cão desobediente

Muitas vezes os cães se tornam animais desobedientes porque os donos não entendem a forma correta de educa-los. Os donos acabam acreditando que o cão vai atender aos seus pedidos naturalmente por serem obedientes e bons e se não obedecerem é porque são maus cães.

Mas a verdade é que os cães adoram agradar os donos, mas precisam entender o que queremos, e para isso acontecer, o dono precisa encontrar a forma certa de mostrar ao cão o que deve ou não ser feito. Vamos falar de alguns comportamentos do dono que acabam sendo ruins para educar o cão.

cão desobediente

Não ter paciência com o cachorro

Tudo em torno da educação do cão gira em torno de paciência, se você não quer ser paciente talvez seja melhor não ter um cão. Eles aprendem com o reforço do que deve ser feito, alguns cães demoram mais para aprender do que outros.

Mas é importante ser muito paciente para repetir várias e várias vezes até que o cão aprenda o que você quer que ele faça. Quando ele aprender, continue mostrando que ele fez certo com carinhos e elogios ou o cão pode achar que você não quer mais que ele faça aquilo.

Leia também nosso artigo Como acostumar o cão ao passeio

cão desobediente

Broncas e punições

Sim, você precisa mostrar ao cão o que quer que ele faça, e também precisa dizer o que não quer que ele faça. Mas precisa fazer isso da forma certa, se você se estender em uma bronca, for agressivo demais ou fechar a cara para o seu cão e não der mais atenção a ele depois que ele fizer algo, o cão vai ficar confuso e não vai entender o que ele fez de errado.

O certo é que broncas e punições em filhotes sejam dados com borrifos de água ou susto batendo palma bem forte, mas nunca batendo. Em qualquer idade você precisa repreender o cão com um “não” firme assim que ele fizer algo de errado, quando ele acertar o elogie e dê petisco ou carinho, assim ele associa quais atos dele deixa você insatisfeito e quais atos dele te deixam feliz e consequentemente o faz ganhar algo.

Dica: Confira também nossa matérias sobre as causas e sintomas da anemia canina.

cão levando bronca

Punir o cão por comportamentos caninos

Entenda e aceite que seu cão é um cão e não uma pessoa, por mais que você o ame como filho ele ainda terá comportamentos caninos, afinal ele é um cão. Ao invés de punir e brigar por ele correr, cavar, roer e brincar, o mostre quando, onde e com o quê ele pode fazer essas coisas.

Quando ele entender o que pode e o que não pode, ele vai conseguir se divertir sem destruir a casa. E sempre se lembre que um cão cansado é um cão feliz que não destrói a casa. Leve-o para passear e gastar energia sempre, assim você evita os comportamentos que destroem a casa.

cão correndo

Acreditar que o cão é desobediente por escolha

Cães não resolvem destruir sua almofada favorita porque estão bravos com você e querem se vingar, eles só estão brincando e não sendo desobedientes de propósito, não sabem o que é certo ou errado fazer em casa se você não deixar isso bem claro para ele.

Ele será um bom cão se você for paciente e educa-lo de forma correta, de um jeito que ele entenda o que você quer que ele faça e o que ele não pode fazer. Cães precisam de limites assim como crianças, mas precisam que isso fique bem claro.

Aproveite para conferir nosso artigo Saiba como e porque você deve criar seu cão de forma independente

cão desobediente

Violência

Vale lembrar que maus tratos a animais é crime, e você não deve em hipótese alguma agredir seu cão. Esse tipo de atitude só vai ensinar ao seu cão que você é um líder agressivo e ruim e que para sobreviver ali ele também precisa ser agressivo.

Por isso muitos cães de donos que “educam” por meio da violência, se tornam agressivos e acabam atacando, seja para se defender, defender o território ou para tomar o lugar do líder violento que eles veem em seus donos.

cão desobediente

Explicar demais

Não adianta querer explicar demais ao seu cão que fazer xixi no pé do sofá é errado, ele estava marcando o território dele e isso pra ele é certo, se você explicar demais ele não vai entender nada e logo vai esquecer que você ficou bravo por que ele fez xixi na sala.

Cães vivem o momento, não deixe seu cão confuso explicando demais, seja direto e mostre que o que ele fez foi errado e te deixou insatisfeito e quando ele fizer o certo, como fazer xixi no tapete higiênico, parabenize-o, elogie e reforce positivamente o que é certo, aos poucos ele vai aprendendo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here