morde

Saiba como agir em caso de mordida de cachorro

morde
Foto: Freepik

A maioria dos cães são dóceis, porém existe sempre a possibilidade de um cachorro morder, mesmo sendo dócil, por sentir medo, por estar assustado, ou até mesmo acidentalmente – como é o caso de um dono que mexe em um cão dormindo e atordoado o cachorro reage a situação do sonho na vida real e acaba mordendo o tutor -, por isso é sempre necessário saber como agir em casos de mordida.

O que fazer com o cão

Em alguns casos o cachorro não quis morder por raiva ou outra coisa, ele pode ter se assustado ou outra situação. Nunca agrida o cachorro, isso não vai ajudar, se ele é seu, deixe-o em um espaço da casa que ele não tenha contato com outras pessoas no momento.

Saiba como agir em caso de mordida de cachorro
Foto: Freepik

Se o cachorro é um cão de rua então você não pode fazer nada, mas se o cão tem dono é importante estar ciente se o cachorro tomou todas as vacinas para que não exista a possibilidade dele passar alguma doença a você, informe tudo isso ao chegar no pronto socorro.

O que fazer assim que a mordida acontecer

É necessário lavar a ferida com água e sabão por pelo menos 5 minutos e no caso de sangramento deve-se comprimir o local com um pano limpo para estancar o sangramento. Esses primeiros passos podem ser feitos antes da pessoa mordida ser levada a um médico.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre porque os cães cheiram o bumbum uns dos outros

Tipos de Mordida

raiva
Foto: Freepik

Existem três tipos de mordida, a perfuração, a dilaceração e o esmagamento. Sendo as duas últimas mais graves, porém todas podem infeccionar e é por isso que em qualquer caso é necessário ir ao pronto socorro.

As mordidas mais leves que causam apenas arranhões e acontecem geralmente em brincadeiras não são tão preocupantes. Se a pessoa tem algum problema de pele ou de baixa imunidade é necessário ficar mais atento a essas situações, mas no geral essas mordidas não fazem mal.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre os cães sonharem

É necessário ir ao pronto-socorro

ataque
Foto: Freepik

Não é uma boa ideia tratar mordidas caninas em casa, justamente por poderem infeccionar e principalmente se o cachorro é desconhecido ou de rua, pois se o cão não é regularmente vacinado a pessoa mordida vai precisar tomar uma vacina antirraiva.

Recomenda-se que a pessoa mordida seja atendida e acompanhada até que o ferimento sare completamente, isso porque no caso de uma infecção se instalar na ferida pode se tornar algo muito sério, como uma infeção no osso em casos de mordidas com dilaceração e esmagamento.

 E o cão?

É recomendado observar o cão durante 10 dias após a mordida, pois se o cão adoecer a pessoa mordida também deverá ser tratada. Se o cão é seu, fique calmo, ele não é um cão ruim por ter mordido alguém, como foi explicado acima, muitos fatores podem ter levado seu cão a morder. Ainda é possível ressocializar o cão.

 

Separei mais esses conteúdos para você:

One comment

  1. Por que observar o cão por 10 dias. Afinal ele contrai alguma patologia da pessoa mordida para interação na possível doença?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *