Poodle

Nada como ter um animalzinho de estimação em casa e se ele for um cão você terá a sua melhor visão do dia quando chegar estressado do trânsito e do trabalho e aquele pequeno ser vier correndo em sua direção, pulando e abanando o rabo de felicidade simplesmente pela sua chegada. O poodle é um desses cachorros festivos e muito dóceis e vale a pena dar uma olhada no seu perfil se você está pensando em adquirir um cachorro.

Poodle

Informações sobre o Poodle

  • Raça: Poodle Caniche
  • Origem: França
  • Porte: médio
  • Grupo: 9
  • Finalidade: companhia.
  • Facilidade de adestramento: alta.
  • Pelagem: brilhosa, enrolada e macia.
  • Cores: sempre unicolor, podendo ser preto, branco, cinza, marrom, fulvo ou avermelhado.
  • Altura: poodle grande – 45 a 60 cm; poodle médio – 35 a 45 cm; poodle anão – 28 a 35; poodle toy – 24 a 28 cm.
  • Ninhada: de 3 até 7 filhotes. 
  • Olhos: tamanho médio e na forma de uma amêndoa. Podem ser marrom ou âmbar.
  • Cachorro para apartamento: sim
  • Cachorros para crianças: Sim
  • Expectativa de vida: 12 a 15 anos.
  • Qualidades principais: inteligente e ativo.
  • Personalidade: doce e autoconfiante.
  • Gosto por brincadeiras: médio
  • Amigável com outros cachorros: médio
  • Amigável com outros animais de estimação: pouco
  • Amigável com estranhos: médio.
  • Preço do Poodle: R$ 1000, mas pode chegar a R$ 2.000.

Curiosidades sobre a raça

  • Você sabia que os poodles são de origem alemã? Além disso, esses cãezinhos foram criados para trabalhar. Sim! Eles são ótimos nadadores, por isso eram usados para buscar patos e outros pássaros da água pelos caçadores.
  • Além disso, a tosa clássica apresenta uma boa explicação. Ela serve, sobretudo, para diminuir o peso dos pelos molhados e proteger as regiões vitais da água gelada.
  • Os pelos do poodle, surpreendentemente, nunca param de crescer. E, ainda por cima, são hipoalergênicos. Ou seja, a raça é ótima para quem tem alergias.
  • Não se espante, contudo, ao ver um poodle pulando. Essa raça tende a pular muito, por isso esse comportamento deve ser desestimulado desde cedo.

História do Poodle

Poodle

Muitos pensam que sua origem é francesa, inclusive pela Federação Canina de Cinofilia confirmar o fato, mas se enganam. Na verdade essa raça tem sua origem na Alemanha e seu nome desse idioma é pudeln. Os poodles como são conhecidos hoje em dia no mundo moderno são um pouco diferentes de anos atrás. Alguns historiadores afirmam que esse cão surgiu inicialmente na Ásia e por conta do comércio e das navegações se espalharam pela Europa. Só depois de cruzamentos com raças daquele continente é que se formou o poodle tal como o conhecemos hoje.

Sua história e seus serviços como cão de caça são frequentemente vistos em registros de livros e documentos. O poodle possui boas habilidades na água e na França era muito utilizado como exímio caçador de patos. Esse cachorro virou símbolo da aristocracia francesa e era muito comum vê-los acompanhando as senhoras da sociedade em seus passeios. Nessa época o pelo do poodle era sempre trançado, mas como mantê-lo dessa forma dava muito trabalho, em 1900 a moda estilo bufante chegou para ficar.

Características do Poodle

Poodle

O poodle é um cão muito dócil, além de extremamente elegante e muito fiel. As cores dessa raça são várias por mais que o branco seja mais popular.

Por incrível que pareça, é possível encontrar poodles com as cores: abricó (que vai do bege claro até o tom mais avermelhado), cinza, marrom e preto.  No entanto, nenhum é malhado.

É considerado o segundo cachorro mais inteligente do mundo. Ele varia em grande e toy de acordo com o seu tamanho, sendo os grandes os mais dóceis e excelentes como companhia apesar da sua principal patologia: a adenite sebácea.

Se você deseja ter um poodle, mas não quer um cachorro muito grande, não se preocupe: a raça poodle possui quatro tamanhos.

  • Poodle Toy
  • Poodle anão ou miniatura
  • Poodle médio
  • Poodle grande ou gigante

O ideal é cria-lo em áreas grandes para que ele possa se movimentar com liberdade sem se bater nos móveis da casa por conta de seu porte.

Os de porte médio, miniatura ou toy são conhecidos desde 1700, mas só tiveram reconhecimento a partir do século XX.

A mistura de cruzamentos entre a raça para alcançar um tamanho tão diminuto teve como objetivo alcançar uma maior longevidade para que pudessem ficar com seus donos por mais tempo. Essa média é em torno de 15 anos, mas como todo bônus vem com um ônus, esse tipo de poodle está mais propenso para adquirir certas doenças como catarata, halitose e doenças periodontais.

Temperamento e comportamento do Poodle

Poodle

Eles são dóceis, afetuosos e brincalhões. Possuem excelente memória e são fáceis de serem adestrados por sua altíssima inteligência. Não é à toa que o poodle é sempre visto em números circenses.

É importante dizer que o poodle não é um cão de guarda por instinto. No entanto, o seu amor pelos donos faz com que desperte nele uma espécie de zelo. Por isso, ele poderá avisar a presença de estranhos.

Convivência com o Poodle

Se você estiver procurando um cãozinho sociável e amigável, o poodle, inegavelmente, se encaixa perfeitamente nesses requisitos. E em outros também!

Esse cão é ideal para apartamentos, pois fica satisfeito com poucos exercícios. Aliás, ele não pode ser chamado de espaçoso e os seus pelos não caem com tanta frequência. Como foi dito, ótimo para apartamento.

Se você estiver, então, preocupado com os pelos, fique tranquilo, o poodle é muito fácil de tosar.

Não se preocupe com frio e calor. Esse cãozinho lida bem com ambos. Além disso, essa raça gosta muito de brincar. Entretanto, pode ser territorialista, então cuidado com outros cães.

O Poodle consegue se adaptar facilmente ao ambiente em que mora e é muito apegado ao seu dono e a família, sendo fiel até o último suspiro de vida.

A raça late muito?

A primeira pergunta que é feita quando se decide ter um cachorro é a se ele late muito. Bom, a resposta é: depende.

Isso porque precisa ser levado em consideração o temperamento do cão, que muda de cachorro para cachorro, além disso, é preciso considerar como ele é criado e mais uma série de fatores.

O poodle é agitado?

A raça não é tão agitada, tampouco destruidora. É claro que, de fato, ninguém está isento de ter um sapato ou algum outro objeto ruído por esses cães.

Vale levar em conta que o poodle é obediente e muito inteligente. Sendo assim, não vai demorar muito para o seu cãozinho aprender a fazer as necessidades no lugar correto e muito menos obedecê-lo, especialmente quando você o chamar.

O poodle requer espaço?

Por ser uma raça muito adaptável, não é necessário tanto espaço. Além disso, como dito anteriormente, ele não requer tantas atividades físicas. Porém, outros cuidados são necessários.

Os poodles gostam de colo?

Já foi falado aqui que o cão da raça poodle é muito adaptável. Por isso, eles podem aproveitar muito um colinho e um cafuné. Tudo vai depender de como foi a criação desse bichinho, bem como o temperamento.

Convivência do Poodle com crianças, estranhos e animais

É excelente para quem tem crianças, pois são muito ativos, adoram correr e nadar e não se cansam com facilidade.

O poodle é uma raça muito adaptável, fácil de treinar, convive com crianças e com gatos. Esses dois últimos, contudo, se ele for acostumado a isso desde pequeno.

Alguns tipos de poodle podem não ser tão receptivos com estranhos e começar a latir bastante. Apesar disso, conseguem se dar muito bem com outro cão ou outro animal de estimação. Eles são excelentes para quem quer ter o seu primeiro animal de estimação, pois são muito obedientes e alegres. Não é à toa que eles são tão populares em todo o mundo.

Manutenção e higiene do Poodle

Os treinos curtos de adestramento, passeios diários e contato com outras pessoas e outros animais devem ser constantes e é imprescindível para o bom desenvolvimento do animal.

Ele deve ser escovado todos os dias porque quando o pelo começa a mudar ele não cai e pode embaraçar no que está nascendo. Em locais de clima muito quem é indicado deixar o pelo do poodle sempre mais curto por causa da dermatite, comum em cachorros de pelos compridos.

Pelos

Foi comentado anteriormente que o poodle não solta muitos pelos. E isso tem uma explicação: a escovação.

Os poodles precisam ser escovados diariamente para que não se formem nós nos pelos do seu cãozinho. Além disso, esteja preparado com duas trocas de pelos intensas durante o ano.

Orelhas

O cuidado com as orelhas é, de fato, imprescindível com essa raça. Especialmente porque eles tendem a acumular muitos pelos mortos nas orelhas. Esses pelos fazem com que haja a putrefação no interior do duto auditivo se não forem limpos.

Essa higienização deve ser feita, inegavelmente, com frequência. No entanto, é aconselhado que um profissional da área o faça. Afinal, o canal auditivo é muito sensível.

Os demais cuidados são os mesmos para todo o cão. Dê banho periodicamente, leve-o ao veterinário sempre que notar alguma coisa diferente nele ou mesmo para realizar exames periódicos. Dê sempre muito amor e carinho e o seu cão crescerá sempre muito saudável.

Alimentação do Poodle

A alimentação dos cães da raça poodle não tem mistério. Você precisa escolher rações que apresentem uma boa ficha nutricional. Além disso, deve levar em consideração o porte e a idade do seu cãozinho.

Uma boa escolha, então, é pedir a indicação da ração mais apropriada para o seu veterinário de confiança. Assim, ele pode indicar a você as rações que apresentam mais benefícios ao seu cão.

Aliás, se você quiser dar um agradinho para o seu cão de vez enquanto, saiba que os poodles amam aqueles ossinhos, biscoitos, bifinhos e outros tipos de agradinhos. É claro que, assim como tudo, os petiscos devem ser moderados.

Reprodução do Poodle

Como o poodle apresenta 4 variações de tamanho, então a quantidade de cães muda. Os cães de grande porte podem ter até 10 filhotes. Já as cadelas de pequeno porte só suportam 3 cãezinhos por vez.

É recomendado que sejam usados cães do mesmo porte na reprodução dos poodles. Assim, os filhotes nascerão com o mesmo tamanho dos pais. Isso, é claro, se as 6 gerações anteriores da fêmea e do macho tiverem sido do mesmo porte também.

Aliás, não se preocupe em ter que ajudar no parto de sua cadelinha poodle. Geralmente, as fêmeas fazem esse trabalho sozinhas. No entanto, caso perceba que algo não está normal, não hesite em procurar um veterinário.

Para ajudá-la a se preparar para esse momento, você pode montar o local no qual sua cadelinha terá os cãezinhos cerca de 2 semanas antes. Assim, ela poderá se familiarizar com o seu cantinho e se sentirá mais segura no momento do parto.

Como são os filhotes de poodle?

Outra resposta que depende de outros fatores. Afinal, são 4 tamanhos de poodle. Mas, sem dúvida, eles apresentam alto grau de fofura. Assim como todos os outros filhotes de cães.

Saúde do Poodle

O poodle requer muita atenção. É importante, portanto, que você saiba que as principais doenças associadas ao poodle são:

  • Catarata
  • Epilepsia
  • Doenças de disco intervertebral
  • Obstrução do duto lacrimal
  • Necrose assepsia da cabeça do fêmur
  • Luxação da patela
  • Atrofia da retina
  • Formação de pedras no sistema urinário

Tendo em vista a grande lista de doenças, é recomendado que a visita ao veterinário seja feita ao menos uma vez por ano. Além disso, os cuidados com os dentes do seu poodle são, sem dúvida, essenciais.

Os poodles são pura fofura

Vale alertar que é difícil não cair em tentação ao ver um cãozinho desses. Eles são muito fotos, dóceis e adoram os seus donos.

Se você busca um cãozinho companheiro, tenha a certeza que o poodle é a escolha certa. Mas, não se esqueça: é preciso de muita responsabilidade ao assumir os cuidados com um cão, independentemente de sua raça.

Fotos do Poodle

Poodle Poodle Poodle Poodle Poodle

Poodle

Poodle Poodle Poodle

Separei mais esses conteúdos para você:

Guia de Adestramento Para Cães

Seu cão faz xixi no lugar errado, destróis o seu sofá e não te obedece? Conheça o Guia de Adestramento para cães. Informe seu nome e e-mail.

envelope
envelope

2 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns pelo artigo, temos uma “puldinha” (feminino que encontrei para o poodle femea) e ela é tudo isso que está escrito.

  2. olá! comprei um poodle e ele esta apenas com 5 meses, minha preocupação e que ele esta com 1 quilo e 500 gramas e normal para um poodle Toy esse peso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here