Cão triste

Pode ser difícil para um tutor entender como ajudar cães em luto ou sofrendo emocionalmente. Nós seres humanos sofremos ao perder alguém que amamos e para os cães também é assim. Eles costumam se apegar a pessoas e a outros animais com quem convivem de forma muito intensa.

Por isso nesse artigo você aprende como ajudar cães em luto. Muitas vezes eles podem parar de comer e entrar em depressão. Por isso aprenda como ajudar seu peludo a superar essa dor. Pois o sofrimento emocional causado por uma perda não é algo exclusivamente humano.

Cães e o luto

ajudar cães em luto

Os cães entendem o luto. Tanto entendem que seres vivos morrem como também entendem quando um humano está em processo de luto. Isso por que damos sinais físicos de sofrer com aquela perda, e eles entendem completamente.

É por isso que os cães podem tentar ajudar um humano em luto. Principalmente se for o seu tutor e principalmente se tiveram uma relação estreita. Mas os cães também precisam de ajuda com o luto. Pois também sofrem com a perda de um amigo, seja um humano ou outro cão ou animal de seu convívio.

Mantenha a rotina do cão

cão triste

Para ajudar cães em luto é preciso manter a rotina dele. Se ele perdeu o tutor e você passou a cuidar dele, é importante ter ideia de como era a rotina dele. Então tente reproduzir essa rotina todos os dias. Com muito amor, é claro.

Se você é o tutor e o cãozinho perdeu um amigo como outro cão da família ou um familiar seu. Entendemos que você também estará vivendo o luto, por isso apoie-se também no seu cão. Mantendo a rotina dele e buscando o carinho um do outro, é possível que possam superar essa perda juntos.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre consciência animal e como os animais manifestam consciência

Dê tempo a ele

cão triste

O cãozinho pode levar um tempo para superar isso. E isso é normal. Se você tem vários cães e perderam um deles, por exemplo, essa dinâmica do grupo pode sofrer mudanças. Dê tempo para que esses cães se entendam e se reencontrem dentro desse grupo sem o companheiro que se foi.

Se ficou apenas um cão, é preciso que ele entenda que você está lá para ele. Ele não ficou sozinho, mas infelizmente a matilha diminuiu. Ainda assim dê a ele um tempo para digerir a mudança. Pode parecer besteira para alguns humanos, mas os cães não lidam tão bem com mudanças e sofrem bastante a perda de um companheiro.

Fique atento

cão triste pela morte do dono

Embora seja importante deixar o cão se reencontrar em seu tempo. Também é preciso ficar atento a sinais de depressão. Sim, cães e muitos outros animais entram em depressão, principalmente após a morte de alguém com quem tem uma relação muito importante.

Se o cão estiver se recusando a comer, se não bebe água direito e não faz mais as necessidades corretamente. Caso ele também mude comportamentos como ficar muito quieto ou até se demonstrar mais agressivo, buscando estar sozinho. É importante buscar ajuda de um veterinário.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como ajudar seu cão a dormir melhor

Nos primeiros dias você pode tentar mudar a situação oferecendo um alimento mais atrativo como a ração com um sachê mais saboroso. E trazendo novos brinquedos e chamando-o para passear e se divertir. Mas se os sintomas persistirem busque um profissional.

Despedida

ajudar cães em luto

Muitos veterinários reconhecem que os cães entendem a morte e sabem quando um companheiro se foi ao ver seu corpo. Eles recomendam que o tutor considere a ideia de deixar o cão se despedir.

Pois pode ser muito mais doloroso para o cão simplesmente não ver mais seu amigo, assim eles acreditam que ele simplesmente sumiu e podem nutrir esperanças de sua volta. Já falamos aqui da ansiedade de separação, quando o cão fica muito aflito ao se separar de alguém que ama, pode ser o tutor ou outro animal ou pessoa de seu convívio.

ajudar cães em luto

Por isso se seu cão perdeu alguém com quem tinha bastante convívio ou uma relação estreita. Seja humano ou animal, considere a possibilidade de permitir que seu peludo se despeça do amigo. Ver o corpo do falecido e entender que ele morreu pode ser doloroso no momento, mas pode ajuda-lo a entender que seu amigo não vai voltar.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como agir para evitar ou lidar com a ansiedade de separação

Dê apoio

Para ajudar cães em luto é importante dar apoio. Os cães buscam os companheiros de matilha ao estarem sofrendo ou com medo. Você é a família dele, seja o tutor ou outra pessoa que se tornou responsável por ele.

cão e tutor

Por isso dê apoio ao cão, busque não impedir que ele fique próximo de você. Para ele vai ser importante estar próximo de alguém de confiança nesse momento. Então dê bastante carinho e deixe que ele se aproxime para buscar refúgio perto de você.

Caso o cão esteja entrando em depressão e se afastando, também é importante que o responsável se aproxime. Mesmo respeitando o tempo dele, se aproximar do cão e dar apoio pode ajuda-lo a se recuperar melhor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here