Saiba porque os cães enterram coisas

Muita gente fica extremamente brava quando seus cãozinhos começam a cavar, enterrar coisas e deixar buracos e terra revirada pelo jardim, mas você já parou pra pensar porque seu cão faz isso?

Foto: Freepik

Nesse artigo explicamos quais os motivos que levam os cães a realizar essas atividades que embora deixe muitos tutores bem irritados, é extremamente divertido para os cães. E se você já pegou seu cão no flagra, abanando o rabo enquanto abre uma cratera no seu quintal, então você vai se interessar pelo que vamos falar aqui.

Qual o motivo dos cães cavarem?

Os cães amam cavar, e isso vem do instinto deles, resquícios do comportamento dos lobos que ficaram no DNA dos nossos peludinhos domésticos. O que acontece é que os ancestrais dos nossos cães costumavam enterrar restos de presas abatidas para sobreviver em épocas mais difíceis.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre os cães se fazerem ou não de inocentes para evitar broncas.

Foto: Freepik

Nossos cães recebem ração todo dia e uns deliciosos petiscos e não precisam fazer isso, mas o comportamento ficou na genética deles, e por isso cavar e enterrar coisas é muito divertido para eles.

Outro fator que faz os cães cavarem é o tédio, sim, a maioria dos comportamentos indesejados nos cães, que cavam, roem coisas e fazem bagunça, são desencadeados pelo tédio. Cães muito enérgicos e sem uma rotina que gaste essa energia tendem a cavar onde conseguirem abrir um buraco, simplesmente como um passa tempo.

Benefícios

Foto: Freepik

Sim, cavar traz benefícios aos cães, que além de se divertir, também lixam naturalmente as unhas, isso mesmo, cavar lixa as unhas e evita que os cães tenham problemas de unhas muito grandes que prejudiquem o andar e a postura do cão.

Ensine o filhote

Se você tem aquela área grande no quintal e seu filhote já deu indícios de que esse será o novo playground de escavação dele, uma ótima saída é separar um espaço onde ele possa cavar e enterrar o que ele quiser.

Aproveite para conferir também nosso artigo sobre cães submissos e dominantes, saiba como diferenciá-los e lidar com eles.

A dica é dar aquela bronca quando ele começar a cavar fora do espaço, um ‘Não’ e retirá-lo de lá já é o suficiente, e incentivá-lo a cavar só naquele espaço que você separou, brincando junto com ele, dando um carinho e até um brinquedinho pra ele enterrar enquanto estiverem naquele espaço.

Com o tempo e muita persistência da sua parte, o cãozinho começa a associar que cavar e enterrar apenas naquele local é divertido e te deixa feliz, assim todo mundo ganha.

 

Gaste a energia do cão

Foto: Freepik

Se você não está ajudando seu cão a gastar a energia dele corretamente, então nem adianta insistir, o cachorro vai continuar escavando o quintal todo, porque isso é um bom passa tempo para ele, e porque ele está com energia demais dentro dele.

 

Então ao invés de só dar broncas, leve-o para brincar, uma corrida matinal, passear no parque, brincar de pegar uma bolinha ou outro brinquedo no seu quintal mesmo, crie uma rotina saudável que ajude seu cão a gastar energia e relaxar, com isso os buracos no seu quintal vão diminuir bastante.

Separei mais esses conteúdos para você:

Guia de Adestramento Para Cães

Seu cão faz xixi no lugar errado, destróis o seu sofá e não te obedece? Conheça o Guia de Adestramento para cães. Informe seu nome e e-mail.

envelope
envelope

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here