As principais profissões para cães

Os cães não são só os melhores amigos do homem, os nossos amados peludinhos também desempenham funções incríveis, em sua maioria protegendo a vida humana e sempre em parceria com os humanos.

Veja nesses artigo algumas das profissões principais que os cães desempenham e que ajudam muito o ser humano a desenvolver seu trabalho e toda a sociedade a funcionar da melhor forma possível.

Foto: Freepik

Cães de resgate

Sempre que um desastre acontece os cães de resgate aparecem no noticiário, esses cães policiais são treinados para encontrar pessoas em escombros, eles conseguem sentir o cheiro das pessoas em meio a toda aquela poeira e destruição e ajudam os bombeiros e socorristas a encontrar as pessoas muito mais rápido, salvando assim muitas vidas.

Cães de resgate também ajudam a encontrar pessoas desaparecidas e sequestradas. Como? Quando a polícia vai investigar um pista de um local onde a pessoa pode estar ou ter passado, o cão consegue detectar pelo odor se a pessoa esteve ali ou se está presa em algum lugar que a polícia demoraria mais para averiguar e encontrar.

Aproveite para conferir nosso artigo Como solucionar o problema da enorme população de cães de rua?

york
Foto: Freepik

Farejadores de bombas e drogas

Os cães farejadores de bombas e drogas são treinados desde filhotinhos para encontrar esses objetos, no caso de bombas o cão geralmente é ensinado a latir em direção a ela de uma certa distância, é quando o profissional humano que desarma bombas entra em ação.

No caso de drogas o cão geralmente é ensinado a sentar ao lado ou se deitar indicando o local onde a droga está. Eles costumam trabalhar bastante em aeroportos para ajudar a polícia a descobrir mulas ou traficantes.

focinho
Foto: Freepik

Confira também nosso artigo Coisas que os cães podem pressentir e você não imaginava

Pastor

Talvez a profissão mais antiga dos cãezinhos, quando o humano começou a domesticar os cães lá no passado, quando eles ainda se pareciam muito com os lobos, esses animais ajudavam o ser humano em caçadas, como muitas raças fazem até hoje, mas que é uma prática perigosa e desencorajada.

Enquanto os cães pastores continuam realizando essa atividade por todo mundo, os cães pastores cuidam do rebanho, o protegem de predadores, e os levam para pastar e de volta para o seu lugar, reunindo-o e não perdendo ninguém.

dog walker
Foto: Freepik

Pastor Alemão, Pastor Belga e Border Collie são as raças mais comuns de cães pastores, são animais cheios de energia que precisam morar em locais ondem possam correr e se exercitar ou ficam estressados.

Cães cuidadores

Os labradores costumam ser os principais cães associados a essas profissões, principalmente quando falamos em cães-guia. Mas muitas outras raças e também Sem Raça Definida realizam tarefas de cães cuidadores.

Dependo do treinamento que o cão recebe, ele pode realizar outras atividades de cães cuidadores, como cães ensinados a avisar a seus donos epiléticos quando uma crise está para acontecer. Ou fazer companhias para idosos e treinados para pedir socorro em momentos de necessidade.

São Bernardo
Foto: Freepik

Cães Salva-Vidas

Muitos cães amam água, dependendo do tamanho e força, conseguem carregar uma pessoa para fora do mar em poucos minutos. Não é difícil para eles, com ajuda do treinamento correto, identificarem quem precisa de ajuda e ir salvar a pessoa.

Esses cães usam um colete salva vidas que facilita que a pessoa que está se afogando consiga se agarrar a ele, eles também conseguem pegar a pessoa com a boa e sem machucar para leva-la a faixa de areia, caso ela já esteja desacordada. São anjinhos salvando vidas na água.

job
Foto: Freepik

Aproveite para conferir nosso artigo Conheça histórias de cães heróis

Cães terapeutas

Os cães terapeutas também são muito conhecidos, e embora muita gente ache que só Labradores realizam esses trabalhos, estão muito enganados. Alguns cães, independente de raça, tem um dom nato para dar apoio a quem precisa.

Eles são treinados e recebem liberação para entrar em hospitais e dar apoio e carinho a crianças e adultos com doenças graves ou não, já foi comprovado que a presença desses cães melhora a auto estima e alegria dos pacientes e é uma ótima ajuda para a melhoria do quadro geral de saúde.

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here