Dogue Alemão

Também conhecido como dinamarquês, esse cão encanta há gerações nos desenhos animados. Se você acha que nunca viu um cão dessa raça e não tem noção do que estamos falando vai lembrar agora. Ele é a raça do famoso cão dos desenhos animados Scooby Doo. Ele possui um porte aristocrático e imponente, mas é considerado uma das raças mais dóceis do mundo e são ótimos para conviver em apartamentos apesar do seu tamanho.

Informações

  • País de origem: Alemanha
  • Tamanho dos machos: altura entre 70 e 80 cm e peso entre 45 até 54 kg.
  • Tamanho das fêmeas: altura entre 60 e 70 cm e peso entre 45 a 50 kg.
  • Cor: são três variedades mais comuns sendo dourado ou castanho tigrado, cinza-azulado com preto e arlequim com machas pretas sobre o fundo branco ou cinza azulado.
  • Pelagem: pelo curto e espesso
  • Olhos: sempre escuros e de formato redondo
  • Temperamento: é muito afetuoso com os familiares, principalmente com crianças, mas pode ser bastante desconfiado e até agressivos com estranhos
  • Expectativa de vida: 12 a 14 anos
  • Ranking de inteligência: 48ª posição
  • Preço do Dogue Alemão: um filhote, em média, fica em R$ 1.400, mas se tiver pedigree esse valor pode ficar muito mais salgado, chegando a atingir a casa dos R$ 5 mil reais

Origem

Não se sabe ainda ao certo quem são os seus ancestrais. Uma das hipóteses é que o Dogue Alemão seja o resultado entre o molosso assírio (já extinto) com cães mais leves com maior agilidade. Os romanos tiveram a intenção de desenvolver um cão que fosse ao mesmo tempo corajoso, forte e muito ágil para ser usado em caçadas. Outra hipótese de sua origem é que esse cão tenha se originado do Mastiff Inglês e do Wolfhound Irlandês, raças de grande porte e que já foram usados como cães de caça e até de guerra.

A sua grande capacidade de caça se tornou muito popular em toda a Europa e os aristocratas rurais sempre tinham, pelo menos, um exemplar em suas fazendas. Por seu porte nobre e sua grande força ganhou o apelido de “Apolo dos Cachorros” como um deus entre os cães. Também ficaram muitos populares entre os nobres, inclusive entre os reis e costumavam ajudar também na guarda no castelo.

Em 1893 ocorreu a primeira exposição de cães e a raça estava presente com dois nomes diferentes: o dogue dinarmaquês de cor branca e preta e o dogue de Ulm de cor marrom, tigrada, preta ou cinza. Como os juízes não conseguiram distinguir uma raça da outra, decidiram por torná-la apenas uma dando o nome de Dogue Alemão como conhecemos hoje. Já em 1888 foi criado o primeiro clube específico da raça e o mais entusiasmado dos criadores foi o chanceler alemão Bismark que viveu durante 60 anos sempre na companhia desses cães. Deutsche Dogge é o nome pelo qual a raça é conhecida na Alemanha, nome consagrada desde 1880.

Conheça também tudo sobre a raça Boxer.

Temperamento do Dogue Alemão

Apesar de seu tamanho que pode assustar alguns, ele é extremamente dócil e carinhoso, muito equilibrados e estáveis. Ele precisa de adestramento e desde pequeno é preciso dar a ele estímulos dos mais diversos e estressantes para que quando adulto não tenha uma reação agressiva quando for exposto a eles. Apesar de ter sido por muito tempo utilizado como cão de caça, possui um faro mediano e por isso,  não pode ser utilizado como cão policial. Mas apresenta ótimas qualidades para um cão de guarda atacando somente quando necessário.

Ele muito tranquilo com familiares, mas não se sente muito confortável na presença de estranhos. É muito difícil de atacar, mas se for provocado, causa grande impacto na presa. Gosta muito de crianças e de brincar com elas, mas como é um cão muito forte e grande, não é adequado para crianças muito pequenas. Também consegue se adaptar facilmente a outros cães e animais de estimação.

Cuidados Especiais com o Dogue Alemão

Ele precisa de exercícios todos os dias, de maneira moderada, que pode ser uma caminhada leve ou até brincadeiras dentro de casa.  Apesar de ser uma raça de grande porte, ele vive muito bem em ambientes pequenos como apartamentos, mas precisa de uma área grande reservada para ele poder se esticar. Eles crescem muito rapidamente, chegando ao tamanho adulto em apenas 8 meses de idade.

Prepare os bolsos e reserve um lugar na dispensa para guardar muitos sacos de ração. São aproximadamente 30 kg por mês ou até mais! Para se ter noção, essa mesma quantidade consegue alimentar um poodle por mais de 1 ano. Como qualquer cachorro de grande porte está propenso a certas patologias como torção gástrica e displasia coxofemoral.

Fotos da raça Dogue Alemão

Dogue Alemão

Dogue Alemão

Dogue Alemão

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here