cães

Pode parecer divertida uma pergunta dessa, mas você já observou um grupo de cães da mesma raça interagindo felizes em meio a cães de outras raças? Pode acontecer, aqui falamos sobre o assunto e o que os pesquisadores já sabem sobre essa intrigante pergunta. Cães reconhecem raças?

cães primavera

Ninhada e mãe

Os cães entendem quando encontram um animal que não é um cão, mas como costumam nascer em meio a humanos e conviver não apenas com a ninhada e a mãe e sim também como humanos, eles enxergam esse convívio como algo natural.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como lidar com filhotes que ainda não foram completamente vacinados

Dependendo do tempo que um filhote esteve com a sua ninhada e a sua mãe, é possível que ele reconheça seus irmãos e a mãe anos depois da separação, acredita-se que essa situação se deva ao olfato muito apurado dos cães.

ninhada de dálmatas

Traumas

Um cão atacado por uma raça grande, com características bem definidas, como um Dobermann, por exemplo, pode vir a ter medo de dobermanns e cães parecidos, ou de todos os cães de grande porte. Como mecanismo de sobrevivência e defesa.

Então sempre que vir um Dobermann ou outro cão parecido esse cãozinho traumatizado vai fugir e agir de forma a se defender do possível agressor devido a memória traumática de uma situação que passou no passado.

cão agressivo com outro cão

Afinal, cães podem reconhecer raças?

A verdade é que ninguém sabe responder com toda certeza, mas que muitos cães se dão bem com cães da mesma raça isso é fato, e pode se dar pela memória da ninhada e se sentir novamente naquela situação de segurança e “familiaridade” como se sentia com seus irmãos de ninhada, caso os outros cães sejam amigáveis com ele.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre porque muitos cães adultos não gostam de cães desconhecidos

Um experimento realizado em conjunto pela Universidade de Paris e a Escola Nacional de Veterinária de Lyon, também na França, usou nove cães e descobriu que os peludos conseguiam distinguir outros animais de cães, raça não foi levado em consideração.

cães

Como os especialistas também afirmam que os cães não tem noção de sua força, tamanho e de conceitos de beleza e aparência, acredita-se que os cães não consigam entender diferenças de raça.

A raça interfere na decisão de um cão gostar de outro?

Como já dissemos, acredita-se que um cão possa reviver o sentimento de ninhada ao encontrar um grupo de cães da sua raça, mas isso não é uma regra, e o cão pode sim não se sentir confortável com outros cães da raça dele, e ficar amigo de cães de outras raças.

Aproveite para conferir também nosso artigo sobre porque cães cheiram o bumbum uns dos outros

Os cães na verdade usam muito o olfato para decidir se vão brincar com o coleguinha, isso porque existe uma glândula no bumbum dos cães que libera substâncias que fazem um cão saber como o outro se sente, se está confortável com ele, se é um cão tranquilo, conseguem saber até o que o coleguinha comeu, por isso as relações entre cães são na verdade instintivas.

cães

Dica

Raça é coisa de humano, afinal os cães não parecem se importar com isso, e no fim das contas são todos maravilhosos. Vale lembrar que quanto mais socializado mais fácil vai ser para o cãozinho se relacionar com outros animais e pessoas.

Então desde filhote tente passear bastante com seu cão e mostrar a ele o mundo, outros cães, animais e pessoas, e o ajude a não sentir medo ou receio de nada disso. Mas se acontecer dele não gostar de outro cão, isso é normal, você também não gosta de todo mundo que encontra na rua.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here