Dogue Alemão

Também conhecido como dinamarquês, esse cão encanta há gerações nos desenhos animados. Se você acha que nunca viu um cão dessa raça e não tem noção do que estamos falando vai lembrar agora. Ele é a raça do famoso cão dos desenhos animados Scooby Doo. Ele possui um porte aristocrático e imponente, mas é considerado uma das raças mais dóceis do mundo e são ótimos para conviver em apartamentos apesar do seu tamanho.

Informações

  • País de origem: Alemanha
  • Tamanho dos machos: altura entre 70 e 80 cm e peso entre 45 até 54 kg.
  • Tamanho das fêmeas: altura entre 60 e 70 cm e peso entre 45 a 50 kg.
  • Cor: são três variedades mais comuns sendo dourado ou castanho tigrado, cinza-azulado com preto e arlequim com machas pretas sobre o fundo branco ou cinza azulado.
  • Pelagem: pelo curto e espesso
  • Olhos: sempre escuros e de formato redondo
  • Temperamento: é muito afetuoso com os familiares, principalmente com crianças, mas pode ser bastante desconfiado e até agressivos com estranhos
  • Expectativa de vida: 12 a 14 anos
  • Ranking de inteligência: 48ª posição
  • Preço do Dogue Alemão: um filhote, em média, fica em R$ 1.400, mas se tiver pedigree esse valor pode ficar muito mais salgado, chegando a atingir a casa dos R$ 5 mil reais

Curiosidades sobre o Dogue Alemão

  • O Dogue Alemão pode ultrapassar os dois metros de altura quando fica em pé.
  • Esse cão pode apresentar problemas de flatulência. Então é preciso que a família se acostume com isso.
  • O Scooby-Doo é um Dogue Alemão.
  • O Dogue Alemão, apesar de ser gigante, acha que é pequeno. Assim, frequentemente ele pode pular no colo do seu dono como se fosse de porte pequeno.
  • Durante a Idade Média acredita-se que a raça tinha o poder de afastar espíritos ruins.

Origem

Não se sabe ainda ao certo quem são os seus ancestrais. Uma das hipóteses é que o Dogue Alemão seja o resultado entre o molosso assírio (já extinto) com cães mais leves com maior agilidade. Os romanos tiveram a intenção de desenvolver um cão que fosse ao mesmo tempo corajoso, forte e muito ágil para ser usado em caçadas. Outra hipótese de sua origem é que esse cão tenha se originado do Mastiff Inglês e do Wolfhound Irlandês, raças de grande porte e que já foram usados como cães de caça e até de guerra.

A sua grande capacidade de caça se tornou muito popular em toda a Europa e os aristocratas rurais sempre tinham, pelo menos, um exemplar em suas fazendas. Por seu porte nobre e sua grande força ganhou o apelido de “Apolo dos Cachorros” como um deus entre os cães. Também ficaram muitos populares entre os nobres, inclusive entre os reis e costumavam ajudar também na guarda no castelo.

Em 1893 ocorreu a primeira exposição de cães e a raça estava presente com dois nomes diferentes: o dogue dinarmaquês de cor branca e preta e o dogue de Ulm de cor marrom, tigrada, preta ou cinza. Como os juízes não conseguiram distinguir uma raça da outra, decidiram por torná-la apenas uma dando o nome de Dogue Alemão como conhecemos hoje. Já em 1888 foi criado o primeiro clube específico da raça e o mais entusiasmado dos criadores foi o chanceler alemão Bismark que viveu durante 60 anos sempre na companhia desses cães. Deutsche Dogge é o nome pelo qual a raça é conhecida na Alemanha, nome consagrada desde 1880.

Características do Dogue Alemão

O Dogue Alemão possui um corpo imponente. Sendo assim, eles são gigantes e musculosos. Além disso o pescoço é longo e a cabeça comprida. Os olhos são marcados por sobrancelhas fortes. As orelhas, quando não são cortadas caem sobre a face. Por fim, a musculatura do cão é muito forte.

O Dogue Alemão tem pelo curto, liso e brilhante. Ademais a raça não apresenta pelagem dupla. Ou seja não tem subpelo.

O Dogue Alemão pode ter várias colorações diferentes. Cada uma delas tem características específicas.

  • Tigrado: A base pode ser dourado claro ou escuro e as listras são pretas.
  • Preto: O preto deve ser uniforme e acetinado. Contudo, muitos cães possuem manchas brancas, elas não são aceitos pelos padrões da raça.
  • Arlequim: A base é branca, com manchas pretas distribuídas de maneira irregular por todo o corpo do cão. Além disso, a base cinza com manchas pretas também é aceita. Mas essa segunda opção é menos apreciada.
  • Azul: Geralmente o cão apresenta cor azul aço homogênea. Mas também podem aparecer manchas brancas.
  • Dourado: O dourado pode variar desde uma tonalidade mais clara até mais escura. Além disso é ideal que o cão apresente máscara negra.
  • Mantado: O cão apresenta cor negra uniforme que recobre todo o seu corpo. Mas algumas regiões do corpo podem também ser brancas.

Temperamento do Dogue Alemão

Apesar de seu tamanho que pode assustar alguns, ele é extremamente dócil e carinhoso, muito equilibrados e estáveis. Ele precisa de adestramento e desde pequeno é preciso dar a ele estímulos dos mais diversos e estressantes para que quando adulto não tenha uma reação agressiva quando for exposto a eles. Apesar de ter sido por muito tempo utilizado como cão de caça, possui um faro mediano e por isso,  não pode ser utilizado como cão policial. Mas apresenta ótimas qualidades para um cão de guarda atacando somente quando necessário.

Inteligência e obediência do Dogue Alemão

O dogue alemão ocupa a 48ª colocação no ranking da inteligência canina. Apesar de ser inteligente, esse cão possui um tempo de resposta mais lento. Assim, é necessária muita paciência para fazer o treinamento do animal.

Podem ser necessárias várias repetições para que o animal aprenda um novo comando. Além disso, esse cão pode não ser muito obediente. Sendo assim, muitas vezes é necessário que a ordem seja repetida até que o cão execute a ação.

Convivência com o Dogue Alemão

O tamanho do Dogue Alemão induz as pessoas a pensarem que ele deve ficar no quintal. Porém esse cão tem a necessidade de estar sempre perto da família. Então, eles devem ser deixados dentro de casa.

O Dogue Alemão é um cão muito amoroso e gentil. Mas mesmo assim, é aconselhado que o cão seja adestrado para aprender a obedecer melhor ao seu tutor.

Como é um cão grande e forte, é muito difícil controlar esse animal com a força. Então, o ideal é que ele seja ensinado desde cedo para que o tutor consiga controla-lo somente com comandos de voz.

Por fim esse cão precisa de muita atenção. Assim, é necessário que o dono do animal reserve algum tempo para acarinhar o cão. Inclusive, eles tem o hábito de empurrar a mão das pessoas para pedir carinho.

O Dogue Alemão é muito apegado aos seus donos. Assim, eles costumam ter o hábito de deitar no colo mesmo quando não são mais filhotes. Porém, carregar um dogue alemão adulto no colo é impossível.

O dogue alemão late muito?

O Dogue Alemão é calmo, dócil e também bastante silencioso. Portanto esses cães latem apenas quando realmente há algum problema. No entanto, quando eles latem, o fazem de forma imponente com sua voz alta e grossa.

O dogue alemão é destruidor?

Geralmente esse cão se comporta bem dentro de casa. Mas por ser muito grande pode ser um pouco desajeitado. Então, muitas vezes ele pode acabar derrubando objetos acidentalmente.

Além disso, se o cão não receber atenção o suficiente para satisfazer suas necessidades, ele pode apresentar comportamentos indesejados. Assim, pode destruir objetos somente para se divertir ou ainda para chamar a atenção de seu tutor.

O dogue alemão é agitado?

Apesar de ser um cão tranquilo, o Dogue Alemão é ativo. Assim, precisa se exercitar diariamente.

O dogue alemão requer espaço?

Mesmo sendo gigante, o Dogue Alemão se comporta muito bem dentro de casa. Contudo, em espaços muito apertados ele pode acidentalmente acabar derrubando os objetos com sua cauda.

Além disso, em temperaturas mais baixas o cão pode ficar com frio. Então, eles devem ser mantidos aquecidos dentro de casa.

Convivência do Dogue Alemão com crianças, estranhos e animais

Ele muito tranquilo com familiares, mas não se sente muito confortável na presença de estranhos. É muito difícil de atacar, mas se for provocado, causa grande impacto na presa. Gosta muito de crianças e de brincar com elas, mas como é um cão muito forte e grande, não é adequado para crianças muito pequenas. Também consegue se adaptar facilmente a outros cães e animais de estimação.

Manutenção e higiene do Dogue Alemão

Por ser um cão ativo, o Dogue Alemão pode se sujar frequentemente. Então é necessário ter muito cuidado com a higiene do animal. Os banhos devem ser dados sempre que o animal estiver muito sujo. Para isso é indicado o uso de produtos específicos para cães.

Banho

O Dogue Alemão não gosta muito de banho. Entretanto, é necessário que o animal seja lavado com shampoo específico para cães com uma frequência mensal.

Unhas

Toda vez que as unhas estiverem compridas, elas devem ser aparadas. Assim, evita-se que atrapalhem a movimentação do cão. Porém, é preciso ter muito cuidado com o corte para que a para do cão não seja ferida.

Isso porque caso a unha seja cordada de maneira inadequada, algum vaso sanguíneo pode ser lesionado, provocando muita dor no animal. Então, o ideal é que o corte seja realizado por uma pessoa experiente. Por exemplo, um veterinário ou profissional de pet shop.

Orelhas

Tradicionalmente, as orelhas do Dogue Alemão eram cortadas. Mas atualmente isso é proibido. Durante o banho é necessário ter atenção para que não entre água no ouvido do cão. Mas caso isso ocorra, é necessário secá-las muito bem.

Além disso, as orelhas do cão devem ser limpas frequentemente. Assim, evita-se o surgimento de infecções do conduto auditivo.

Dentes

Para evitar o acúmulo de tártaro nos dentes do cão, é necessário que sejam escovados semanalmente. Além disso, podem ser oferecidos petiscos específicos para a limpeza dos dentes.

Nível de exercício do Dogue Alemão

Ele precisa de exercícios todos os dias, de maneira moderada, que pode ser uma caminhada leve ou até brincadeiras dentro de casa. Apesar de ser uma raça de grande porte, ele vive muito bem em ambientes pequenos como apartamentos, mas precisa de uma área grande reservada para ele poder se esticar.

Alimentação do Dogue Alemão

Para preservar a musculatura e a pelagem do animal saudáveis, é preciso fornecer uma alimentação balanceada. Assim, o ideal é que seja utilizada uma ração super premium. Além disso, o cão deve ser alimentado duas vezes ao dia quando adulto. Ainda pode ser feita a suplementação de alguns nutrientes para que o animal tenha ainda mais benefícios.

Por fim, é necessário adequar a alimentação do animal de acordo com a fase da vida na qual ele se encontra. Assim, devem ser oferecidos alimentos específicos para filhotes, adultos e idosos de acordo com a idade do animal.

Prepare os bolsos e reserve um lugar na dispensa para guardar muitos sacos de ração. São aproximadamente 30 kg por mês ou até mais! Para se ter noção, essa mesma quantidade consegue alimentar um poodle por mais de 1 ano. Como qualquer cachorro de grande porte está propenso a certas patologias como torção gástrica e displasia coxofemoral.

Reprodução da raça

A reprodução do Dogue Alemão deve ser feita de maneira responsável. Então é necessário o acompanhamento de um profissional especializado. Assim, é realizado o manejo adequado. Dessa forma evita-se a ocorrência de problemas de saúde que possam comprometer a saúde da fêmea e dos filhotes.

Filhotes de Dogue Alemão

Eles crescem muito rapidamente, chegando ao tamanho adulto em apenas 8 meses de idade.

Antes de adquirir um filhote de Dogue Alemão, é necessário que se busque um criador reconhecido. Para isso é ideal que sua reputação seja pesquisada. Além disso, é recomendado que o canil seja visitado. Assim, pode-se observar se o local possui boas condições de higiene. Também é necessário observar se os pais do filhote são saudáveis e bem cuidados.

Os filhotes de Dogue Alemão são muito bonitinhos e espertos. Então eles adoram explorar o mundo e aprender coisas novas. Nos primeiros meses de vida eles se desenvolvem muito rapidamente. Depois dos 7 meses de idade o ritmo de crescimento diminui.

Nos primeiros meses eles necessitam de bastante cuidados e atenção. Afinal, essa é a fase mais importante para garantir seu bom desenvolvimento. Assim, eles devem se exercitar diariamente, e receber alimentação adequada.

Por fim, cuidados com a higiene, vacinação e vermifugação dos cães também são necessários para garantir que eles fiquem livres de doenças indesejadas.

Fotos da raça Dogue Alemão

Dogue Alemão

Dogue Alemão

Dogue Alemão

Separei mais esses conteúdos para você:

Guia de Adestramento Para Cães

Seu cão faz xixi no lugar errado, destróis o seu sofá e não te obedece? Conheça o Guia de Adestramento para cães. Informe seu nome e e-mail.

envelope
envelope

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here