Início Raças de Cachorros

Cão mais velho do mundo – Você sabe quem é?

Você sabe quem é o cão mais velho do mundo? Sabe com quantos anos ele morreu e onde ele vivia?

Oficialmente, o cão mais velho do mundo é o Bluey. Ele era um cachorro australiano e faleceu quando tinha 29 anos e 5 meses de vida.

No entanto, há uma cadela que supostamente “tomou” esse título de Bluey. Isso porque ela teria vivido até seus 30 anos de idade. Infelizmente, seu tutor não possuía a documentação necessária para comprovar isso. Por isso, ela não é oficialmente considerada a cadela mais velha do mundo.

Conheça aqui um pouco mais de Maggie, essa cadela que viveu até seus 30 anos. Boa leitura!

O cão mais velho do mundo

Foto de Maggie, cão mais velho do mundo, deitada no chão
Foto de Maggie, cão mais velho do mundo, deitada no chão – Crédito da foto: Acervo pessoal

Maggie era uma cadela da raça kelpie australiano. Ela morreu no dia 17 de abril do ano de 2016.

Mesmo sem ter o título de cão mais velho do mundo, a Maggie faleceu com 30 anos na fazenda onde vivia com seu tutor. Ela nasceu e viveu toda sua vida no estado de Victoria, na Austrália.

Maggie nunca foi oficializada como a cadela mais velha do mundo porque seu tutor perdeu seus documentos quando ela ainda era filhote. Por esse motivo, ele não conseguia comprovar sua idade. Ainda assim, ela é não-oficialmente considerada a cadela mais velha do mundo, sim.

Brian McLaren era seu tutor, e ele contou em entrevista ao “Weekly Time” que sua morte foi “bastante repentina”. Nas suas próprias palavras “Ela estava bem uma semana antes da morte. Ela caminhava do curral até a sede, rosnava para os gatos e fazia tudo isso que era seu costume”. Brian finaliza dizendo que ela “foi ladeira abaixo em apenas dois dias”.

O fazendeiro australiano e tutor de Maggie falou sobre sua tristeza ao perder sua companheira de 3 décadas. Apesar de sua tristeza, ele também conta que se sentiu “agradecido por ela ter ido embora de uma forma tão tranquila”. Isso porque a cadela não sofreu e porque ela faleceu na cama de Brian, enquanto dormia.

Mais sobre Maggie

Brian McLaren conta que pegou Maggie quando ela ainda era uma filhote. O fazendeiro se lembra que ela tinha apenas 8 semanas de vida, e que ele a pegou para seu filho Liam. Na época, Liam tinha somente 4 anos de idade e já amava cães. E foi assim que Maggie entrou na sua família (e na sua vida), recorda o Brian.

Maggie começou a ganhar atenção da imprensa e fama na Austrália no ano de 2015, ano anterior ao seu falecimento. Essa atenção começou a acontecer justamente pela sua idade avançada. Neste momento, ela começou a ser localmente apontada como a cadela mais velha do mundo.

Apesar da movimentação da imprensa e do desejo dos moradores da região, ela nunca ganhou o título oficial de cão mais velho do mundo. Isso porque Brian havia perdido seus documentos quando ela ainda era novinha. Então, não havia como comprovar sua idade verdadeira.

Famosa já no final de sua vida por sua longevidade, Maggie era muito apreciada por toda a comunidade local. Entre muitas outras razões, ela era tão querida pelas suas exímias qualidades na função de pastoreio.

Bastante idosa, a idade de 30 anos caninos corresponde (mais ou menos) a cerca de 200 anos humanos. Ela era uma senhorinha quando descansou e não acordou mais.

E quem é oficialmente o cão mais velho do mundo?

Cão de gado australiano em competição
Cão de gado australiano pulando em competição – Crédito da foto: Freepik

Bem, se Maggie não recebeu o título, isso quer dizer que ele ainda pertence a alguém, certo? Sim.

Bluey era um cão pastor de gado, da raça boiadeiro australiano. Assim como Maggie, Bluey também viveu no estado de Victoria, na Austrália. No entanto, ele vivia no distrito de Rochester.

Bluey nasceu em 1910 e faleceu em 1939. Quando morreu, Bluey tinha 29 anos, 5 meses e 7 dias de vida. Até hoje, ele é considerado oficialmente o cão mais velho do mundo.

Curiosidades

Caso você não tenha muita noção da longevidade dos cães, é bom explicar: Maggie e Bluey são casos tão excepcionais devido a sua comparação com a média.

Em média, os cães vivem entre 7 e 15 anos de idade. Na verdade, quando o cachorro alcança a faixa de 7-8 anos, os médicos veterinários já o consideram um “cão idoso” e incentivam que ele receba cuidados diferenciados, como o fornecimento de ração especial, por exemplo.

Na verdade, qualquer cão que alcance a linha dos 10-12 anos de vida já são considerados verdadeiros senhorzinhos, sabia?

Por isso, conhecermos cães que ultrapassaram a marca dos 15, 18, 20, 25 anos e chegaram aos incríveis 29 e 30 anos de vida é algo extraordinário. Eles eram realmente excepcionais!

Ah, e caso você tenha curiosidade de saber sobre seus “rivais” dos desenhos animados: o felino que bateu o recorde de idade foi um gato doméstico que faleceu com incríveis 34 anos de vida.

E aí, o que você achou deste conteúdo? Que tal compartilhar ele com seus amigos e apresentar a eles o cão mais velho do mundo, para eles se surpreenderem também?

Separei mais esses conteúdos para você:

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Tenha uma renda extra hospedando cachorros em sua casa :)

dica especial

Tenha uma renda extra hospedando cachorros em sua casa :)