Não são só os tutores de cães branquinhos que tem problemas com a mudança de coloração da pelagem de seus cães, no verão muitos donos de cães negros sofrem com problemas como o avermelhamento da pelagem de seus amigos.

Nesse artigo vamos explicar como agir nesses casos se você tem um cãozinho de pelagem preta e quais são as condutas erradas nesses casos.

Saiba como cuidar de cães com pelagem preta no verão
Foto: Freepik

O sol

O sol é o grande vilão no verão para os cães de pelagem negra, pois quanto mais expostos ao sol, mais ressecada sua pelagem fica, o mesmo acontece com os humanos que ficam com os cabelos mais ressecados.

Na pelagem negra dos cães o sol também trás outro inconveniente, ele faz os pelos ficarem avermelhados e por isso muitos donos acabam até reduzindo os passeios. Mas isso não é certo, não reduza os passeios, apenas evite passear em horários de sol forte, passeie antes das 8 horas da manhã e durante a noite.

Saiba como cuidar de cães com pelagem preta no verão
Foto: Freepik

Aproveite para conferir nosso artigo Cães de pelagem branca precisam de cuidados especiais

Tosa

Na tentativa de se livrar da pelagem avermelhada ou querendo protege-lo do calor, os tutores costumam recorrer a tosa, o que acontece é que a tosa frequente em alguns cães pode fazer com que a pelagem mude de cor, deixando a cor negra do cãozinho irregular e fazendo-o até perder pelagem.

Procure saber se a raça do seu cãozinho precisa de tosa antes de recorrer a ela, se for necessário, tente tosar com pouca frequência.

Terra Nova
Foto: Freepik

Aproveite para conferir nosso artigo Entenda tudo sobre pelagem dupla

Como evitar e eliminar o avermelhado

Os donos que se sentem muito incomodados com a tonalidade avermelhada – afinal, os cãezinhos não se importam muito com estética- Existem shampoos próprios para pelagem negra.

Procure um testado dermatologicamente para seu cão não apresentar nenhum problema. Dê banho no seu cãozinho com esse shampoo e pode intercalar um banho com ele e um banho com um shampoo normal se desejar.

Terra Nova
Foto: Freepik

Com o tempo o avermelhado some e seu cãozinho volta a ter a pelagem negra que tinha antes. Sem maiores transtornos. Essa é a melhor forma de lidar com o avermelhamento da pelagem, pois não é prejudicial e resolve o problema.

Jamais tinja a pelagem do cão

É difícil de acreditar, mas alguns donos acham que podem resolver o problema da pelagem avermelhada tingindo a pelagem do cão. Não faça isso. Jamais faça isso. O cão pode apresentar uma alergia a tintura e isso pode ser extremamente perigoso.

doberman
Foto: Freepik

Existem tinturas coloridas para uso em cães, mas para os donos que resolvem usar tintura preta de humanos em seus cães, nem pensem nisso de novo. Existem produtos tóxicos na composição de tinturas humanas que podem fazer mal aos cães. Além disso, essas tintura desbotam com o tempo e não resolveria o problema, apenas submeteria o cão a um procedimento desnecessário e até incomodo para ele.

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here