filhote brincando

Quando a gente é criança e nossos dentes de leite começam a cair, é aquela bagunça em casa, criança com janelinha, prender barbante pra arrancar o dente mole. Os cães também passam por essa fase e é importante saber como agir para não causar nenhum problema.

Nessa época de troca de dentição é importante ficar atento para a dentição fixa crescer correta e se for necessário levar seu cãozinho ao veterinário, pois os dentes exigem grande cuidado e atenção dos donos.

filhote brincando

Como acontece a troca de dentes dos filhotes de cachorros

A troca acontece nos filhotes entre quatro e seis meses, os filhotes possuem 28 dentes de leite, eles são finos e pontudos e costumam arranhar durante as brincadeiras de abocanhar dos pequenos.

Quando a troca se completa, o cãozinho passa a ter 42 dentes, esses são mais fortes e não arranham mais. Só que são muito mais potentes que os antigos. É bom o cãozinho já ter aprendido a parar de morder mãos durante as brincadeiras.

filhote brincando

É muito comum o cão engolir os dentes de leite, isso não vai fazer mal a ele. Também é normal a gengiva dos cães sangrar durante a troca, por conta do nascimento dos novos dentes. Não precisa ficar assustado.

Dentição dupla e escovação

Pode acontecer dos dentes fixos nascerem e os de leite não caírem, isso se chama dentição dupla. Essa é uma condição muito rara, portanto basta ficar atento ao seu cãozinho para leva-lo ao veterinário caso isso ocorra.

filhote brincando

Normalmente não é necessário nenhum processo para arrancar os dentes, mas se algum problema acontecer é bom levar o cãozinho ao veterinário para avaliar a situação. A dentição dupla é mais recorrente em cães de pequeno porte.

Leia também nosso artigo Como manter a higiene bucal do cão

Recomendasse que os tutores escovem os dentes dos cães desde os primeiros dias na casa nova, e a escovação deve continuar durante a troca, mas com muito cuidado, claro, por conta da sensibilidade do cão durante esse período.

O que devo fazer quando o filhote começar a trocar os dentes?

Na época de troca da dentição, o dono deve tomar cuidado para evitar brincadeiras que machuquem a gengiva do cãozinho. Então, nada de cabo de guerra, e se ele colocar algo na boca que não deve, você deve tirar tentando oferecer outra coisa que ele possa, ao invés de puxar, pois isso pode machucar a gengiva.

filhote brincando

Não arranque os dentes moles, deixe que caiam e fique de olho até que o período de troca tenha acabado. Os filhotes vão sentir incomodo na boca e tendem a ficar mais próximos do dono nessa época. Dê bastante carinho e conforte seu amiguinho.

Aproveite para conferir nosso artigo Alimentação natural para cães

Também é comum que os cães percam o apetite durante a época de troca dos dentes. É importante ficar atento para seu cãozinho não ficar desnutrido ou com anemia e muito suscetível a doenças mais perigosas.

filhote brincando

Se for necessário, misture um pouco de água na ração para amolecer a comida. Ou misture a ração com comidinha úmida. Por ser mais mole seu cãozinho vai conseguir comer sem sentir tanto desconforto como com a ração durinha. Evite dar bifinhos e biscoitos.

Dores, febre, mau hálito e sensibilidade na região da boca são comuns nessa época. Portanto não é necessário nenhum tratamento clínico, fique apenas atento para que seu cãozinho se alimente e no caso de dentição dupla, leve ele ao veterinário. Quando o período natural de troca acabar, tudo isso vai passar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here