Com sua incrível beleza selvagem, esse cão com ares de lobo encanta por sua beleza exótica e inigualável. Apesar de ter cara de feroz ele é muito gentil e dócil o que pode fazer dele um companheiro para todas as horas. Veja aqui as principais características, os cuidados necessários com essa raça e qual a sua origem.

Tudo sobre Husky Siberiano

Informações dobre o Husky Siberiano

  • País de origem: Sibéria
  • Principal função: cães de trenó
  • Grupo: 5
  • Pelo: denso e curto
  • Cor da pelagem: branco e cinza são os mais comuns
  • Cor dos olhos: azul, verde, amarelo e castanho
  • Expectativa de vida: de 11 até 13 anos
  • Temperamento: sociável e adora companhia
  • Altura: macho – de 53 até 60 cm e fêmea – de 50 até 55 cm
  • Peso: macho – 20 até 27 kg e fêmea – 15 até 22 kg
  • Preço do Husky Siberiano: entre R$ 1.500 até R$ 2.500

Origem

Não se sabe quem são os ancestrais do husky, mas é claro que eles são do grupo dos spitz. Eles foram evoluindo com o passar dos anos e adquiriram como função principal o trabalho de puxar trenós para as viagens dos nômades. Essa raça se tornou bastante popular durante a corrida do ouro no Alasca e depois disso as corridas de trenó se tornou fonte de entretenimento nessa região.

Os Chukchi foram o povo responsável pela criação e desenvolvimento dessa raça. A primeira leva dos exemplares foram trazidos da Sibéria em 1909, mas as pessoas não ficaram muito impressionadas pois eram pequenos e dóceis. Mas alguém conseguiu ver além das aparências e em 1910 escolheu 70 cães e começou a treiná-los para corrida.

Tudo sobre Husky Siberiano

Isso foi um marco na história dos huskys siberianos e seu auge foi alcançado no ano de 1925 quando eles começaram a ser utilizados como cães de resgate onde corriam mais de 540 km com soro para difteria e conseguiram salvar a vida de muitas pessoas. Eles se tornaram tão amados e que existe até uma estátua em homenagem a Balto, o husky que salvou muitas vidas, no Central Park.

Tudo sobre Husky Siberiano

Mais ou menos nessa época os cães foram levados para o Canadá e para os Estados Unidos e em 1930 a raça foi reconhecida peça AKC. Ele foi bastante utilizado durante a Segunda Guerra Mundial em equipes de busca e salvamento, o que fez a sua popularidade crescer ainda mais. Hoje, além dessas funções também se tornou um excelente cão de companhia.

Características do Husky Siberiano

Possui pelagem densa e curta, já que esse cão é originário de regiões frias, o pelo denso o protege do frio. Ele consegue ser ágil com o movimento do corpo e realiza seus trabalhos de forma rápida. A cor dos olhos é uma característica bem marcante variando entre verde, azul, amarelo ou castanho.

Tudo sobre Husky Siberiano

A cor da pelagem possui grande variedade. As cores mais comuns são o branco e o cinza, mas é possível encontrar exemplares combinando o vermelho, cobre, preto ou marrom. Eles são cães de grande porte e podem chegar a medir entre 50 até 60 cm de altura. Eles podem pesar até 27 kg e estão na 45ª posição no ranking de inteligência.

Temperamento

Ele é bastante ativo, gosta de brincar e pode correr por muitos quilômetros sem demonstrar cansaço. Ele precisa de exercícios e passeios pelo menos duas vezes ao dia. Eles não são adequados para apartamentos por precisaram de uma grande área para correr e são mais adequados para casas com grande área ao ar livre ou fazenda.

Tudo sobre Husky Siberiano

Cuidados Especiais com o Husky Siberiano

Além dos passeios constantes, essa raça não exige grandes cuidados. O pelo deve ser escovado pelo menos 2 vezes por semana e se estiver na época da troca de pelo, o ideal é realizar escovação todos os dias para retirar o pelo morto. Podem ter algumas patologias mais comuns como os oftálmicos desde opacidade corneana, catarata ou glaucoma.

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here