Primeiro tenha em vista que essa decisão é inteiramente sua, vamos colocar vantagens, desvantagens e opções nesse artigo que te ajudem a decidir se você quer ou não seu cão dormindo com você na cama.
Vale a pena ler e refletir antes de tomar qualquer decisão, cães precisam saber que não são os donos da casa, ou tudo pode virar uma bagunça, mas isso não implica em coloca-lo no quintal e proibir seu cãozinho de entrar ou de subir na cama ou no sofá.
Confira também nosso artigo sobre as raças de cachorro mais bonitas.
Cães diminuem a ansiedade
Esse é um benefício para quem sofre de ansiedade ou algum outro problema emocional como síndrome do pânico e tem problemas para dormir, já foi comprovado que cães acalmam as pessoas, principalmente quando a pessoa é a dona do cão.
Aproveite para ler nosso artigo Entenda porque recepcionar o dono é tão importante para o cão
Portanto dormir com seu cãozinho pode te tranquilizar e trazer melhorias para o seu sono e o seu emocional e isso também vai deixar seu amigo feliz, já que a maioria dos cães adora dormir na cama com os donos.
Higiene
A higiene dos cães é sempre importante, principalmente quando resolvemos leva-los para a cama, cães acostumados a subir na cama ou no sofá precisam estar bem limpinhos sempre, passar banho a seco nas patas e no corpo ou lenços umedecidos sempre que seu cão voltar de um passeio é uma opção muito boa para quem quer dormir com o cão.
Confira também nosso artigo Como lutar contra parasitas e manter seu cão saudável
Cães também são alvo de parasitas como carrapatos e pulgas e você com certeza não quer eles na sua cama, então se seu amigo tem permissão pra dormir na cama é melhor redobrar os cuidados com a prevenção de parasitas e trocar os lençóis da cama com uma frequência maior.
Mudanças no comportamento
É indiscutível que muitos cães se tornam mimados e acabam querendo dominar a casa, latem e rosnam e não deixam que ninguém sente no sofá que ele acha que é dele, e isso pode acontecer com a cama também.
Claro que ninguém quer que seu cão desenvolva esse tipo de comportamento, mas o simples fato de deixar seu cão dormir com você não significa que isso vai acontecer, é importante sempre manter uma relação saudável com seu cão para que exista harmonia no convívio de vocês.
Se seu cão começar a desenvolver algum comportamento indesejável nunca bata ou grite, nada disso irá ajudar, desencoraje comportamentos ruins mostrando que não dará atenção a ele quando fizer aquilo e comece a encorajar com carinho e positivamente os comportamentos desejáveis, assim seu cão vai passar a entender o que ele deve fazer.
Muitos donos acabam ficando irritados por terem cães de porte pequeno que não conseguem subir na cama ou no sofá e sempre acabam chamando o dono para ajuda-lo, descem da cama de noite e ao retornar acordam o dono para que o ajude a subir. Ao invés de ter raiva do comportamento do seu cão, crie formas de que ele faça as coisas sem precisar de você, existem escadas e rampas para cães de qualquer porte subirem na cama ou sofá, você pode até improvisar com um banquinho ou uma caixa.
Outro problema comportamental é que o cão pode acabar se acostumando e não querendo nunca mais dormir em outro lugar, em algum momento isso pode gerar uma situação desagradável, como o animal desenvolver problemas de incontinência urinária na velhice. Em algumas situações o próprio dono pode desenvolver dependência pelo cão.
Não precisa ser preto no branco
Você pode deixar que seu cão durma ocasionalmente com você ao invés de sempre, assim seu cãozinho vai entender que o lugar dele não é na cama, mas que ele pode dormir lá se você quiser que ele durma.
Se optar por dormir com seu cão apenas de vez em quando, vai precisar entender que não pode deixa-lo dormir com você por várias noites seguidas, ou ele vai entender errado e achar que pode dormir lá sempre.
Deixe o cantinho dele onde você preferir e faça com que mais de 80% das noites ele durma lá e não com você, se ele chorar não vá, isso só vai incentivar que ele chore mais. Optar por dormir ocasionalmente pode ser ótimo para pessoas que viajam muito, assim os cães não sentem tanto a ausência do dono quanto cães que sempre dormem com o tutor.
Você optou por não deixar o cão dormir na cama. E agora?
Não tem problema algum nisso, seu cão não vai ficar triste ou mal com isso. Ele vai ficar absolutamente bem, desde que você separe o lugar certo para ele dormir, uma cama para o porte dele, confortável, que ele possa dormir em um lugar silencioso e tranquilo onde ele se sinta seguro.
Sabemos que algumas pessoas não permitem que o cão entre em casa, também não existe problema algum nisso, desde que ele tenha uma casinha confortável e adequada para dormir, não é proibido deixar o cão dormir no quintal, só não vale deixa-lo sem ter um local adequado. Mantenha a casinha sempre limpa, confortável e deixe uma coberta para que ele se aqueça caso esfrie.
A escolha é sua
Não existe um consenso no mundo da medicina veterinária que diga que uma das escolhas é completamente correta, o dono deve escolher de acordo com a personalidade do seu cão, sua vontade e como cria o cão e organiza a casa.
Cães que estejam passando por treinamento por serem muito desobedientes não costumam ser os mais indicados para dormir na cama por conta das desvantagens comportamentais, enquanto cães que tem boa relação com os donos acabam se tornando ainda mais obedientes, pois reforça a ligação dono e cão, já que em matilha cães dormem com o líder.
Para de fato decidir o que fazer, entenda seu cão, as suas necessidades e as dele, não apenas queira agradar, mas saiba o que você está fazendo, afinal o dono é o líder que precisa manter a casa em ordem e fornecer ao cão uma vida tranquila e feliz.
Minha cachorrinha tem muita dificuldade de subir na minha cama e anda com dores na parte de trás,isso tem haver com ela dormir na minha cama?