Muitos tutores não sabem exatamente como escolher o local adequado para os procedimentos do seu cão. Muitas vezes são “pais” de primeira viagem e não tem um veterinário ou pet shop de confiança.

Nesse artigo vamos dar dicas para escolher os melhores locais para a realização de procedimentos do seu cão, e assim evitar que ele passe por acidentes, situações traumáticas e até mesmo situações mais complicadas, que infelizmente levam alguns cães a óbito.

Vacinas para cães
Foto: Freepik

Claro que a escolha do lugar onde os procedimentos serão realizados também depende da situação financeira de cada dono, mas é sempre melhor optar pelo local onde seu cãozinho vai estar mais seguro e confortável.

A temida castração canina

Muitas pessoas ficam com medo de levar o cão para castrar, mas quando resolvem fazê-lo escolhem um lugar não muito adequado. Tenha sempre em mente que a castração é um procedimento rápido e que a recuperação é em casa, então evite levar para canis e clínicas que queiram ficar com o cão depois do procedimento por um dia ou por uma noite.

Aproveite para ler também o nosso artigo Saiba tudo sobre castração canina.

Converse antes com o veterinário que fará o procedimento, não vai haver nenhuma complicação da cirurgia se antes ele fizer os exames adequados e estiver capacitado para realizar o procedimento.

veterinária
Foto: Freepik

Já houveram casos da cirurgia ser um sucesso, mas a clínica querer ficar com o cão para a recuperação e o cãozinho assustado, na tentativa de fugir acabar se ferindo. Depois da castração seu cão vai com você para casa, se recuperar no conforto de casa e com seu apoio. Se você tem amigos que tenham cães e já realizaram o procedimento em algum local, opte por esses locais que tenham sido recomendados e tenham a conduta correta.

Banho e Tosa

É recomendado que o primeiro banho do cão seja em casa para que ele não tenha algum trauma e passe a ter medo de banhos, se você optou por levar seu cãozinho para tomar banho em uma pet shop, ou tosar, esteja junto nas primeiras vezes.

carrapato
Foto: Freepik

São muitos os casos de locais que entregaram o cão ferido e alguns cães até chegaram a óbito, claro que existem os locais de conduta irregular e culpados por essas situações, mas muitas vezes o cão por ser muito agitado acaba se ferindo, ou até mesmo por estar assustado, sem o dono, acaba complicando o procedimento.

Aproveite para conferir também o nosso artigo Cuidados na fora do banho do cachorro

Depois de escolher o local que você pode pagar, que tenha um bom local de banho e tosa, olhe os locais onde são realizados os procedimentos, os instrumentos e converse com os funcionários, pelo menos nas primeiras vezes esteja por perto para que seu cãozinho fique tranquilo com o procedimento, e observe se ele fica a vontade com as pessoas que trabalham no local, assim muitos acidentes podem ser evitados.

Clínica Veterinária

Vacinas para cães
Foto: Freepik

É muito importante reforçar as vacinas, fazer consultas, estar com a saúde do seu melhor amigo em dia, o melhor é ter um veterinário ou clínica de confiança. Assim como nós humanos, os cães também ficam mais a vontades com certos médicos e se for sempre o mesmo, fica mais fácil até para o veterinário descobrir algum problema de saúde, já que ele vai estar sempre a par da saúde do seu cão.

Leve em consideração o preço que você pode pagar, claro, a qualidade dos instrumentos e vacinas, a higiene do local e o quão tranquilo seu cão fica. Sempre converse com o veterinário para tirar as dúvidas sobre o local e os procedimentos, não tenha vergonha. E se for uma clínica ou veterinário indicado por um amigo que confia e nunca teve problemas, melhor ainda.

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here