cão dormindo

Sim, cães sonham assim como humanos. Essa é uma curiosidade que muitos donos têm. Afinal, se você possui um cãozinho em casa já deve ter observado que em algum momento enquanto sonhava ele chegou a latir, movimentou as patas ou até mesmo acordou meio atordoado.

Isso tudo é muito normal, entenda como funciona o sono e os sonhos dos cães e até mesmo cuidados que se deve ter para evitar incidentes, afinal nós às vezes ficamos confusos entre sonho e realidade quando acordamos e isso também acontece com eles.

cão dormindo

Como funciona o sono dos cães?

Os cães dormem muito durante o dia, filhotes mais que adultos. Mas em todas as etapas da vida os cãezinhos passam boa parte do dia dormindo. Isso é muito natural para eles, principalmente se vivem em um ambiente tranquilo sem muita movimentação que é mais propício para dormir.

O sono dos cães se divide em três estágios, NREM (non rapid eye movement / movimento não-rápido dos olhos), REM (rapid eye movement / movimento rápido dos olhos) e SWS (slow wave sleep / sono de onda lenta, quando o cão apresenta uma respiração profunda).

cão dormindo

É durante o sono REM que os cães sonham, é durante esse estágio do sono que o cãozinho late e se movimenta, isso acontece porque eles estão sonhando e isso é completamente natural. Os sonhos servem para memorizar as experiências do dia e fixar o que ele aprendeu.

Confira também nosso artigo Como viajar de carro com o seu cachorro

Com o que os cães sonham?

Não dá pra adivinhar o que seu cãozinho sonhou, embora fosse muito legal se eles pudessem nos contar. Mas dá pra ter uma ideia de acordo com o que aconteceu no dia dele. Se seu cão é um cão de guarda e por natureza gosta de vigiar a porta de casa e latiu enquanto sonhava ele provavelmente estava sonhando com o momento que alguém “suspeito” apareceu na porta e ele latiu para afastá-lo.

cão dormindo

Se você e seu cãozinho fizeram um passeio ótimo com corrida onde ele se divertiu naquele dia, e durante o sonho ele movimenta as patas, ele provavelmente está sonhando que você e ele estão correndo e se divertindo.

Cães também têm pesadelos, então é possível que alguma experiência desconfortável no dia ou algum medo dele provoquem um pesadelo. Isso é normal e geralmente faz com que eles fiquem mais agitados do que em um sonho normal.

A posição do cão afeta o sono?

cão dormindo

Sim, os cães que costumam dormir enrolados mantêm os músculos mais rígidos e se movem menos. Enquanto cães que dormem esticados costumam dormir esticados ou esparramados deixam os músculos do corpo mais relaxados e costumam se movimentar mais.

Se seu cãozinho é do grupo que dorme esparramado, então você certamente já observou ele se movimentando, latindo, ofegante ou movendo as patas como se estivesse caminhando ou correndo.

Aproveite para conferir nosso artigo O cachorro pode ou não dormir na cama?

cão dormindo

O que devo fazer se meu cão estiver sonhando?

O ideal é que não faça nada. É normal que eles se movimentem e se você observar que seu cãozinho está se mexendo demais, chorando ou muito agitado de forma que ele não costuma ficar, então distante dele chame o nome dele com a voz tranquila até que ele acorde, depois fale com ele com a voz baixa. É provável que ele volte a dormir e tenha um sono tranquilo novamente.

cães dormindo

Se seu cãozinho está muito agitado e você acha que está tendo um pesadelo, siga as instruções acima. Jamais toque nele, enquanto sonha realidade e sonho ficam muito confusos e se está se sentindo inseguro no sonho ele pode reagir com mordidas ao ser tocado, evite um incidente e que seu amigo passe por uma situação traumática.

Nunca toque no seu cão enquanto ele dorme, não precisa acordá-lo sempre que está se movendo, isso é normal no sono deles e assim como nós humanos, não é recomendado que se acorde alguém enquanto sonha.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here