Apesar de ter um pequeno porte, esse cão tem energia para dar e vender. Se você é uma pessoa que não gosta muito de caminhadas diárias e brincadeiras ao ar livre, então melhor procurar outra raça. O Jack Russel Terrier precisa, não só de corridas e caminhadas, mas também de brincadeiras que consigam entretê-lo e que agucem a sua inteligência.

Informações sobre o Jack Russel Terrier

  • País de origem: Grã-Bretanha
  • Função de origem: caça
  • Expectativa de vida: entre 13 e 15 anos
  • Altura: varia de 23 a 30 cm
  • Peso: de 4 a 7 kg
  • Temperamento: inteligente e leal, mas pode ser teimoso
  • Amizade com crianças: boa, se maiores
  • Amizade com outros animais: muito baixa
  • Cães para apartamento: não
  • Agressividade: baixa
  • Preço do Jack Russell Terrier: R$ 1.800 até R$ 3.000

Jack Russell Terrier

História

O Jack Russell, também conhecido como Parson Russell Terrier é uma raça que teve sua origem na Inglaterra no ano de 1800. O homem que deu origem a esse cão foi o reverendo Jonh Russel que resolveu cruzar a sua beagle com outras raças como o, já extinto, Old English White Terrier ou o Terrier Preto e Dourado. Ele foi criado com o objetivo de ser um excelente caçador de lebres e raposas e que pudesse correr tanto quanto os Foxhounds do reverendo. O Jack Russell Terrier possuía os requisitos para tanto, pois possui alta resistência, é muito inteligente e ágil. Apesar de já ter participado de filmes muito famosos como Sr. Cupido, Água Para Elefantes, O Máscara e O Artista, essa raça não é muito popular no Brasil.

Jack Russell Terrier

Características do Jack Russel Terrier

Os pelos do Parson Russell Terrier podem ser lisos, quebrados ou ásperos e ainda há variações no comprimento, sendo médios ou longos. A coloração é predominantemente branca, mas encontra-se manchas pretas, castanhas e marrons misturadas no pelo. Ele é um cão de pequeno porte, com um nível de energia altíssimo, é muito ágil e não se cansa fácil. Podem pesar até 7 kg e crescem, no máximo, até 30 cm de altura.

Temperamento

Essa raça foi criada com a finalidade de caçar, assim, precisam correr grandes distâncias e precisam de uma finalidade para isso. Fazer apenas exercícios não é o bastante para esse cão. É preciso ter criatividade e saber entretê-lo com inteligência durante as brincadeiras. Ou seja, se você faz mais o tipo preguiçoso e seu passatempo preferido é ficar sentado no sofá em frente a TV, melhor escolher outra raça.

Jack Russell Terrier

Apesar do seu pequeno tamanho ele pode dar trabalho em dobro para o seu dono, especialmente se este tem um cachorro de estimação pela primeira vez. O Parson Russell Terrier precisa de alguém que tenha um pulso bastante firme e que, se possível, também saiba um pouco como adestrar o seu cão desde pequeno. Ele tem uma personalidade muito marcante e espera que o seu dono lhe dê atenção o máximo de tempo possível. Se, por acaso, se sentir deixado de lado, ele não vai sentar num lugar triste e sim, procurar o que fazer e mexer em todos os seus objetos pessoais, podendo até mesmo, estragar os móveis da casa. Portanto, nada de ter um coração mole nesses momentos. Outras dicas:

  • Nunca o deixe sem supervisão ou ele pode simplesmente desaparecer das suas vistas num piscar de olhos;
  • Se você tem um gramado na casa, prepare-se para ter alguns buracos nele porque o Russel adora cavar, mas isso pode ser minimizado com o treinamento adequado;
  • Antes das visitas entrarem na casa avise-as de que o seu cão costuma pular em cima delas, mas é apenas uma demonstração de felicidade que ele sente por recebê-las em casa;

Jack Russell Terrier

Apesar de ser travesso, ele é muito carinho e extremamente fiel a sua família, sempre querendo protegê-la de tudo e de todos. Ele se bem com crianças que entendam que um cão não é um brinquedo, portanto, se você tem filhos pequenos em casa, antes de adquirir um Jack Russell, você precisa ensiná-las a respeitar os animais e mostrar-lhes que eles são seres vivos e podem se machucar em determinadas brincadeiras. Ou você faz isso ou na primeira puxada de rabo ou de orelha que houver, o cachorro pode ficar bravo e se tornar agressivo.

Eles não costumam se dar bem com outros cães ou com outros animais e gostam de causar encrenca até mesmo com os cães maiores, por isso, é sempre bom ficar de olho para que ele não se meta em confusão. Deixá-los sozinhos com animais menores por perto pode ativar o seu instinto de caçador e o Jack Russell Terrier vai correr atrás da sua presa por muito tempo, já que não se cansa fácil. Para que isso não aconteça, o ideal é que ele esteja sempre na companhia de outros animais desde muito pequeno.

Jack Russell Terrier

Saúde e cuidados com o Jack Russel Terrier

O Jack Russell Terrier não é o tipo de cão que precisa estar frequentemente no veterinário e ele é bastante conhecido por sua saúde e elevada expectativa de vida. Mas, é importante fazer exames regulares, principalmente porque existem algumas patologias como Doença de V Williebrand (dificuldade de coagulação, que pode resultar numa hemorragia por um simples corte), epilepsia, dermatites e eczemas, surdez e problemas oculares que são muito comuns nessa raça.

Jack Russell Terrier

Ele exige alguns cuidados como todos os cães, mas nada muito complicado. Deve haver uma escovação regular de, pelo menos, 3 vezes por semana para controlar a queda de pelos. A raça de pelo macio é a que mais sofre com isso e pode ser escovada mais vezes por semana. Quantos aos banhos, essa questão pode ser muito relativa. O Jack Russell Terrier tem predisposição para dermatites e, sendo assim, muitos banhos não é o mais indicado. Mas, ele tem energia de sobra e adora correr e brincar o tempo todo, portanto, acaba se sujando bastante. Ainda assim, o recomendado é dar apenas 2 banhos por mês, pois a escovação já ajuda a retirar parte da sujeira.

2 COMENTÁRIOS

  1. Oi,
    tenho um Jack Russel comprado na Inglaterra, ele esta agora com 1 ano e 5 meses estou a procura de uma fêmea para cruzamento.
    por favor se alguém tiver interesse me procura pelo o email.
    somos de Salvador.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here