Entenda tudo sobre pelagem dupla

U Milena Costa    t 14 de novembro de 2016


O verão chegou com tudo e alguns lugares do país esquentam muito, o sol e a praia viram parada obrigatória para muita gente, mas algumas pessoas que gostam de cães peludos e moram em regiões quentes assim ficam confusos sobre ter ou não um cão peludo.

Inclusive muita gente acha maldade quando vê um cãozinho peludo e não tosado passeando nas ruas durante o verão. Nesse artigo vamos falar sobre cães de raças com pelagem dupla, suas características, como essa pelagem funciona e como o tutor deve cuidar do seu amigo peludo.

Pastor Shetland

Como saber se um cão tem pelagem dupla

Essa é uma característica de algumas raças, não é todo cão peludo que tem esse tipo de pelagem. Antes de adquirir um cão –se você pretende comprar- é bom saber qual o tipo de pelagem ele tem, ou sempre bom saber mesmo que você já tenha um cão em casa, nesse caso, uma visita ao veterinário pode ajudar.

Cães de raças como Pastor Shetland, Border Collie, São Bernardo, Samoieda, Bernese Montanhês e Husky Siberiano são raças de pelagem dupla. São animais muito peludos, mas não devem ser confundidos com animais de pelo longo.

21

O pelo longo é totalmente diferente da pelagem dupla, Shih Tzu, Bichon Maltês, Bichon Frisé, Yorkshire Terrier e Golden Retriever são cães que possuem pelo longo. Uma das características visíveis que diferencia a pelagem dupla da pelagem longa é que cães de pelagem dupla tem maior volume de pelos, justamente por ter duas pelagens.

Como funciona a pelagem dupla

Cães de pelagem dupla, como o nome diz, tem duas pelagens, uma espécie de sub-pelo junto ao corpo e uma pelagem fofa que é a visível. Essas duas pelagens combinadas fazem com que o cão suporte o frio extremo, pois funciona como uma manta térmica que mantêm o cão aquecido.

Bernese Montanhês

E também permite que o cão suporte calor extremo, pois também evita que em dias quentes o corpo do cãozinho absorva o calor. Durante algumas épocas do ano o sub-pelo costuma cair, é conhecida como muda sazonal e pode acontecer até 2 vezes por ano. Alguns cães trocam de pelo constantemente.

Confira também nosso artigo Como escolher o melhor local para os procedimentos do seu cão

Cuidados com a pelagem dupla

Jamais se deve tosar um cão de pelagem dupla, pode acontecer da necessidade surgir, se o dono não cuidar bem, a pelagem podem criar muitos nós e isso seria ruim para o cão, criando a necessidade de tosar.

O cão não precisa da tosa por calor, como explicamos, a pelagem o protege de temperaturas altas e baixas e tosar vai retirar a proteção dele. A tosa indevida nesses casos pode também fazer com que a pelagem pare de crescer em algumas regiões ou até mude de cor.

Border Collie

Um cão de pelagem dupla deve ser escovado com grande frequência, no mínimo uma vez na semana, mas se o tutor conseguir escovar ainda mais vezes será ainda melhor para o pelo do cão.

Não se deve usar outros produtos de beleza como cremes pra pelos ou os inúmeros produtos que vemos no mercado, cães de pelagem dupla precisam apenas dos banhos regulares –sem excesso- com shampoo específico para cães e das escovações.

Samoieda

Dar muitos banhos nesses cães por querer refresca-los, por exemplo, pode enfraquecer a pele, como em qualquer outro cão, e deixa-los mais suscetíveis a desenvolver doenças de pele como micoses.

Aproveite pata conferir nosso artigo Cuidados na hora do banho do cachorro

Quem pode ter um cão de pelagem dupla?

Qualquer tutor responsável, disposto a ter todos os cuidados que se deve ter com um cãozinho e os cuidados a mais que se deve ter com a pelagem, como a escovação. Pessoas que não consigam lidar com a grande quantidade de pelos que esses cães soltam ou muito obcecadas com limpeza podem não estar muito preparadas para essa característica em especial.

São Bernardo

Quem mora em locais quentes ou frios pode ter um cão de pelagem dupla sem o medo do animalzinho sofrer de calor, ainda assim é preciso leva-lo sempre ao veterinário, e manter todos os cuidados naturais que se deve ter com um cão.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Populares

Dachshund (Salsicha, Basset, Teckel ou Cofap)

Grupo dos Hounds

Dachshund (Salsicha, Basset, Teckel ou Cofap)

Cavalier King Charles Spaniel

Grupo dos Esportistas

Cavalier King Charles Spaniel

Os cachorros mais bonitos do mundo

Curiosidades

Os cachorros mais bonitos do mundo

Cocker Spaniel Inglês

Grupo dos Esportistas

Cocker Spaniel Inglês

Como Construir uma Casa de Cachorro Ideal

Cuidados

Como Construir uma Casa de Cachorro Ideal

Últimos Artigos

Saiba como armazenar a ração do seu cachorro

Alimentação

Saiba como armazenar a ração do seu cachorro

Saiba tudo sobre catarata canina

Dicas

Saiba tudo sobre catarata canina

Cuidados com os cães importantes no inverno

Cuidados

Cuidados com os cães importantes no inverno

Saiba como lidar e evitar brigas de cães no passeio

Dicas

Saiba como lidar e evitar brigas de cães no passeio

Saiba como preparar uma viagem de carro com seu cão

Curiosidades

Saiba como preparar uma viagem de carro com seu cão