Entenda tudo sobre pelagem dupla

Entenda tudo sobre pelagem dupla

O verão chegou com tudo e alguns lugares do país esquentam muito, o sol e a praia viram parada obrigatória para muita gente, mas algumas pessoas que gostam de cães peludos e moram em regiões quentes assim ficam confusos sobre ter ou não um cão peludo.

Inclusive muita gente acha maldade quando vê um cãozinho peludo e não tosado passeando nas ruas durante o verão. Nesse artigo vamos falar sobre cães de raças com pelagem dupla, suas características, como essa pelagem funciona e como o tutor deve cuidar do seu amigo peludo.

Entenda tudo sobre pelagem dupla
Foto: Freepik

Como saber se um cão tem pelagem dupla

Essa é uma característica de algumas raças, não é todo cão peludo que tem esse tipo de pelagem. Antes de adquirir um cão –se você pretende comprar- é bom saber qual o tipo de pelagem ele tem, ou sempre bom saber mesmo que você já tenha um cão em casa, nesse caso, uma visita ao veterinário pode ajudar.

Cães de raças como Pastor Shetland, Border Collie, São Bernardo, Samoieda, Bernese Montanhês e Husky Siberiano são raças de pelagem dupla. São animais muito peludos, mas não devem ser confundidos com animais de pelo longo.

São Bernardo
Foto: Freepik

O pelo longo é totalmente diferente da pelagem dupla, Shih Tzu, Bichon Maltês, Bichon Frisé, Yorkshire Terrier e Golden Retriever são cães que possuem pelo longo. Uma das características visíveis que diferencia a pelagem dupla da pelagem longa é que cães de pelagem dupla tem maior volume de pelos, justamente por ter duas pelagens.

Como funciona a pelagem dupla

Cães de pelagem dupla, como o nome diz, tem duas pelagens, uma espécie de sub-pelo junto ao corpo e uma pelagem fofa que é a visível. Essas duas pelagens combinadas fazem com que o cão suporte o frio extremo, pois funciona como uma manta térmica que mantêm o cão aquecido.

Entenda tudo sobre pelagem dupla
Foto: Freepik

E também permite que o cão suporte calor extremo, pois também evita que em dias quentes o corpo do cãozinho absorva o calor. Durante algumas épocas do ano o sub-pelo costuma cair, é conhecida como muda sazonal e pode acontecer até 2 vezes por ano. Alguns cães trocam de pelo constantemente.

Confira também nosso artigo Como escolher o melhor local para os procedimentos do seu cão

Cuidados com a pelagem dupla

Jamais se deve tosar um cão de pelagem dupla, pode acontecer da necessidade surgir, se o dono não cuidar bem, a pelagem podem criar muitos nós e isso seria ruim para o cão, criando a necessidade de tosar.

O cão não precisa da tosa por calor, como explicamos, a pelagem o protege de temperaturas altas e baixas e tosar vai retirar a proteção dele. A tosa indevida nesses casos pode também fazer com que a pelagem pare de crescer em algumas regiões ou até mude de cor.

Entenda tudo sobre pelagem dupla
Foto: Freepik

Um cão de pelagem dupla deve ser escovado com grande frequência, no mínimo uma vez na semana, mas se o tutor conseguir escovar ainda mais vezes será ainda melhor para o pelo do cão.

Não se deve usar outros produtos de beleza como cremes pra pelos ou os inúmeros produtos que vemos no mercado, cães de pelagem dupla precisam apenas dos banhos regulares –sem excesso- com shampoo específico para cães e das escovações.

Dar muitos banhos nesses cães por querer refresca-los, por exemplo, pode enfraquecer a pele, como em qualquer outro cão, e deixa-los mais suscetíveis a desenvolver doenças de pele como micoses.

Aproveite pata conferir nosso artigo Cuidados na hora do banho do cachorro

Quem pode ter um cão de pelagem dupla?

Qualquer tutor responsável, disposto a ter todos os cuidados que se deve ter com um cãozinho e os cuidados a mais que se deve ter com a pelagem, como a escovação. Pessoas que não consigam lidar com a grande quantidade de pelos que esses cães soltam ou muito obcecadas com limpeza podem não estar muito preparadas para essa característica em especial.

Quem mora em locais quentes ou frios pode ter um cão de pelagem dupla sem o medo do animalzinho sofrer de calor, ainda assim é preciso leva-lo sempre ao veterinário, e manter todos os cuidados naturais que se deve ter com um cão.

Separei mais esses conteúdos para você:

3 comments

  1. Parabéns pela excelente matéria.

    Tenho um Bernese fêmea de 11 meses de idade porém ela não é e nem nunca foi tão peluda como qualquer outro Bernese que vejo em fotos. Possui todas as características de cor de pelo da raça (inclusive a ponta do rabo branca) e a acho também um pouco pequena. Comprei numa feira de filhotes com quase 3 meses e o vendedor disse que tinha pedigree mas depois sumiu. Não ligo para isso mas fico receoso de ser uma mistura de raças…
    1 – É normal existirem cães dessa raça não tão peludos?
    2 – Será que ela tem pelagem dupla? E se ela não tier pelagem dupla sofrerá muito em temperaturas altas? Fico preocupado por que faz muito calor aqui no RJ no verão…

    Obrigado.

    1. Olá Sergio, o que atualmente esta acontecendo em grande escala é a venda de cães misturados, para realmente você ter a certeza de que esta com um cão de raça pura, tem que comprar diretamente de um criador sério credenciados a Federação Internacional de Cinofilia, mas em uma feira de filhotes, sempre tem pessoas muito mal intencionadas …. Existem sim cães de diferentes pelagens mesmo dentro de uma raça pura, portanto pode ocorrer de um cachorro vir com uma pelagem bem voluptuosa herdada de avós ou bisavós e os pais não serem tão peludos assim, como também pode ocorrer o oposto. Para você ver se o seu cão tem pelagem dupla é só você abrir o pelo e identificar se existe a presença da lã, ou camada inferior, ou subpelagem. No caso do Bernesse você vai identificar claramente a pelagem fina e sem brilho que existe logo abaixo daquele pelo preto e brilhante. Qualquer tipo de pelagem ajuda o cão a controlar a temperatura, mesmo se caso ele não tiver a sub-pelagem, basta somente você não abusar de passeios ao ar livre em horários de pico solar, opite por passeios matutinos ou vespertinos, onde o sol já não mais esta em seu extremo.

  2. Olá!
    Eu tenho uma vira-lata com pelo curto e todo irregular.
    Ela tem um sub-pelo com comprimento curto e um pelo médio espaçado, felpudo.
    Eu pedi para tosarem os pelos mais longos na altura do subpelo, sem mexer nessa parte, mas tosaram demais, deixando tudo bem baixinho e, ainda por cima, tosaram todo o rabo dela que era todo peludinho (e não era para tosar).
    Será que o pelo dela pode voltar ao normal?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *