Infelizmente é bem comum os cães se machucarem, e isso não significa que você é um tutor ruim. Muitas vezes eles se alegram demais nas brincadeiras e acabam fazendo algo que acaba machucando eles.

Saiba como agir no caso do seu cão se machucar
Foto: Freepik

Como esbarrar em um móvel, ou até mesmo se machucar em um passeio com a aproximação de outro cão que não se deu bem com ele, isso tudo pode acontecer e para que você possa cuidar no caso de um ferimento simples aparecer, criamos esse artigo.

Ferimentos simples

Um ferimento simples é uma briga de leve, onde o outro cão ou animal provocou apenas um arranhão, ou o fato de seu cão ter mexido em algo que não devia e ter conseguido um machucado pequeno de em torno de 2 cm, onde nada tenha ficado dentro do machucado, como um vidro ou outra coisa.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como cuidar das almofadinhas do cão

Saiba como agir no caso do seu cão se machucar
Foto: Freepik

Nesses casos é possível tratar em casa, mas se o sangramento tiver sido muito volumoso e não ter parado de sangrar, ou você notar que algo ficou dentro do machucado, então nesses casos é essencial levar o cãozinho ao veterinário.

O que ter em casa para casos de ferimento

  • Tenha sempre em casa:
  • Iodo
  • Um cicatrizante próprio para cães
  • Gazes
  • Esparadrapo

Aproveite para conferir nosso artigo sobre o uso de medicamentos humanos em cães

doente
Foto: Freepik

Tudo isso é necessário na hora de ajudar o seu cão em caso de um ferimento simples, o ideal é ter tudo isso em uma maletinha com coisas apenas para ele, assim como um termômetro, um lubrificante e os remédios apenas dele.

Como tratar um pequeno ferimento

Assim que você constatar que seu cão se feriu e que o ferimento é pequeno e pode ser tratado em casa, então chame alguém da confiança do cão para te ajudar, essa pessoa deve segurá-lo e acalma-lo enquanto você cuida da ferida.

focinheira
Foto: Freepik

Atenção! Até cães dóceis podem se assustar e morder nessa hora, portanto colocar a focinheira é muito recomendado.

massagem
Foto: Freepik

De início você deve estancar o sangue com as gazes, depois de ver que o sangramento parou. Cortar os elos ao redor pode auxiliar o procedimento se o cão tiver muito pelo. Depois lave a ferida com água e sabão para limpar bem de qualquer sujeira. Você pode usar água morna e esse processo de lavagem deve durar uns 2 minutos.

É hora de passar o iodo para limpar bem o ferimento, uma gaze molhada é suficiente. Seu amigo deve segurar bem o cão nessa hora, pois pode incomodar, por isso ele vai se mexer. Porém é necessário, já que esse procedimento evita que a ferida infeccione.

Fique atento! O iodo não deve conter álcool e você deve misturar a quantidade de iodo q vai usar com a mesma proporção de água.

Depois de limpo você pode deixar secar e depois passar o cicatrizante, existem vários cicatrizantes caninos, não use um para humanos, se quiser consultar seu veterinário na escolha é uma boa ideia.

Vacinas para cães
Foto: Freepik

Depois de passar o cicatrizante deixe a ferida respirar e fique de olho no cão para que não se machuque mais. Depois de um tempo você pode proteger a ferida fazendo um curativo e faça de tudo para o seu cão não mexer, o curativo deve consistir em uma gaze limpa sobre o ferimento e bem segura com os esparadrapos, cuidado com os pelos.

Se achar melhor, você pode enrolar uma faixa sobre o curativo para segurar melhor, mas se necessário corte a faixa para não dar muitas voltas e aquecer demais a ferida.

O que fazer depois?

Saiba como agir no caso do seu cão se machucar
Foto: Freepik

Depois disso você deve verificar o ferimento ao menos três vezes ao dia, e deve trocar a gaze. Além de deixar a ferida respirar por um tempo entre as trocas, sem deixar que o cão lamba ou mexa nela, é claro, usar um colar protetor também é uma boa ideia.

Fique atento se seu cão está se alimentando normalmente, e verifique se a temperatura dele está normal, se tudo estiver normal é sinal de que a ferida irá cicatrizar logo. Se a ferida não melhorar com o tempo é importante leva-lo ao veterinário para ele averiguar se existe algum problema na ferida.

Atenção!

Esse artigo é sobre tratamento de feridas pequenas em casa, se o cão tiver se machucado seriamente, é necessário leva-lo ao veterinário, pois as medidas narradas acima são para machucados simples que podem ser tratados em casa.

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here