filhote

Equilibrar a socialização e o calendário de vacinação dos filhotes acaba se tornando uma tarefa difícil, quando o tutor escuta do veterinário que não deve em hipótese alguma levar seu filhote para passear antes das primeiras vacinas serem tomadas corretamente.

Nesse artigo você entende melhor como agir e o que fazer para equilibrar esses dois fatores muito importantes, afinal a socialização é tão importante quanto a vacinação para a vida de um filhote e com certeza faz toda a diferença na rotina do cão no futuro e no seu comportamento em diversas situações.

filhote mordendo

Saúde canina

A vacinação dos filhotes vai até os 6 meses de vida e depois disso o cão toma um reforço por ano, vacinação é necessário sim, e é muito importante que você mantenha o calendário de vacinação do seu cão sempre em dia.

Mas o problema é que muitas pessoas acreditam que o filhote não pode sair nem ver nenhum outro animal e mesmo pessoas até que tenha tomado todas essas vacinas, e quando você cria essa bolha ao redor do seu cão, socialização se torna algo muito difícil.

cão no colo

Acontece que filhotes que nasceram de mães devidamente saudáveis e imunizadas, que tomaram o colostro nas primeiras 24 horas de vida, que vivem em um ambiente limpo e são bem cuidados, esses cãezinhos tem mínimas chances de se infectar até o fim da vacinação inicial, pois já tiveram seu sistema imunológico reforçado pelos cuidados principais.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre planos de saúde para cães

Esse é outro motivo pelo qual é extremamente importante procurar criadores responsáveis para adquirir seu filhote no caso de compra, é preciso conhecer os pais, ver se o calendário se vacinação foi adequado e se já foram constatados problemas de saúde de outros filhotes desse criador.

mãe e filhotes

Pois criadores clandestinos ou irresponsáveis não se importam com esses cuidados que são básicos e muito importantes, então desencoraje esse mercado e não adquira filhotes de criadores irresponsáveis.

Socialização

A socialização também é extremamente importante para a saúde dos cães, pois os cães são animais que vivem em matilha e precisam de líder e companheiros para se sentir equilibrados mentalmente.

filhote

Por isso quem impede que seu cão se socialize acaba criando problemas de saúde para o cãozinho, que pode se tornar ansioso, depressivo e até mesmo agressivo com outros cães e até pessoas.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como ser o líder do seu cão

Isso vale para qualquer raça, independente de porte e raça, o cão que não é socializado pode se tornar agressivo por medo, por estresse ou por acreditar que outro cão ou pessoa de fora da família signifique perigo. O importante é lembrar que essa situação pode ser revertida, mas se você tem um filhote o ideal é não deixar que nada disso aconteça socializando ele desde cedo.

Como agir?

filhotes de Bernese

O ideal é cumprir a risca o calendário de vacinação do filhote e que ele seja retirado da ninhada apenas aos 2 meses de idade, pois essa é idade em que ele já aprendeu muita coisa sobre socialização com a mãe e os irmãos. Além de ter ficado mais forte e imunizado tomando o leite materno até os 2 meses de vida.

Depois disso, quando o cãozinho chega à nova casa, o tutor pode optar por algumas táticas para equilibrar a socialização com cuidado para que o cãozinho não seja tão exposto até o fim das vacinas.

Existem aulas de socialização para filhotes, você pode procurar um clube ou até um hotelzinho que ofereça esse serviço, para quem não pode arcar com o custo ou não encontra o serviço na região, optar por socializar seu cãozinho com o filhote de um amigo ou até o cão adulto de outra pessoa não é uma ideia ruim, desde que o outro cão esteja muito saudável e limpo.

filhotes

Aproveite para conferir também nosso artigo sobre como acostumar seu cão ao passeio

A dica de ouro nessa hora é optar por socializar seu filhote com cães adestrados. Por quê? Porque os cães aprendem por imitação e associação, seu filhote não vai obedecer você completamente apenas por estar brincando com um cão adestrado, mas vai começar a copiar o comportamento do outro cão.

Então se o outro cão se mostra mais tranquilo com humanos, obedece quando recebe um comando e não pula excessivamente, seu cãozinho vai começar a entender os comportamentos que mais agradam, além de não estranhar outros animais na rua e diminuir as chances de algum incidente acontecer.

O ideal é socializar o filhote com a maior quantidade de cães que for possível, por isso as aulas de socialização são tão boas, mas faça o que for possível e estiver ao seu alcance sempre tomando cuidado para que o outro animal esteja saudável.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here