Terra Nova

Esse cão tem como país de origem o Canadá e descende geneticamente do Mastiff. Possui muito de seu temperamento por ser tranquilo e muito apegado à família, mas não é considerado um bom cão de guarda. Em compensação, ele foi utilizado por muito tempo pelos franceses como um cão de resgate por sua excelente função de nadador. Receberam esse nome em homenagem a uma ilha que fica localizada no noroeste do Oceano Atlântico.

Terra Nova

Informações sobre a raça Terra Nova

  • País de Origem: Canadá
  • Altura: tanto os machos podem alcançar os 71 cm.
  • Peso: machos podem pesar até 68 kg e fêmeas chegam ao máximo de 54 kg.
  • Pelagem: o subpelo é denso e oleoso, evitando que a água penetre, já a camada externa é comprida e lisa.
  • Cor: a cor mais comum de ser vista é o preto, mas cores como castanho ou preto com manchas brancas também são encontrados.
  • Olhos: afastados e de cor castanho escuro.
  • Temperamento: tranquilo.
  • Expectativa de vida: de 8 a 10 anos.
  • Preço do Terra Nova: de R$ 4.000 a R$ 4.500.

Curiosidades sobre o Terra Nova

Terra Nova
Foto: Freepik
  • O Terra Nova é conhecido por ser um ótimo cuidador de crianças.
  • Um cão dessa raça teria salvo Napoleão Bonaparte quando ele caiu ao mar, em sua ida da Ilha de Elba até a França.
  • Em Peter Pan, a cachorra Nana é um Terra Nova. Porém, muitas pessoas a confundem com um São Bernardo;
  • O maior exemplar da raça tinha 180cm e pesava 117 quilos. Então, seu corpo seria semelhante ao de um filhote de elefante;
  • Esses cães são exímios nadadores. Mas na história eles já foram utilizados também no transporte de madeira e entregas de leite.
  • Além disso, a raça foi usada na Segunda Guerra Mundial para levar suprimentos e munição aos soldados.
  • Quando o Titanic naufragou, um Terra Nova chamado Nigel estava à bordo. Ele nadou ao lado de um bote durante 3 horas. Quando o bote quase foi atingido por um navio, os latidos do cão foram ouvidos e as pessoas foram salvas.
  • O Terra Nova de coloração branca e preta também é conhecido como Landseer. Isso porque Edwin Landseer costumava retratar a raça em suas pinturas.

Característica do Terra Nova

Terra Nova
Foto: Freepik

O Terra Nova é um maravilhoso gigante. Seu corpo, com os ossos largos é vigoroso e imponente. Sua cabeça é grande e larga, mas o focinho é relativamente curto. As orelhas também são pequenas. Além disso, seus pequenos olhos são profundos.

Por fim, esses animais tem a cauda larga e forte, usada por eles quando estão nadando. Além disso, a musculatura poderosa possibilita que esses cães consigam nadar até mesmo contra a correnteza marinha. E seus pulmões grandes também colaboram para que eles consigam nadar muito. Além disso, Eles possuem ainda membranas interdigitais que também são muito úteis para a natação.

O Terra Nova pode ter três cores diferentes:

  • Preto: Essa é a cor mais comum. Além disso é ideal que seja o mais uniforme possível. Entretanto, alguns tufos brancos são permitidos nos dedos, no peito e na cauda.
  • Branco e preto: O ideal é que esses cães tenham a cabeça preta e uma linha branca entre os olhos. Além disso, o início da cauda, a sela e a garupa também são pretas. Contudo, o resto do corpo do animal é branco, com apenas algumas manchas pretas.
  • Marrom: Essa coloração pode variar desde o chocolate até o bronze. E são permitidas marcas brancas no peito, dedos, bem como na ponta da cauda.

Origem da Raça Terra Nova

Terra Nova

Muitos afirmam que os cães são naturais dos Estados Unidos, mas a raça foi reconhecida como canadense. Ainda não se tem certeza sobre a sua origem, mas acredita-se que eles seriam uma mistura do labrador e dos cães escandinavos de trenós. Outras raças também são citadas como possíveis ancestrais como o Leonberg, São Bernardo, Cão de Montanha dos Pirineus.

Em 1700, os terra nova foram treinados por pescadores que os ajudavam a trazer pesadas redes de pesca do mar para a beira da praia e assim ele começou a ser visto como um valente cão de salvamento e tornou-se famoso por isso. Algumas histórias afirmam que um deles teria salvado Napoleão Bonaparte de um possível afogamento na Ilha de Elba.

Durante o século XVII esse cão foi utilizado para as mais diversas funções como cão de pastoreio, caça, salvamento, cão de guarda e até mesmo entregando correspondências. Mais tarde ele foi levado por pescadores para a Inglaterra e chegando lá, fez grande sucesso não apenas naquele país, mas em todo o continente europeu.

Temperamento da raça Terra Nova

terra nova
Foto: Freepik

Tem uma natureza muito gentil e meiga. É muito devotado a sua família e se atira na água sem pensar duas vezes para salvar qualquer um que esteja em perigo. Mas para que isso aconteça ele precisa ser adestrado pelo seu dono o que não é um trabalho muito difícil de ser feito. Ele possui ótimas qualidades como a sua alegria, lealdade e muito resistente a qualquer trabalho. Ele não se adapta bem aos ambientes muito quentes ou a locais pequenos. Precisa de ar livre para brincar e não se deixa irritar com facilidade. O mais importante de tudo é que ele precisa sempre estar perto do dono.

O Terra Nova é um cão que foi feito para nadar. Ao ver qualquer local com muita água como mar, piscina ou um lago eles correm desesperados e se jogam dentro dela. O seu pelo resistente aos climas frios, suas patas com discretas membranas entre os dedos e o seu rabo largo e forte são os ingredientes ideais caracterizar um excelente nadador. Além disso, eles conseguem arrastar consigo, para dentro ou para fora da água, grande peso, como fazia há anos atrás com as redes dos pescadores.

Inteligência e Obediência do Terra Nova

O Terra Nova é uma raça muito inteligente, ocupando a 34ª posição no ranking de classificação da inteligência canina. Tal classificação consta no livro “A Inteligência dos Cães” do especialista Stanley Coren.

terra nova
Foto: Freepik

Assim, esses cães geralmente aprendem os comandos com muita facilidade. Além disso, eles costumam ser muito obedientes, visto que adoram fazer as vontades do tutor, só para agradá-lo.

Convivência com o Terra Nova

Apesar de ser muito grande, o Terra Nova é muito dócil e leal. Então é indicado para a convivência com crianças, por serem muito pacientes com elas. Além disso esse cão consegue controlar muito bem a sua força.

Mesmo que seja bonzinho, é ideal que o Terra Nova passe por socialização enquanto ainda é filhote. Dessa forma a convivência com ele pode se tornar ainda mais tranquila.

Mas a maior desvantagem de ter um Terra Nova por perto é que esse cão é bem babão. Então, é preciso estar disposto a lidar com isso para ter um animal desse em casa.

O Terra Nova requer espaço?

O Terra Nova gosta muito de ficar dentro de casa para ficar perto dos donos. Entretanto, ele também tem necessidade de espaço para desenvolver suas atividades físicas. Então, nada impede de criar esse cão em apartamento. Mas o tutor deve dedicar uma boa parte do seu tempo para levar o animal para passear e brincar ao ar livre.

O terra nova late muito?

O Terra Nova geralmente é muito calmo. Assim, não costuma latir a não ser que perceba algo diferente.

A raça é destruidora?

terra nova
Foto: Freepik

Esses cães são muito apegados aos seus donos. Então eles gostam de ter os membros da família sempre por perto. Além disso, eles não gostam de ficar confinados em locais fechados. Dessa forma, caso sejam deixados trancados ou sozinhos por muito tempo, eles podem apresentar comportamento de destruição. Mas eles fazem isso para chamar a atenção.

Entretanto, se o Terra Nova tiver muito carinho e atenção, eles costumam se comportar adequadamente. Além disso, caso o cão apresente comportamentos inadequados, eles sempre podem ser treinados.

Por fim, gastar a energia do animal com brincadeiras e atividades físicas também pode ajudar a deixá-lo mais tranquilo.

O terra nova é agitado?

Esses cães são muito calmos, apresentando baixo nível de agitação. Entretanto, eles tem muita energia. Sendo assim, eles gostam muito de se exercitar e brincar.

Convivência do Terra Nova com crianças, estranhos e animais

O Terra Nova é um ótimo cão com crianças. Mas com desconhecidos podem se mostrar um pouco desconfiados. Entretanto, costumam fazer amizade facilmente quando percebem que não há perigo.

terra nova
Foto: Freepik

Além disso, a convivência da raça com outros animais geralmente é muito boa. Inclusive eles se dão muito bem com animais de outras espécies, como os gatos, por exemplo.

Manutenção e higiene do Terra Nova

O Terra Nova deve ter seus pelos escovados frequentemente para a remoção de pelos mortos. Além disso, banhos esporádicos complementam a higiene dos pelos do cão.

Além disso é importante ter cuidados específicos com relação à limpeza da boca, ouvidos e olhos.

O pelo, por ser muito denso, precisa de pelo menos duas escovações por semana e na primavera ou no outono ocorre a muda e é preciso escová-lo diariamente para retirar os pelos mortos. Usar um aspirador de pó nos sofás e tapetes pode ser necessário.

Banho

Eles não se mantêm limpos facilmente, principalmente se forem criados em ambientes como fazendas e sítios. Seu pelo consegue juntar poeira e terra rapidamente e é preciso de pelo menos 1 banho por semana. Na época do verão é importante que ele tenha um lugar reservado sempre na sombra no local mais fresco da casa e com quantidade abundante de água fresca.

Unhas

As unhas do animal devem ser cortadas regularmente a não ser que se gastem naturalmente com a movimentação do animal. Assim, elas nunca devem ficar longas demais para não machucar o cão.

Orelhas

As orelhas do cão devem ser verificadas frequentemente. Sendo assim, sempre que houver sujeira elas devem ser limpas com o auxílio de algodão e solução específica para isso.

Portanto, remover constantemente o excesso de secreção do ouvido do animal é muito importante para evitar infecções.

Dentes

Os dentes do cão devem ser escovados frequentemente. Assim evita-se o acúmulo de tártaro. Além disso, a escovação também é útil para amenizar o odor de saliva da boca do cão.

Nível de exercício do Terra Nova

Eles precisam de passeios constantes, mas nada muito intenso. Procure sempre fazer uma caminhada leve com o seu cão de preferência à noite ou então logo ao amanhecer que é quando o clima está mais ameno.

Alimentação da raça

terra nova
Foto: Freepik

Para manter sua forte musculatura e lindos pelos saudáveis, é necessário oferecer um alimento de boa qualidade ao Terra Nova. Sendo assim, é recomendado que seja utilizada uma ração super premium.

Além disso, as porções de comida devem ser muito bem estabelecidas para evitar que o cão fique com excesso de peso.

Reprodução da raça

Esses cães tem uma grande tendência ao desenvolvimento de doenças genéticas como displasia de quadril e cotovelo, por exemplo. Portanto, a reprodução do Terra Nova deve ser conduzida com muito cuidado.

Assim, é necessário que haja o acompanhamento de um veterinário. Sendo assim, com manejo adequado é possível evitar que os cães venham a apresentar essas condições.

Além disso é recomendado que a fêmea seja acompanhada durante toda a gestação com o intuito de evitar eventuais prejuízos à ela ou aos filhotes.

Ademais, é recomendado que a reprodução desses cães seja realizada somente após os 18 meses de idade.

Filhotes de Terra-nova

Terra nova
Foto: Freepik

A gestação do Terra Nova dura em torno de 60 dias. Após o nascimento os filhotes só devem ser retirados de perto da mãe quando completarem 50 dias.

Os filhotes de Terra Nova podem ser muito ativos e brincalhões. Mas também são muito sonolentos. Então, depois de se alimentar esses bebês costumam dormir muito. E isso é muito importante para seu crescimento e desenvolvimento.

Por fim, até os 7 meses de idade, o filhote de Terra Nova cresce muito rapidamente. Depois disso o crescimento passa a ser um pouco mais lento. Mas eles é considerado adulto oficialmente após os 12 meses.

Saúde do Terra Nova

Eles podem apresentar alguns problemas de saúde. Por causa do seu tamanho ele pode apresentar algumas patologias ortopédicas como displasia coxofemoral e do cotovelo e outras como torção no estômago. Eles possuem um problema heriditário, a estenose pulmonar, que é caracterizado pelo estreitamento da válvula pulmonar e impedir o fluxo de sangue para o órgão. Na hora de escolher é preciso verificar o histórico familiar.

Fotos do Terra Nova

Terra Nova

Terra Nova Terra Nova Terra Nova

Terra Nova

Terra Nova

Separei mais esses conteúdos para você:

Guia de Adestramento Para Cães

Seu cão faz xixi no lugar errado, destróis o seu sofá e não te obedece? Conheça o Guia de Adestramento para cães. Informe seu nome e e-mail.

envelope
envelope

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here