vivem menos

Infelizmente alguns cães vivem menos tempo que outros. Já falamos sobre expectativa de vida dos cães e como ela pode variar. Infelizmente os cães maiores são os que vivem menos tempo. Por algum motivo sem uma explicação ainda exata.

Esses cães desenvolvem alguns problemas de saúde mais do que os cães menores e acabam tendo uma expectativa de vida menor. Esses problemas no geral são relacionados ao tamanho dos peludos.

Rottweiler

rottwailer

 

A expectativa de vida do Rottweiler, uma raça muito conhecida como cão de guarda, infelizmente é bem baixa. Entre oito e 10 anos de vida apenas. No entanto são cães bem ativos e mesmo com a vida curta terão uma vida bem divertida e cheia de atividade, no caso dos que tem um tutor responsável e atencioso.

São Bernardo

São Bernardo

A expectativa do São Bernardo também é de oito a 10 anos de vida. Câncer nos ossos e problemas na coagulação do sangue são problemas de saúde comuns para essa raça. Eles são muito conhecidos pelos filmes, e de fato são cães que mesmo com todo o tamanho são muito amigáveis. Bem mais obedientes e tranquilos do que nos filmes em que essa raça costuma ser muito destruidora.

Boiadeiro de Berna

Bernese

Também conhecido como Bernese, o Boiadeiro de Berna ficou bem famoso nos últimos tempos. A expectativa de vida infelizmente é baixíssima. Entre seis e oito anos de vida apenas. São cães muito companheiros, dóceis e divertidos. Adoram brincar e estar com a família. Se você tem um desse, nada de deixa-lo muito tempo sozinho, faça a vida dele ser cheia de amor e diversão.

Aproveite para ler nosso artigo sobre o uso de brinquedos no adestramento dos cães

Terra Nova

vivem menos

Embora sejam cães que no geral são considerados saudáveis, Os Terra Nova podem apresentar displasia e problemas cardíacos. Acredita-se que pelo tamanho, já que o macho pode chegar até 70 quilos. Os peludos dessa raça vivem entre nove a 10 anos geralmemte.

Dogue Alemão

vivem menos

Os maiores cães do mundo geralmente são dessa raça, o Dogue Alemão. E você deve reconhece-lo pelo desenho famoso Scooby-Doo.  Síndrome de Wobller e problemas nos ossos são mais comuns nesses cães. Os peludos gigantes vivem entre oito e 10 anos de vida e costumam ser muito mais dóceis do que o tamanho faz parecer.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre por que a expectativa de vida dos cães varia

Mastiff Inglês

vivem menos

Os Mastiff Inglês também podem apresentar alguns problemas de saúde sérios como Atrofia Progressiva da Retina.  São cães bem grandes podendo chegar a 100 quilos. Até mesmo as fêmeas dessa raça ficam bem grandes. Infelizmente a expectativa de vida está entre seis e 10 anos.

Mastim Napolitano

vivem menos

Geralmente a raça Mastim Napolitano, outro cão gigante, apresenta a expectativa de vida entre seis e nove anos de vida e vivem menos até para a baixa expectativa. São cães muito fortes e nem todo mundo é indicado para ser tutor, é preciso ter disciplina e dedicação para educar esse gigantão.

Bloodhound

vivem menos

O Bloodhound é um ótimo farejador, sendo usado inclusive em trabalhos na polícia. Eles são muito grandes e vivem em torno de sete a nove anos de vida. A torção gástrica acomete recorrentemente essa raça. Por isso quem tem um peludinho desse deve dobrar a atenção para evitar exercícios após a alimentação e fazer o cão se alimentar de forma mais lenta.

Aproveite para ler também nosso artigo sobre cães que vivem mais tempo

Dogue de Bordéus

vivem menos

Displasia e problemas cardíacos também são comuns nessa raça. O Dogue de Bordéus fica bem grande embora não tão grande quanto outros da lista. Também são muito utilizados como cães de guarda e são muito brincalhões. Eles vivem menos, infelizmente apenas entre cinco e oito anos de vida.

Como prolongar a expectativa de vida

Quem tem um desses peludos ou outra raça de grande ou gigante porte e tem medo que seu cãozinho parta cedo, isso é totalmente compreensível. As melhores formas de tentar prolongar a vida do seu cão é sempre fazendo acompanhamento no veterinário e check ups, mesmo quando ele está saudável.

vivem menos

Também é bom evitar pisos que possam agravar ou ajudar a aparecer problemas como displasia. Tenha bastante foco em atividades físicas e alimentação saudável. Além de é claro dar muito amor, carinho e se divertir bastante com seu peludinho.  Castrar para evitar problemas como câncer também é indicado.

Infelizmente não tem muitas outras coisas que se possa fazer, nem há garantias de que o cão realmente vai viver mais. É possível perceber no artigo que nenhuma das raças  que vivem menos tem uma expectativa que passa dos 10 anos de vida. Então tudo o que você pode fazer é garantir que o seu melhor amigo terá uma vida divertida, saudável e feliz enquanto ele viver.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here