Esse cão tem como país de origem o Canadá e descende geneticamente do Mastiff. Possui muito de seu temperamento por ser tranquilo e muito apegado à família, mas não é considerado um bom cão de guarda. Em compensação, ele foi utilizado por muito tempo pelos franceses como um cão de resgate por sua excelente função de nadador. Receberam esse nome em homenagem a uma ilha que fica localizada no noroeste do Oceano Atlântico.

Tudo sobre Terra Nova

Informações

  • País de Origem: Canadá
  • Altura: tanto os machos podem alcançar os 71 cm.
  • Peso: machos podem pesar até 68 kg e fêmeas chegam ao máximo de 54 kg.
  • Pelagem: o subpelo é denso e oleoso, evitando que a água penetre, já a camada externa é comprida e lisa.
  • Cor: a cor mais comum de ser vista é o preto, mas cores como castanho ou preto com manchas brancas também são encontrados.
  • Olhos: afastados e de cor castanho escuro.
  • Temperamento: tranquilo.
  • Expectativa de vida: de 8 a 10 anos.
  • Preço do Terra Nova: de R$ 4.000 a R$ 4.500.

Origem da Raça Terra Nova

Muitos afirmam que os cães são naturais dos Estados Unidos, mas a raça foi reconhecida como canadense. Ainda não se tem certeza sobre a sua origem, mas acredita-se que eles seriam uma mistura do labrador e dos cães escandinavos de trenós. Outras raças também são citadas como possíveis ancestrais como o Leonberg, São Bernardo, Cão de Montanha dos Pirineus.

Tudo sobre Terra Nova

Em 1700, os terra nova foram treinados por pescadores que os ajudavam a trazer pesadas redes de pesca do mar para a beira da praia e assim ele começou a ser visto como um valente cão de salvamento e tornou-se famoso por isso. Algumas histórias afirmam que um deles teria salvado Napoleão Bonaparte de um possível afogamento na Ilha de Elba.

Tudo sobre Terra Nova

Durante o século XVII esse cão foi utilizado para as mais diversas funções como cão de pastoreio, caça, salvamento, cão de guarda e até mesmo entregando correspondências. Mais tarde ele foi levado por pescadores para a Inglaterra e chegando lá, fez grande sucesso não apenas naquele país, mas em todo o continente europeu.

Temperamento da raça Terra Nova

Tem uma natureza muito gentil e meiga. É muito devotado a sua família e se atira na água sem pensar duas vezes para salvar qualquer um que esteja em perigo. Mas para que isso aconteça ele precisa ser adestrado pelo seu dono o que não é um trabalho muito difícil de ser feito. Ele possui ótimas qualidades como a sua alegria, lealdade e muito resistente a qualquer trabalho. Ele não se adapta bem aos ambientes muito quentes ou a locais pequenos. Precisa de ar livre para brincar e não se deixa irritar com facilidade. O mais importante de tudo é que ele precisa sempre estar perto do dono.

Tudo sobre Terra Nova

O Terra Nova é um cão que foi feito para nadar. Ao ver qualquer local com muita água como mar, piscina ou um lago eles correm desesperados e se jogam dentro dela. O seu pelo resistente aos climas frios, suas patas com discretas membranas entre os dedos e o seu rabo largo e forte são os ingredientes ideais caracterizar um excelente nadador. Além disso, eles conseguem arrastar consigo, para dentro ou para fora da água, grande peso, como fazia há anos atrás com as redes dos pescadores.

Cuidados

Eles precisam de passeios constantes, mas nada muito intenso. Procure sempre fazer uma caminhada leve com o seu cão de preferência à noite ou então logo ao amanhecer que é quando o clima está mais ameno. O pelo, por ser muito denso, precisa de pelo menos duas escovações por semana e na primavera ou no outono ocorre a muda e é preciso escová-lo diariamente para retirar os pelos mortos. Usar um aspirador de pó nos sofás e tapetes pode ser necessário.

Tudo sobre Terra Nova

Eles não se mantêm limpos facilmente, principalmente se forem criados em ambientes como fazendas e sítios. Seu pelo consegue juntar poeira e terra rapidamente e é preciso de pelo menos 1 banho por semana. Na época do verão é importante que ele tenha um lugar reservado sempre na sombra no local mais fresco da casa e com quantidade abundante de água fresca.

Saúde

Eles podem apresentar alguns problemas de saúde. Por causa do seu tamanho ele pode apresentar algumas patologias ortopédicas como displasia coxofemoral e do cotovelo e outras como torção no estômago. Eles possuem um problema heriditário, a estenose pulmonar, que é caracterizado pelo estreitamento da válvula pulmonar e impedir o fluxo de sangue para o órgão. Na hora de escolher é preciso verificar o histórico familiar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here