Quando uma ninhada acaba de nascer todo mundo fica babando em cima deles porque são lindo, fofos e muito pequenos. Quando nasce um filhote prematuro, ou seja, com menos de 60 dias de gestação, além dele ter todas essas características, eles são extremamente frágeis e precisam de cuidados intensivos 24 horas por dia. Não é muito diferente de nós humanos quando nascemos antes do tempo. Os cuidados são muitos e intensos.

Controle a temperatura do localComo cuidar de filhotes de cachorros prematuros

Os recém-nascidos não conseguem controlar muito bem a sua temperatura corporal ainda e se estiverem com hipotermia, as chances de rejeitar a alimentação é maior. Procure colocar os filhotes em uma caixa de papelão (que é um bom isolante térmico) forrado com cobertores. Se você puder providenciar um colchão térmico é melhor ainda. Procure um lugar bem aquecido na casa para colocá-los juntos.

Dica de leitura: Como construir uma bela casa de cachorro.

A hora de amamentarComo cuidar de filhotes de cachorros prematuros

Suponhamos que os filhotes sejam órfãos e aí vem o problema: como amamentar seres tão delicados e jovens? Existem mamadeiras próprias para filhotes e se caso não tiver na sua cidade, é possível substituir por uma seringa ou uma mamadeira para recém-nascido. Nos primeiros dias de vida o filhote vai querer comer o tempo todo, isso é bastante normal. A mamada deve ser dada, pelo menos, de 3 em 3 horas.

Outra coisa muito importante é esterilizar todos os objetos que serão utilizados nesse momento, assim como fazemos com os nossos bebês. O uso de luvas de procedimento e mãos bem lavadas são imprescindíveis. Qualquer tipo de infecção pode matar os filhotes nessa época já que o seu sistema imune está muito fragilizado e pode ser derrubado por, praticamente, qualquer invasor.Como cuidar de filhotes de cachorros prematurosQuanto ao tipo de alimento que você deve oferecer, tenha sempre em mente uma coisa: jamais dê leite de vaca puro. O seu veterinário pode te indicar fórmulas que já são vendidas prontas em pet shop. Mas se você não encontra por pode usar uma receita que leva duas gemas, 2 colheres de sopa de creme de leite, 300 ml de leite integral e apenas 50 ml de água. Pronto! Essa mistura pode ser dada sem medo ao filhote.

Leia também: As raças de cachorros preferidas dos brasileiros.

Após preparada a mistura, ela deve ser dada imediatamente. Verifique se os filhotes estão mamando da maneira correta, basta observar se a barriguinha fica maior. O ganho de peso normal, gira em torno de 10% ao dia. Não deite muito o filho para não causar a aspiração do alimento e observe sempre a respiração dele. Depois que ele terminar a mamada faça uma leve massagem na barriga para auxiliar na digestão e limpe a região na boca com algodão embebido em água morna.Como cuidar de filhotes de cachorros prematuros

Algumas dicas finais

Tenha em mente que cuidar de filhotes prematuros é uma responsabilidade muito grande e vai exigir dedicação 24 horas por dia. A primeira coisa a fazer é levá-lo diretamente a um veterinário e ver se está tudo certo e saber do que ele precisa. Procure um profissional que atenda também em caso de emergências e fora do expediente normal para o caso de surgir algum problema fora de hora. Saiba que mesmo com todos os cuidados eles podem não sobreviver, pois, são muito frágeis.

Separei mais esses conteúdos para você:

15 COMENTÁRIOS

  1. eu adorei mais eu precisso saber como trazer um cachrro pra mora comigo que acabou de nascer tem como da uma dica por favor obrigada tenha um otimo ano e um feliz natal a todos que ler

  2. Boa noite! Meus cachorrinhos nasceram, acredito que prematuros. E não conseguem ter equilíbrio. Parece que a cabeça deles pesa bastante. Já estão com 16 dias e não conseguem ficar em pé. E como se não aguentasse o peso do crânio. O que poderia ser?

  3. Eu tenho um cachorrinho recem-nascido que estou alimentando artificialmente, mas na hora de mamar ele não mama e ele rejeita o alimento artificial. O que eu faço?

  4. MINHA PITBUL ESTA COM 47 DIAS DE PRENHA E ESTA SANGRABDO ACHO QUE JA VAO NASCER PREMATURO O QUE EU FACO POIS NAO TENHO DINHEIRO PRA LEVAR ELA NO VETERINARIO ….

  5. Ola, minha cadela morreu e deuxou 5 filhotes, hoje eles estao com 20 dias estou dando nam e ninho pois o do pet e muito caro e nao tenho condiçoes,mais eles estao gordinhos ,com um popuco de diarreia ,ja estao nascendo os dentinhos ,olhos ja estao abertos ja laten rosnam uma gracinha…Gostaria de saber se posso dar leite de gado ou um em po mais barato porque ta muito dificil esses que estou dando e caro …..

    • Oi, eu passei por essa situação então eu dei leite integral sem lactose ( liquido) com 2 dias de nascido pq a mãe rejeitou, não deu nenhuma reação e nem diarreia uma caixa custa em media 4 reais. O leite que estou dando é uma o pirakids.

      • Estou passando por isso nasceu homtem e a mae rejeitou nasceu prematuro estou dando leite com ovo e creme de leite sera que fais ben ?

      • E vc conseguiu criar eles apenas com esse leite ??? Vc nao misturou mais nada me responda por favor estou com um filhote de 25 dias q nao sabe beber leite sozinho

  6. Nasceram seis, quatro morreram ainda no primeiro dia. Conseguimos salvar dois, agora estão com 20 dias, obesos e não conseguem caminhar. Devo fazer fisioterapia neles ou aguardar?

  7. PODE DAR MINGAU DE FUBA C/ LEITE ELES ACEITA BEM
    LEITE S/ LACTOSE É RECOMENDADO E PODE FAZER PAPA DE LEITE TAMBEM
    COMO JA FOI DITO TEM QUE HAVER TEMPO E DEDICAÇÃO,MAS OS CÃEZINHOS QUE FICAREM ORFÃOS TEM BOA CHANCE DE SOBREVIVÊNCIA

  8. Os meus nasceram prematuro e não conseguem mamar sozinhos, tentei na seringa mas eles afogam, estou dando aos pontos com algodão, se alguém puder me ajudar ?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here