Sinais de calma: Linguagem dos cães e comportamento

Você já ouviu falar nos sinais de calma usados pelos cães? Bom essa é parte importante da linguagem usada pelos cães para se comunicar com pessoas e principalmente outros cães. É importante entender que você precisa aprender a se comunicar com seu cão.

Assim você consegue um convívio melhor com ele. Além de poder entender melhor o seu peludo e estabelecer uma rotina mais saudável e agradável para ele. Evitando também incidentes como uma mordida dele ou de outro cão em pessoas e animais, ao ficar desconfortável com determinadas situações.

 Turid Ruggas e seu livro

Um livro muito usado pelos melhores adestradores e estudiosos de comportamento canino é o livro Linguagem dos cães: Os Sinais de Calma. De Turid Ruggas. Turid é uma senhora que vive com vários cães em uma casa bem espaçosa.

Ela observou o comportamento canino e catalogou vários sinais usados pelos cães.O que são esses sinais de calma? São sinais gestuais que os cães usam para se demonstrar incomodados com determinadas situações.

Assim eles dão sinais involuntários de que não querem determinadas interações com outros pets ou pessoas. Ou que não estão querendo briga quando alguém se dirige a eles de forma rude, como num daqueles vídeos de donos dando bronca. O cão não está arrependido, ele está incomodado e demonstrando que não quer um conflito.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre o que ensinar primeiro ao seu filhote

Quais são os sinais de calma

São muitos, muitos sinais de calma mesmo. E mais importante de tudo é observar o contexto. Nem sempre determinado movimento é um sinal de calma naquele contexto. Por isso observe muito seu cão e aprenda sobre ele. O que incomoda ele e o que deixa ele confortável.

Segue abaixo alguns dos sinais de calma mais comuns:

  • Desviar o olhar
  • Desviar o focinho
  • Desviar o corpo
  • Dar as costas ao outro cão ou pessoa
  • Se afastar (é muito claro)
  • Lamber o focinho
  • Se esconder
  • Piscar
  • Cerrar os olhos
  • Abaixar as orelhas
  • Encolher o corpo
  • Recolher a cauda
  • Cheirar o chão
  • Bocejar (eles usam para se acalmar ao estar incomodado com algo)

Como foi dito, é muito importante observar o contexto. E aprender sobre cada cão específico.

A importância de identificar os sinais de calma

Aprender a identificar os sinais de calma pode significar evitar um conflito entre cães no parquinho. Ou até mesmo uma mordida em uma criança em casa. Como já falamos várias vezes, os cães usam a mordida como último recurso. Eles nunca atacam de repente, eles dão muitos sinais antes.

Por isso identificar se o seu cão está tentando brincar com outro cão no parquinho que está dando sinais de desconforto com a forma do seu pet de brincar, por exemplo. Pode significar evitar que o seu cão leve uma mordida por não estar respeitando o espaço do coleguinha.

Assim como você pode ler esses sinais no seu cachorro e antecipar se ele está desconfortável com a forma como outra pessoa, cão ou até uma criança estão interagindo com ele. Se ele abaixa as orelhas, desvia o focinho e olha de canto, ele não está confortável. Assim você pode interromper aquela interação e proporcionar mais bem-estar ao seu melhor amigo.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre 4 motivos para levar seu cão regularmente ao parque

Como entender seu cão

Como já falamos, quem tem cão precisa se esforçar, estudar e prestar atenção no pet. Não é só manter limpo, alimentado e brincar. É preciso entender o cão para proporcionar bem-estar físico e mental a ele.

Se você puder ler o livro, nós recomendamos muito. Além disso observe seu cão. No fundo você vai perceber que já tinha notado aqueles sinais. E vai começar a entender melhor o seu melhor amigo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here