Quem está à procura de um pet acaba se dirigindo aos pet shops e feiras de animais para adquirir um filhote. Sem dúvidas, os preços são muito mais acessíveis do que em um canil, mas isso não é porque os organizadores de feiras e donos de pet shops são pessoas boas e generosas.
Esse preço inferior muitas vezes se deve ao fato de que os animais não são tratados com todos os procedimentos regulares. Assim, comprando animais em locais como esses, você estará incentivando esse tipo de comportamento dos responsáveis e apoiando o tratamento irregular para os pets.
Liberdades dos animais
Cinco liberdades básicas para os animais foram estabelecidas pelo Farm Animal Welfare que são as seguintes: liberdade psicológica, liberdade comportamental, liberdade fisiológica, liberdade sanitária e liberdade ambiental. Todos eles devem ser rigorosamente respeitadas em qualquer lugar que os animais estiverem.
Normalmente, ou seja, não é algo generalizado, mas a maioria das lojas onde são vendidos animais, não atende a nenhum desses pré-requisitos básicos que são exigidos para o bem-estar do pet. Com o intuito de ganhar dinheiro, muitos filhotes são separados das mães muito cedo e são colocados dentro de gaiolas pequenas com muitos outros. Tornando o ambiente com um mínimo de espaço.
O que pode acontecer com cães que ficam expostos?
Imagine colocar um filhote que acabou de ser separado da mãe e dos irmãos em contato com várias pessoas ao mesmo tempo. Isso gera um grande nível de estresse o que pode trazer danos ao desenvolvimento comportamental do animal. São muitas pessoas pegando neles, fazendo carinho, crianças batendo nos vidros das vitrines. Isso pode causar danos irreparáveis aos animais.
Não incentive as “Fábricas de Animais”
Esse foi o nome dado para locais com criadores irresponsáveis e mercenários. Eles não possuem nenhum tipo de conhecimento sobre o histórico do animal ou sobre como realizar cruzamentos seguros. Muitas vezes, acabam cruzando animais saudáveis com outros geneticamente doentes só para fazer dinheiro com a venda dos filhotes.
Outro problema nesse tipo de “empresa” é usar uma lógica irracional: quanto mais filhotes, mais dinheiro se ganha. Então, eles escolhem algumas fêmeas para servirem de reprodutoras e não respeitam o intervalo entre uma gestação e outra. Isso causa sérias doenças nas fêmeas e um grande sofrimento físico e mental nesses animais.
Como identificar criadores sérios?
Nenhum criador que age de maneira correta deslocam filhotes sem ter dado toda a vacinação necessária e de ter providenciado todos os cuidados com a saúde deles. Além do mais, quando você vai até eles para comprar um animal, uma entrevista é realizada para avaliar se você terá condições suficientes de cuidar do animal.
Se por acaso você não tenha interesse em comprar um pet de uma raça específica, a melhor opção é adotar. É um ato de cidadania e amor. Você pode dar um lar cheio de carinho para um animal que já foi muito maltratado e merece ter uma vida digna.