É isso mesmo. Os cães são chegados a uma boa música. Assim como nós humanos, eles conseguem sentir uma sensação diferente quando o som começa a tocar. Se você tem um cão que não pode ouvir música e ele muda de comportamento ficando muito animado com um rock ou muito relaxado com música clássica vai entender do que nós estamos falando. Mas se o seu cãozinho mostra completa indiferença para a sua música preferida não precisa ficar chateado. Provavelmente ele está ouvindo uma melodia completamente diferente do que realmente está tocando.
Uma música para cada espécie
Um estudo bem interessante foi realizado e comprovaram que os animais também possuem sensibilidade à música. Na verdade, a nossa música pode não chegar muito bem aos ouvidos deles, mas com certeza provocam alguma influência. Eles podem não demonstrar muito interesse pelo nosso gosto musical por causa do ritmo cardíaco e alcance vocal diferente de nós humanos.
Foi pensando nisso, que Charles Snowdon, um pesquisador do comportamento canino e também psicólogo, resolveu fazer o teste. Chamou o compositor David Teie juntamente com o seu violoncelo e fizeram uma música própria para os ouvidos dos cães. Snowdon pensou na seguinte maneira: da mesma forma que a nossa música é feita com tons vocais e notas específicas para a nossa frequência sonora, a música para os cães também devem ser feitas da mesma maneira. Eles também compuseram músicas para macacos que possuem um ritmo cardíaco duas vezes maior e voz com três oitavas superiores. Aos ouvidos humanos parece uma melodia sem sentido, mas os animais se animaram com o ritmo.
Músicas na internet para Cães
Infelizmente, as únicas músicas que foram gravadas e colocadas no ambiente virtual foram para os gatos. Quem quiser dar uma conferida pode acessar o site Music for Cats e adquirir a melodia por apenas 2 dólares. Snowdon ainda está trabalhando em músicas específicas para cachorros pela imensa quantidade de variedades de raças que essa espécie possui, o que torna o trabalho um pouco mais demorado. Por exemplo, o boxer ou o labrador conseguem associar melhor músicas que nós humanos também apreciamos, mas os poodles ou o Chihuahua não.Mas não fique triste. Apesar de ainda não ter no mercado uma música específica para os cães, você pode usufruir das belas músicas clássicas como as de Mozart. Segundo especialistas, é o mais próximo que temos de música para os ouvidos caninos. Já foi visto que vários cães conseguem ter um comportamento mais tranquilo quando estou ouvindo música clássica. Mas muito cuidado com o volume! O ouvido dos cães é, em média, quatro vezes mais sensível do que os nossos. Portanto, nada de música alta ou pode danificar a audição do seu animal.