Coisas que seu cão pode pressentir e você não imaginava

Coisas que seu cão pode pressentir e você não imaginava

Os cães conseguem pressentir coisas que às vezes nem imaginávamos, todo mundo sabe que eles conseguem farejar o câncer nas pessoas, mas com seus narizes poderosos e o amor incondicional deles, os cães conseguem fazer muito mais.

Coisas que seu cão pode pressentir e você não imaginava
Foto: Freepik

Muitas dessas previsões estão ligadas ao olfato e audição extremamente apurados dos cães, alguns pressentimentos também tem base na ligação afetiva que o cão estabelece com o dono, e existem até casos que não tem explicação. O fato é que os cães conseguem ou parecem conseguir prever alguns acontecimentos importantes.

Pressentir doenças e crises como convulsões

Já sabemos que cães farejam o câncer, também sabemos que conseguem pressentir alterações no corpo dos donos e pressentir uma crise de diabetes, muitos são treinados para alertar o donos. Você deve se lembrar da cadelinha JJ que pressente as crises de mastocitose da sua dona Kaelyn Krawczyk de apenas 7 anos. E costuma salvar a vida da menina sempre que uma crise está para acontecer.

Leia também nosso artigo Conheça histórias de cães heróis

Coisas que seu cão pode pressentir e você não imaginava
Foto: Freepik

Mas cães também pressentem convulsões, não se sabe exatamente como, mas eles podem pressentir e muitos foram treinados para avisar os donos para que possam evitar o pior.

Parto e gravidez

Muitas mulheres contam histórias de que ao engravidarem seus cães mudaram completamente de comportamento, passaram a acompanha-las em todos os lugares possíveis, cuidar delas, cheirar e fazer carinho em suas barrigas.

Coisas que seu cão pode pressentir e você não imaginava
Foto: Freepik

Mas eles também conseguem pressentir a hora do parto, muitas mulheres afirmam que seus cães ficaram mais agitados poucos antes da hora do parto. Acredita-se que quando a mulher está para parir ela libera um cheiro que apenas os cães conseguem sentir.Também existem histórias de complicações na gravidez que foram pressentidas por cães, a cadela Keola, ficou muito agitada certo dia chorando e latindo para sua dona, Alhanna Butler estava grávida e já não se sentia bem há algumas semanas, preocupada com a agitação da cadela ela foi ao hospital e descobriu que o mal estar vinha de uma complicação da gravidez e que ela tinha os dois rins infeccionados, o alerta da cadela salvou mãe e filho.

Terremotos

Isso mesmo, não se sabe como, mas acredita-se que os cães conseguem prever os terremotos. Isso porque pouco antes de alguns terremotos acontecerem as pessoas observaram que os cães ficaram nervosos e inquietos.

Alguns sismólogos tem uma teoria de que os cães conseguem sentir a vibração da terra através das patas, outros apontam que a audição dos cães chegaria ao ponto de ouvir as placas se movendo abaixo da terra. O fato é que se você mora em área de perigo de terremotos e seu cão ficar estranho talvez seja um sinal.

No recente terremoto da Itália uma história se sobressaiu, o cão Rudy, um pastor alemão, ficou extremamente incomodado antes do desastre, a dona dele disse que ele corria pela casa agitado e ela achou estranho, mas imaginava que ele poderia ter visto um gato pela janela, pouco antes do terremoto o cão agarrou a tutora pela camisa e a levou para longe de casa, mesmo sendo um animal obediente ele não atendia quando ela mandava que parasse então o seguiu. A moça perdeu parentes e pertences, mas não a vida, graças ao seu cão.

Tempestades

Esse é outro fenômeno natural que os cães conseguem prever, a explicação é que tempestades criam uma força eletromagnética que os cães podem sentir antes que a tempestade aconteça.

Os cães também escutam os trovões de uma forma diferente de nós, por ter uma audição muito melhor eles ouvem bem mais barulho. Por isso é muito comum os cães terem medo de tempestades.

Aproveite para conferir nosso artigo Como adestrar o cachorro em casa

Cães que pressentiram a morte do seu dono

Nenhum grande estudo foi realizado a respeito, mas as histórias são muitas de cães que se apresentaram incomodados e inquietos pouco antes do falecimento de seus donos. Em 2012, um médico afirmou que um paciente faleceu de velhice no hospital e o cão dele que estava em casa já uivava uma hora antes dos parentes que estavam em casa com ele receberem o anúncio da morte do paciente, dono do cão.

Não existe uma comprovação de que isso realmente aconteça, mas sabemos que os cães se ligam de tal forma aos donos que acabam criando vínculos emocionais que ultrapassam as linhas da morte, assim animais que perdem seus donos continuam em vigília por anos aguardando o retorno do dono e inclusive entram em depressão.

Separei mais esses conteúdos para você:

One comment

  1. Meu cãozinho ficou na casa de uma vizinha pq a fêmea estava no chio eu fiquei fora o final de semana pra cuidar de uma idosa. Ele agora só fica atrás de mim os olhinhos cheio de lágrimas. Passa entre minhas pernas. Olha com olhar piedoso estou sem resposta e sem entender nada por favor pode me explicar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *