente do normal? Quando isso acontecer o cão deve ser repreendido na mesma hora, nada de ficar com preguiça e deixar para depois. Se você der a bronca num momento diferente ao do comportamento inadequado, o seu pet não vai conseguir associar a bronca ao cocô ou xixi fora do lugar e o seu estresse não vai valer de nada.

Seu jardim começa a virar um campo minadoPastor Alemão

Cachorros gostam de cavar, é instinto e não há como mudar isso. Mas, é possível amenizar o problema, especialmente, se o seu cão só cava naqueles lugares que ele menos pode, como por exemplo, pertinho da sua roseira magnífica. A primeira coisa a se fazer é reclamar com ele na hora em que ele está cavando. Normalmente, os cães cavam por estarem ociosos e precisam descontar a energia em alguma coisa. Brinque mais com ele e tenha uma rotina de passeios frequentes.

Cães que sobem no sofáMaltês

Muitos donos não se incomodam nem um pouco com esse tipo de comportamento e até preferem que os seus cães subam na cama ou no sofá a hora que quiserem. Mas, isso não é o mais adequado. O correto é que o seu cão só suba nos móveis quando for chamado e quando ele fizer isso sem um convite diga um não de forma segura na mesma hora. Se quiser que ele suba dê dois tapinhas no sofá e faça carinho nele.

O cão não se dá bem com outros petsComo adestrar o cachorro em casa

Isso pode ser um grande problema, especialmente na hora dos passeios, pode gerar um grande caos. Muitos cães não se dão com outros, que são estranhos ao dia dia deles e por isso acabam tendo um comportamento agressivo. Desde filhote você deve providenciar que ele interaja com outros animais e se socialize o máximo possível com eles. Se o seu cão já for adulto e ficar procurando confusão repreenda-o e prenda-o na coleira num lugar onde ele fique apenas observando a diversão.

Uma máquina de destruir objetosComo adestrar o cachorro em casa

Você não pode vacilar porque se deixar um par de sapatos dando bobeira, já era! Adeus sapatos. Antes de brigar com o seu cão observe se ele passou muito tempo sozinho e estava apenas querendo chamar sua atenção ou brincar para se divertir um pouco. Na maioria dos casos, os cães que gostam de destruir coisas só precisam mesmo de mais atenção e você terá que reservar um tempo do seu dia para brincar e passear com ele.

Ele quer ir com você para todos os lugaresComo adestrar o cachorro em casa

Infelizmente não podemos levar o nosso amigo sempre que vamos fazer algo na rua. Isso nos corta o coração, mas deve ser feito. Existem alguns gatilhos como balançar as chaves ou pegar a bolsa que já dão a entender para o cão que você vai sair de casa. Uma forma de passar despercebido na hora de sair é fazer todos os movimentos típicos de quando você está prestes a sair de casa, mas acaba voltando para o sofá. Isso vai fazer com que o cachorro não consiga perceber o momento exato da sua saída.

Separei mais esses conteúdos para você:

1 COMENTÁRIO

  1. Obrigado pelo auspicioso writeup. Na verdade era um divertimento conta.
    Olha avançou para mais adicionado agradável de você!
    A propósito como poderia nos comunicamos?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here