Ninhada abandonada: Como cuidar de filhotes sem mãe

Quem ama animais vai precisar saber como cuidar de uma ninhada abandonada. Isso por que infelizmente ainda é comum que as pessoas abandonem filhotes, ou pode acontecer da cadela parir na rua e não sobreviver por uma série de fatores.

Então se você se deparar com essa situação, precisa estar ciente como levar essa situação para cuidar dos filhotinhos.  Por isso nesse artigo vamos explicar isso de forma simplificada. Mesmo não sendo uma das situações mais simples de levar.

Primeiro passo

O primeiro passo é com certeza levar os filhotinhos ao veterinário. De preferência um da sua confiança. A ninhada abandonada, que principalmente você não sabe o que passaram antes de chegar até você, precisa da avaliação do profissional.

Além de verificar se todos os filhotinhos estão bem, ele ainda vai cuidar de algum problema que algum dos filhotes possa ter. Ainda vai te dar as melhores orientações em relação aos cuidados necessários.

Aproveite para conferir também nosso artigo sobre qual a melhor idade para retirar o filhote da ninhada

Leite

Antes de tudo, leite de vaca não é o ideal. Na verdade não é recomendado, por ser muito forte para os cães, principalmente para os filhotes. Então se você resgatou uma ninhada abandonada é importante saber que vai ser necessário comprar um leite específico para cães.

Existem os de alta qualidade é lógico, mas se você não tiver tanto dinheiro pode comprar um mais acessível. Mas é importante que seja leite específico para cães. Eles são vendidos em pet shop e vem em pó, a receita para fazer o leite vem na embalagem.

Aproveite para conferir também nosso artigo sobre como lidar com filhote que ainda não foi completamente vacinado

Atenção

É importante ter bastante tempo para cuidar dos filhotes dessa ninhada abandonada. Isso por que os cães quando filhotinhos precisam de muito mais atenção, o dia inteiro. Então se você não tem muito tempo é importante pedir ajuda de alguém.

Os filhotes vão precisar receber leite várias vezes ao dia, assim como precisam que o local esteja sempre limpinho. Então se você precisar de ajuda, não tem problema, peça ajuda.

Aproveite para conferir também nosso artigo sobre o que ensinar primeiro ao seu filhote

Espaço

O espaço também é muito importante para a ninhada abandonada ficar bem e os filhotinhos serem bem cuidados. Os filhotes precisam muito de um canto quentinho. É legal usar paninhos limpos em um ambiente confortável. Como uma cesta.

Deixar os filhotinhos juntos é importante para eles se aquecerem juntos. Mas é importante não deixar o espaço deles tão quente, não deixar no sol nem nada assim. Mas evitar locais que batam vento frio.

Se possível dê preferência pelo espaço mais silencioso que você puder. Então evite deixar o “ninho” perto da porta ou da janela de onde você escuta muitas buzinas.

Também peça para as crianças não brincarem ali perto. Mesmo que seja fofo, as crianças, principalmente as menores não sabem como agir com animais, ainda mais filhotes. E podem machuca-los ou assustá-los.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here