cão e gato

Perguntar a amantes de cães e gatos quem é mais inteligente pode gerar uma fervorosa discussão. A gente não quer nenhuma briga por isso. Amamos todos os animais e esse artigo é apenas para saciar a curiosidade dos amantes de animais.

Vale lembrar que todos os bichinhos são maravilhosos e mesmo que você tenha preferência por um deles. Não faz sentido menosprezar o outro. Também é bom lembrar que todos os animais são protegidos por lei no Brasil, e violência contra qualquer um deles é crime.

Então é bom lembrar que somos contra qualquer tipo de crueldade animal. E recomendamos que faça a denúncia de qualquer caso de violência contra animais do qual você tomar conhecimento.

Pesquisa

cão e gato

Se você quer saber a resposta para quem é mais inteligente. Um grupo de cientistas de diversos países realizou um experimento para tentar desvendar esse mistério. Os pesquisadores são de universidades do Brasil, Estados Unidos, África do Sul e Dinamarca.

O estudo consistiu em contar o número de neurônios no córtex cerebral de três animais. Dois cães e um gato. Foram um cão da raça Golden Retriever e um SRD de pequeno porte. Isso por que o porte dos cães varia muito e eles quiseram analisar de forma que consideraram mais justa.

Os neurônios da região estudada não só recebem os estímulos dos sentidos. Eles servem para reunir informações e ajudar na tomada de decisões e resolução de problemas. O tamanho do cérebro não importa de fato para o cientista, pois eles acreditam que animais bem pequenos podem apresentar sim grande inteligência apesar do tamanho do cérebro.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre psicologia canina e saiba como aplicar em casa

Os cães ganham

mais inteligente

O cão ganhou essa e é considerado mais inteligente. O estudo confirmou cerca de 500 milhões de neurônios no cérebro canino. Em cada, sem variações, mesmo com a variação de tamanho. Enquanto o cérebro do gatinho apresentou 250 milhões de neurônios.

Por enquanto essa é a forma mais aceita de se medir inteligência na ciência. E por isso até que se encontre outro método que modifique a situação atual. Os cães são considerados pela pesquisa mais inteligentes e estão na frente dos gatinhos.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre consciência animal e saiba se os animais possuem consciência

Outros animais

mais inteligente

Para se ter uma ideia os cães tiveram uma inteligência aproximada a de guaxinins e leões. Enquanto os gatos ficaram mais próximos dos ursos. Os humanos possuem até 16 bilhões de neurônios na região estudada.

Os animais que mais chegam perto dos humanos são os gorilas e orangotangos com cerca de oito bilhões de neurônios. Os animais não-primatas mais inteligentes encontrados na pesquisa foram os elefantes com 5,6 bilhões de neurônios.

Sensacional! Mas tudo isso vale apenas para matar a curiosidade. Afinal, tanto cães quanto gatos são animais extraordinários.

Confira nosso artigo sobre cães e gatos e saiba que eles não são realmente inimigos

Gostou de saber um pouco mais sobre a ciência por trás da inteligência dos animais? Conta pra gente o que o seu cão faz pra mostrar que é muito inteligente!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here