Os tutores juram que sim, e os pesquisadores confirmam, segundo donos e estudiosos os cães sorriem sim, e uma série de fatores comportamentais e instintivos estão associados a esse sorriso canino. Nesse artigo vamos explicar um pouco mais do assunto.
Como é o sorriso canino?
Enquanto a gente costuma sorrir mostrando os dentes geralmente quando estamos bem alegres, com os cães é diferente, o sorriso bom é aquele quando o cãozinho abre um pouco a boca, fica meio ofegante e até mesmo coloca a língua pra fora, repuxando as bochechas em um sorriso amigável.
Se o cãozinho está mostrando todos os dentes isso não é um sorriso, mostrar os dentes significa que o cão quer que a pessoa ou animal se afaste e pode até mesmo partir para um ataque.
Instintos
Os lobos também sorriem, você sabia? O que acontece em uma matilha de lobos é que o sorriso significa “eu sou amigável e submisso a você” isso mesmo, como as matilhas possuem líderes os outros cães costumam sorrir para o líder indicando que são submissos a ele.
Aproveite para conferir nosso artigo sobre sono canino e saiba se os cães também sonham
Os pesquisadores acreditam que esse instinto chegou aos cães que sorriem para seus tutores como uma forma de indicar a eles que o enxergam como líder e que são submissos a ele. Entenda que a palavra submissão nesse caso não indica algo ruim, já que cães precisam de líderes e de rotina para ser equilibrados.
Sorrir para ganhar algo
Os cães não são bobos, já falamos diversas vezes aqui que o cão muitas vezes percebe que ganha algo ao realizar determinada ação, então ele passa a fazer aquilo sempre que possível pra ganhar uma recompensa.
Segundo os estudiosos o sorriso é uma dessas coisas, qual a sua reação ao ver seu cão sorrindo? Achar fofo e ir lá fazer um carinho nele, claro! E ganhar carinho deixa ele muito feliz, por isso sempre que possível ele vai sorrir pra você.
Sorriso associado ao prazer
Assim como nós sorrimos por estarmos alegres com algo, os cães também, no geral durante ações que eles gostem muito, como a hora de sair para passear, ou quando você pega o brinquedo favorito dele para brincarem juntos, ou algum momento de descontração com você.
Aproveite para conferir nosso artigo sobre os cães assistirem televisão e saiba mais sobre a visão canina
Embora abrir a boca também seja uma ação para retirar o calor do corpo, os cientistas asseguram que os cães também sorriem em reação a alguma coisa que provoca prazer neles, como todos sabemos os cães identificam emoções muito bem e podem ter incorporado o sorriso como uma reação positiva.
Sorriso ou cansaço?
Muita gente acredita que os cães não sorriem, que eles apenas estão cansados e por isso ficam ofegantes. Acontece que os cães podem fazer as duas coisas, experimente fazer um carinho na barriga do seu cão em um momento tranquilo em casa.
O cão pode sorrir abrindo a boca como se fosse ofegar, mas na verdade está reagindo a situação prazerosa, dizendo pra você que está gostando daquilo com o sorriso e um leve abanar da cauda.
Situações como corrida no parque também podem fazer o cão sorrir, mas em casos assim ele provavelmente não estará apenas feliz, mas de fato ofegante devido ao calor causado pela atividade física.