A anemia não é uma doença em si e sim uma consequência de uma provável doença ou um distúrbio do tecido hematopoiético que pode aparecer por fatores genéticos. Esse problema pode acometer tantos os cachorros como os seres humanos e se não for tratado a tempo pode causar a morte do seu animal de estimação. A anemia se caracteriza pela redução na produção da hemoglobina, proteína que fornece a cor avermelhada ao sangue.

Quer proteger melhor o seu cachorro? Veja como construir uma casa de cachorro ideal.

Anemia em cães: saiba identificar os sinais, sintomas, as causas e como tratar

Possíveis causas da anemia no cachorro

Diversos são os fatores que podem causar anemia em cães, um deles é um aumento nas taxas de destruição da hemoglobina pelo organismo. Há vários tipos de anemia como a hemolítica que ocorre quando os glóbulos vermelhos não são saudáveis e em vez de ter a sua duração de vida normal de 120 dias, o corpo trata de destruí-los antes do tempo. Isso causa uma queda nas taxas de hemoglobina, que tem como função principal a distribuição de oxigênio para os tecidos orgânicos.

Já a anemia hemorrágica ocorre, principalmente, por causa de acidentes nos quais o cachorro perde muito sangue. Também pode ocorrer devido a uma úlcera ou outras causas internas. E por fim temos a anemia aplásica ou aplástica quando a produção de glóbulos vermelhos é deficiente podendo ser por alguma doença autoimune.

Anemia em cães: saiba identificar os sinais, sintomas, as causas e como tratar

As principais causas de anemias em cães são por acidente causando hemorragia, doenças transmitidas pelo carrapato que pode destruir as células sanguíneas, má alimentação, venenos que são ingeridos de maneira acidental como os de rato, parasitos ou doença renal crônica na qual a medula óssea não é estimulada para produzir células vermelhas pela falta de eritropoetina.

Dica de leitura: Conheça as 10 Raças de Cachorros mais Caras do Mundo.

Principais sinais clínicos encontrados

Existem alguns sinais clássicos que podem indicar que o seu cachorro está com anemia, mas esses sintomas não podem afirmar nada. É preciso fazer coleta de sangue e enviar para o laboratório para ter certeza absoluta. Os principais sinais clínicos são:

  • perda de apetite;
  • a urina fica mais escura;
  • palidez nas mucosas;
  • indisposição para brincadeiras e passeios;
  • perda de peso;
  • apresenta uma aparência triste;

Anemia em cães: saiba identificar os sinais, sintomas, as causas e como tratar

Existem dois tipos básicos de exame de sangue para identificar se o seu cachorro tem ou não anemia e qual é o tipo dela. O quantitativo é aquele no qual é possível contar a quantidade de glóbulos vermelhos por litro de sangue. O outro é do tipo quantitativo onde ocorre um exame de esfregaço sanguíneo e a hemoglobina é analisada pela sua forma, em que fase a proteína se encontra e quais outros tipos de células encontram-se presentes.

Dica: Você mora em apartamento? Então confira as melhores raças de cachorros para apartamento.

Qual o tratamento a seguir

Quem vai dizer qual o tratamento a ser feito é o veterinário de acordo com o tipo de anemia que foi identificado no cachorro. Se o caso for por perda de sangue, o veterinário verificará onde se encontra a hemorragia para realizar uma cirurgia e resolver o problema. Se for causada por parasita ou qualquer outra patologia é preciso tratar a causa da anemia, ou seja, a doença.

Anemia em cães: saiba identificar os sinais, sintomas, as causas e como tratar

Existem várias maneiras de tratar as anemias em cães, uma delas é através do uso de medicamentos que estimulam a produção de células vermelhas pela medula. Uma boa dieta com alimentos que ajudam na produção da hemoglobina como o fígado e a beterraba auxiliada por vitaminas. Em casos mais graves será preciso realizar transplante de medula óssea ou uma transfusão de sangue. Infelizmente, a taxa de mortes em cães por anemia gira em torno de 40%, ou seja, muito elevada. A melhor maneira de evitar que o seu cachorro tenha anemia é realizando a prevenção indo com certa frequência ao veterinário e fazendo exames de rotina. A qualquer sintoma ou sinal que ele apresentar leve-o ao médico com urgência para começar o tratamento com rapidez.

18 COMENTÁRIOS

    • Segundo a veterinaria da minha cachorra é um dos sinais de anemia mais espera um pouco que tem outros sinais,como mucosa palida,fraquesa,desanimo,falta de apetite e magresa,espero que teu caozinho fique bem pq a minha ta muito fraca quase morrendo😢😢😢

  1. porfavou pesso uma resposta meu cachorrinho teve uma reacao muito estranha teve um dor e fico duro em 1 minuto logo depois fico com a orelhas brancas e lingua que devo fazer para resolver este problema

  2. Olá, minha cadela teve 4 filhotes a aproximadamente 50 dias e desde então venho percebendo queda e opacidade dos seus pêlos, as mucosas dos olhos e da gengiva também estão esbranquiçadas, porém ela não apresenta cansaço ou falta de apetite, gostaria de saber se isso pode ser uma anemia leve!

    Grata

  3. Olá minha cadela está triste e não tem disposição para nada e não quer comer,as orelhas estão sem cor ,gengiva branca e patas e frias,e ela está com estômago grande e duro. O que devo fazer de imediato?

  4. minha cachorrinha está com aparte da barriga se tremendo e está com condicionamento meio turvo ,mas está comendo e bebendo aguá mas ela fica reclamando de dor

  5. Minha cadelinha entrou no Cio essa semana, como sempre meus pais a trancaram na casa, porém ela perdeu bastante sangue (fora do normal para um cãozinho de pequeno porte) Ela não se move e está com mucosas esbranqueadas nos olhos. Não teremos veterinário na cidade até semana que vem, e acredito que ela não sobreviva se tivermos de transportá-la a longa distância. Gostaria de algum auxílio para repor pelo pelo parcialmente as forças dela pra podermos tratá-la. Não gostaria de usar soro fis. intravenoso, será que ela pode tomar como água, ou dessa forma não auxilia?

  6. ha alguns dias meu cachorro ficou com falta de apetite e triste, dei a ele vitaminas mas nao me atentei sobre a anemia… hoje ele esta a beira da morte, praticamente imovel… sua lingua, gengivas e orelhas palidas… quando comecei o tratamento foi tarde demais, o veterinario disse que restam poucos dias de vida… peço a todos que fiquem mas atentos com seus animais, eles merecem toda a sua atençao, as vezes o trabalho, os amigos tem prioridade na sua vida, e voce acaba equecendo do seu melhor amigo. hoje choro e sofro com ele. meu eterno PLUTÃO.

  7. Oi minha cadela teve uma palarizia facial. No momento ela está muito triste e com muito fartie e fraca e cansado o q eu Faso não posso pagar um veterinário . não queria perder ela pois gosto muito dela

  8. TENHO UMA CACHORRA BOXER DE 6 ANOS ELA ESTA COM ANEMIA SEGUNDO O VETERINÁRIO PERDEU MUITO PEÇO MAS NAO PAROU DE COMER TEM UMA VIADA ATIVA MUITO BRINCALHONA FICA DE PE PRAQUE EU POSSA ABRASAR SAIO PRA PASSEAR QUASE TODOS OS DIAS SO QUE NAO VOLTOU A TER A MASA MUSCULAR QUE TINHA E A GENGIVA DELA É BEM BRANCA DA PAR VER QUE E AINDA ANEMIA CONTINUO A DAR VITAMINA E AI COMO CURAR ISSO???

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here