Os cães falam com seus donos, eles demonstram com a expressão corporal e facial, além dos latidos, rosnados ou uivos, como estão se sentindo, o que querem, se estão com medo, estressados ou relaxados.
Entender essa linguagem corporal e facial é ótimo para o tutor conseguir entender seu cão, isso vai ajudar no melhor convívio entre cão e dono e ajuda muito o tutor a proporcionar uma melhor qualidade de vida ao seu amigo canino.
Comunicação é extremamente importante
Os cães necessitam do convívio social e assim como os humanos e os outros animais, tem o jeito deles de se comunicar com outros cães dentro e fora da matilha, e é essa comunicação que eles usam para “falar” com sua família humana e com outros humanos que cruzem seu caminho.
Todas as partes do corpo do cão ajudam nessa comunicação, todo mundo sabe, por exemplo, que um cão balançando a cauda e pulando no dono, está o recebendo alegremente e dizendo “estou muito feliz, eu te amo”.
Entender o que o cão está dizendo ajuda não apenas no adestramento, mas também no dia a dia. E torna a relação do tutor com seu cão ainda mais estreita, pois sabendo o que seu cão diz, você saberá o que responder.
Aproveite para ler nosso artigo Entenda porque os cães uivam
Como funciona a linguagem canina
Nós humanos, temos diversos modos e estilos de comunicação que se tornam complexos e indecifráveis para os cães. Nossos amigos não entendem sarcasmo ou longas frases complexas, por exemplo, mas entendem muito bem os gestos, por isso os comandos no adestramento são acompanhados de gestos.
Cães relaxados: Possuem orelhas relaxadas, postura tranquila deitada ou de pé, boca pode estar fechada ou aberta ofegando tranquilamente e o rabo abanando tranquilamente.
Confira também nosso artigo Saiba tudo sobre xixi por submissão ou excitação
Cão Agressivo: Tem postura muito rígida, orelhas atentas, olhos focados, rabo para cima ou pra trás dependendo da raça, mas muito rígido enquanto a boca estará fechada mostrando os dentes e a linha de pelos do pescoço ao ombro fica arrepiada.
Cão assustado: O cão vai recolher a cauda, arregalar os olhos e baixar as orelhas, a postura vai ficar encolhida e ele vai se abaixar, abrindo ou não a boca.
Essas são as posturas mais comuns e que os donos precisam saber o que significam, mas os cães podem ainda demonstrar posturas de alerta, de submissão, de medo ou ainda de que desejam brincar e estão chamando seu humano ou outro animal para brincar.
As expressões podem mudar de acordo com cada cão?
Cada cachorro tem seu temperamento, sua personalidade e as experiências diferentes que a vida lhe proporcionou, porém essas expressões corporais e faciais estão no instinto canino, e são ainda mais reforçadas no convívio com irmãos e mãe no início da vida e posteriormente com outros cães e humanos.
Os cães tendem a demonstrar como se sentem a partir dessas expressões principalmente, até mais do que com latidos. Convivendo com seu cão e prestando atenção em seus gestos e manias, todo dono acaba decifrando um pouco ou bastante do que seu amigo está dizendo.