A queda de pelo dos cães é comum, todo tutor de um desses peludinhos sabe que a casa costuma ter pelos espalhados por causa do cãozinho, mas é bom entender porque os pelos caem, afinal nem sempre é por um motivo natural.
Também é bom saber como lidar com a queda de pelos e como fazer para esse problema diminuir.
Causas da queda de pelos
A queda de pelos em cães é comum o ano todo com maior intensidade em períodos como verão e inverno, existem algumas raças que perdem menos pelos que as outras. Os cães com pelagem dupla perdem mais pelo que cães de outras raças. Essa é uma troca natural de pelos para adaptação da temperatura e renovação da pelagem.
Micoses, infecções, sarnas e alergias também causam a queda de pelos nos cães, deve-se observar se o cão está demonstrando irritação, se lambendo ou coçando-se excessivamente, pois nesses casos a causa da queda pode ser uma doença e será necessário levar o cão ao veterinário com urgência.
A alimentação que não esteja balanceada também pode ser uma das causas da queda de pelo, isso porque se o cão não estiver recebendo todos os nutrientes necessários corretamente a pelagem enfraquece. Fique atento, pois nesses casos a pelagem vai cair em excesso, leve seu cãozinho ao veterinário.
Aproveite para conferir nosso artigo Cães de pelagem branca precisam de cuidados especiais
Como agir no caso de queda por doenças
Nesses casos o ideal é levar o cãozinho ao veterinário, se a queda de pelos vem acompanhada de coceira e irritação, se está caindo de forma desregular, causando buracos com menos pelos que o restante do corpo, ou se a queda é em grande quantidade em qualquer época do ano.
Em casos como os citados acima, a queda não é natural e deve ser relatada a um veterinário, que vai identificar a causa exata da queda de pelos e tratar o problema da forma correta. Não medique seu cão sem consultar o veterinário.
Como diminuir a queda no caso de queda natural
Se seu cãozinho tem a queda de pelos natural e não sofre de nenhuma doença, mas você deseja diminuir os pelos, então existem algumas coisas que você pode fazer para amenizar essa queda de pelos.
Em primeiro lugar, é extremamente necessário dar banho no cão com a rotina correta, banhos bem dados a cada 15 dias, dar banhos com maior frequência vai aumentar a umidade corporal e promover a maior queda de pelos.
Alimentação correta diminui a queda de pelos, certifique-se de que seu cão está ingerindo todos os nutrientes necessários na ração e não dê muitos petiscos, a alimentação equilibrada deixa a pelagem mais forte e bonita.
Aproveite para conferir nosso artigo Entenda tudo sobre pelagem dupla
Leve seu cão para tomar sol nos horários corretos. Muito sol em períodos da tarde não é indicado e pode causar feridas no cão, leve-o para passear no período da manhã, até as 8h da manhã. É um bom horário para o cão absorver vitamina D do sol de forma saudável.
Escove seu cão, isso promove o fortalecimento dos pelos e crescimento saudável dos pelos, além de reduzir a queda. Cães de pelagem dupla e pelo longo devem ser escovados com maior frequência, também é importante escolher a escova certa para a pelagem do seu cão.
Em último caso a tosa também ajuda na redução da queda de pelos, porém não é tão indicada. A pelagem tem a função de proteger a pele do cão, tome cuidado para não exagerar nem o excesso de corte da pelagem, nem na frequência que as tosas acontecem. Algumas raças não devem ter o pelo tosado, certifique-se que seu cão não é de uma dessas raças antes.