cão

Por mais que a gente adore estar agarrado nos nossos anjinhos de quatro patas, é preciso entender que não vamos poder estar por perto 24 horas por dia. Então em algum momento o cão pode sofrer pela falta do dono. Pensando nisso preparamos esse artigo que vai explicar porque a criação independente é a mais incentivada e como criar seu cão assim.

cão

Por que devo criar meu cão de forma independente?

Cães realmente precisam dos donos para muitas coisas, como comer, entender o que é certo e errado, ter um lugar confortável e seguro para dormir, mas principalmente os cães se apegam aos donos assim como os tutores se apegam a eles e assim o cão se torna emocionalmente dependente do dono.

Aproveite para ler nosso artigo Saiba tudo sobre a Síndrome da ansiedade em cães

Você já deve ter visto diversos casos em que na falta do dono o cão esperou por dias em um lugar. Isso acontece porque os cães se tornam dependentes da presença do dono e a melhor forma para evitar que seu cãozinho sofra é criando ele de forma independente.

cão ansioso

Sim, o cão ainda vai sentir sua falta, mas vai conseguir passar um tempo sozinho e não sofrer tanto do que se tivesse sido criado sempre junto de você. Alguns donos mudam de emprego e passam a precisar viajar a negócios com frequência, nessas situações o cãozinho vai ficar bem com um pet sitter ou em um hotelzinho, mas pode desenvolver depressão se você o criou de forma dependente.

Quais benefícios a criação independente vai trazer?

Para você, vai trazer o benefício de saber que se precisar deixar seu cão sozinho ele vai ficar bem. E no caso de precisar passar muito tempo longe, vai poder ir tranquilo, mesmo morrendo de saudade saberá que ele vai ficar melhor que você.

cão ansioso

Para o cão os benefícios são muitos, além de evitar a ansiedade de separação e possível depressão, seu cão vai ser um animalzinho muito mais tranquilo. Ele ainda vai te amar e ser carinhoso, mas não vai ter qualquer problema causado pela ansiedade.

Confira nosso artigo As 10 raças de cachorros mais desobedientes

A criação independente também evita a dermatite por lambedura, que é quando cães ansiosos lambem muito as patas até criar feridas. Sua casa também vai estar mais inteira quando voltar, cães com ansiedade costumam roer e destruir as coisas, enquanto cães criados de forma independente são mais tranquilos e também mais felizes que cães dependentes.

cães no parque

Como criar meu cão de forma independente?

Quando ganhamos, compramos ou adotamos um filhote, tudo o que a gente mais quer é estar abraçado nele, mas não devemos. Evite estar com seu filhote no colo o tempo todo, isso o torna mais dependente e uma hora ele vai crescer, dependendo do porte vai ficar impossível coloca-lo no colo.

Quando seu cachorrinho chegar em casa acostume ele a ficar no cantinho dele. Deixe um lugar para ele, espaçoso, com tapete de fazer xixi, brinquedos, lugar para dormir e água. Alimente seu cão nesse espaço, brinque com ele lá e quando chegar em casa não vá soltando ele para o resto da casa. Desse jeito ele vai associar sua presença à liberdade.

filhote

Deixe que ele te veja andar pela casa, cumprimente ele e depois de algumas horas o libere para o resto da casa. Mas não o deixe solto por muito tempo, retorne ele para o seu espaço depois de 20 minutos. É indicado que apenas após o primeiro ano o cão tenha total liberdade para circular 24h pela casa, assim ele estará educado e vai saber o que pode ou não fazer.

Brinque com seu cão, mas também estimule que ele brinque com outras pessoas e outros cães. Leve seu cãozinho para passeios em parque ou para passear junto com algum amigo seu que também tenha cachorro. Um cão socializado é um animal mais tranquilo e feliz.

filhote

Quem tem um cão adulto pode sofrer um pouco mais caso queira mudar as atitudes com seu cão, mas não é impossível. Você pode aplicar as dicas acima, principalmente socializando seu cão para não ser sempre dependente de você, e também mostrando a ele que ficar sozinho não é ruim, deixando brinquedos e petiscos quando ele estiver só ou no canto dele da casa.

 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here