Bullmastiff (Mastiff)

O Mastiff, como é popularmente conhecido, é um dos maiores cães já reconhecidos pela AKC, mas não deixe se enganar pelo seu tamanho. Apesar do grande porte, ele é muito carinhoso e muito ligado à família, sempre com um forte espírito protetor. Possui um temperamento bastante tranquilo e, portanto, sua casa estará a salva de uma grande bagunça. Ele é um excelente cão de guarda e muito ágil em pegar alguém de surpresa.

Bullmastiff

Informações do Bullmastiff (Mastiff)

  • País de origem: Inglaterra.
  • Grupo 2
  • Ranking de Inteligência: 69ª posição.
  • Tamanho do macho: a altura pode variar de 63 até 68 cm e o peso fica entre 49 e 58 kg.
  • Tamanho da fêmea: entre 60 até 66 cm de altura e peso de 45 até 54 kg.
  • Cor: era originalmente de cor escura, mas já é possível ver cães de cor fulvo, mel até o vermelho cor de ferrugem.
  • Pelagem: curta e dura.
  • Olhos: de cor escura ou avelã com formato oval ou em amêndoa.
  • Temperamento: tranquilo.
  • Expectativa de vida: entre 8 até 10 anos.
  • Preço do Bullmastiff: os filhotes custam a partir de R$ 2.500.

Curiosidades sobre a raça Bullmastiff

  • Uma das histórias relacionadas à essa raça diz que um cão permaneceu em sua casa por uma noite sozinho até que um ladrão entrou na propriedade. Aparentemente, o animal bateu no estranho e o manteve no chão por horas, até que os donos chegaram. No fim das contas, não houve nenhum dano;
  • Dizem que Catarina de Aragão levou, como parte de seu enxoval para casar com Henrique VIII, várias cópias de touros que, mais tarde, deram origem ao Bullmastiff, como o conhecemos agora;
  • É uma raça que mistura perfeitamente força e inteligência, portanto é capaz de tomar suas próprias decisões em cada situação. Ele não atacará se não for necessário proteger sua família. Em caso de ataque, nunca procurará derramar banhos de sangue, mas conterá bem o agressor;
  • Uma das razões pelas quais ele é um bom protetor é que o Bullmastiff não tem um único dono. Ele obedecerá a toda a família se for educado corretamente;
  • Quase nunca a raça fica brava;
  • Quase não se ouve seus latidos;
  • Outra de suas virtudes é sua quase infinita paciência. De tal forma que, crianças pequenas e travessas podem brincar com ele em todos os momentos sem receber rosnados e negação;
  • O treinamento de ataque é totalmente desencorajado para esses animais, já que as consequências podem ser muito diversas. Além disso, um cão equilibrado desta raça nunca atacará, de modo que todos os esforços serão inúteis. Querer tal reação só causará uma frustração tremenda no instrutor, que pode conduzir ao mau comportamento para o animal.

História do Bullmastiff

Há indícios da raça desde 3 mil a.C., época do Antigo Egito, e até mesmo os grandes césares se encantaram pelo mastiff levando-o para batalhas em 55 a.C. Eles eram reconhecidos por sua grande força e foram utilizados também na arena contra touros, leões e gladiadores. Eles são reconhecidos como de origem inglesa, mas registros históricos afirmam que foram os celtas a levar exemplares para as ilhas britânicas.

Por isso, forma encontrados rastros desses animais no Reino Unido desde o início da sua história com a invasão romana. Eles se tornaram extremamente necessários no século XIX quando a caça ilegal foi decretada em alguns territórios, mas ainda assim, os caçadores insistiam. Então o bullmastiff foi escolhido com louvor para espantar ou prender esses homens. Esses cães tem a grande habilidade de esperar que a presa chegue até ele em absoluto silêncio, tendo um elemento surpresa.

Bullmastif
Foto: Freepik

O Bullmastiff se tornou essa raça tão eficaz graças ao cruzamento entre o bulldog, que possuia grande agilidade e o mastiff que era conhecido por seu grande porte físico e sua força. Não existem comprovações para tal fato, mas algumas referências sobre o assunto foram encontradas em 1791. Depois que o “cão perfeito” foi criado, eles foram chamados de cão vigia de caça noturno.

A raça se tornou bastante famosa em toda a Inglaterra e eles eram escolhidos principalmente por sua grande habilidade de cão de guarda. Na verdade, os britânicos ainda estavam em busca do cão perfeito e quem adquiria um bullmastiff, deseja um de linhagem pura. Estavam sempre tentando desenvolver a raça para que se chegasse ao número ideal de 40% bulldog e 60% mastiff. Em 1933 foram reconhecidos pela AKC.

Características do Bullmastif

O Bullmastiff se apresenta em três cores: vermelho, castanho ou tigrado, com focinho escuro e orelhas. Ocasionalmente, o cão terá uma marca branca pequena no peito.

O crânio é grande, com ligeiras rugas na pele da testa, que é perceptível quando o cão está atento. Os olhos são proporcionais à cabeça, escuros e alertas, e devem transmitir inteligência e curiosidade.

As orelhas são triangulares, dobram-se em tamanho médio e são postadas no alto do lado da cabeça. O focinho é largo e não muito curto, pelo menos um terço do comprimento do crânio.

O pescoço é ligeiramente arqueado devido à sua massa muscular pronunciada, e impressionantemente largo. A parte de trás não é muito longa, mas é pouco inclinada e com muito músculo também.

Os lombos são poderosos e largos. A cauda fica alta e estreita visivelmente. Conquanto, as extremidades são moderadamente bem desenvolvidas, novamente em proporção ao quadro, com uma angulação óbvia no membro posterior. É isso o que denota uma capacidade ímpar de pular.

Temperamento do Bullmastiff

É um cão de temperamento bastante tranquilo, um excelente cão de guarda e muito devotado a sua família. Ele não perde a serenidade facilmente, mas se sentir ameaçado ou algum membro de sua família, ele está pronto para o ataque. Ele não tem o instinto para morder ou machucar. A única coisa que ele faz é ficar em silêncio para poder imobilizar a presa com um ataque.

Inteligência e obediência do Bullmastiff

Embora o Bullmastiff seja um cão inteligente, eles são conhecidos por terem uma linha bastante teimosa neles, e é por isso que o manuseio cuidadoso, porém firme, é necessário desde o início se você quiser compartilhar sua casa com um deles. Também vale a pena ter em mente que quando eles são filhotes e adolescentes, o Bullmastiff pode ser um pouco teimoso, muito animado e tempestuoso, o que faz com que não se concentrem durante o treinamento.

Convivência com o Bullmastif

O Bullmastiff não necessariamente requer espaço. Ele pode se adaptar dentro de um apartamento, desde que seja oferecido pelo menos três caminhadas por dia.

Se o tutor estiver disposto a assumir a responsabilidade de treinar, o Bullmastiff será o amigo perfeito. Essa raça é leal e protetora, portanto, se ensinados adequadamente, serão excelentes companheiros. Quanto ao carinho, oferecer colo a esse grande cachorro será difícil quando adulto, mas não impossível.

Sua curta expectativa de vida, entre 8 e 10 anos, pode parecer um grande inconveniente. Mas tenha certeza de que eles oferecem muita diversão e uma quantidade ainda maior de amor nesses anos.

Estes gigantes gentis são populares como cães de guarda, mas também são animais de estimação surpreendentes com família. Em suma, são ferozmente protetores, mas incrivelmente amorosos.

Ele é muito resistente ao calor e a ambientes mais rústicos como fazendas e sítios, são adaptáveis a qualquer lugar desde que o dono esteja por perto. Raramente vão ao veterinário por algum problema de saúde e mesmo quando estão doentes, se curam rapidamente.

O Bullmastiff é bem silencioso, uma vez que raramente late. Entretanto, quando existe uma forte razão, dá seu sinal. Além disso, esse pet parece tolerar ser deixado sozinho, assim como se encaixar em uma família onde ambas as partes estão trabalhando. Sendo assim, eles não são animais destruidores.

Eles são treinados com facilidade e precisam de alguém com pulso firme no comando. Se isso não for feito, eles podem ser muito teimosos e não adianta ficar insistindo para ele fazer algo. Se você não tem autoridade suficiente sobre ele, vai perder a queda de braço.

Convivência com crianças, estranhos e animais

bullmastiff
Foto: Freepik

Bullmastiffs são muito bons com crianças. Aliás, sua natureza tranquila e calma tendem a torná-los capazes de tolerar de toda forma a energia infantil. Mas, devido ao seu tamanho, é necessária a supervisão dos pais.

Eles são cães naturalmente protetores, portanto, têm uma natureza suspeita em relação a desconhecidos. Socializa-lo é extremamente importante devido a este fato.

Essa raça é muito calma, dessa forma, tende a interagir bem com demais cachorros e também outras espécies de animais.

Manutenção e higiene do Bullmastiff

Seu pelo é curto e denso, oferecendo boa proteção contra chuva, neve e frio. Por ter pelo curto, o Bullmastiff é muito limpo e não tem cheiro, então escovar 1 vez por semana é o ideal.

Foto: Freepik

Banho para os Bullmastiffs somente quando necessário. Por ser cão de pelagem curta, não têm muito cheiro. As unhas devem ser cortadas ou lixadas 2 vezes por mês, já que é mais do que suficiente. Isso evitará evitar qualquer tipo de contratempo.

É indicado verificar se tem acúmulo de cera e limpar as orelhas sempre que for necessário. Os dentes desse pet precisam ser escovados semanalmente para evitar acúmulo de tártaro. Sendo assim, o animal não correrá o risco de infecções e mau hálito.

Condição física da raça Bullmastiff

O Bullmastiff é um cão poderoso e bem proporcionado, sem exageros ou deficiências físicas. Ele emana força, sem ser sobrecarregado com excesso de massa corporal. A pele é curta e razoavelmente densa.

É muito comum o Bullmastiff ter uma mandíbula inferior, similarmente algo cômico e vagamente ameaçador. Entretanto, depende muito da perspectiva de quem vê.

O Bullmastiff, inegavelmente, tem um passo fácil e forte.

Nível de exercício do Bullmastiff

Bullmastiff
Foto: Freepik

O bullmastif consegue ficar por muito tempo em alerta e correr grandes distâncias sem se cansar. Você deverá fazer pelo menos uma caminhada leve com ele todos os dias, o que deve ser feito com o uso da coleira.

O seu grande porte exige exercícios frequentes, mas não devem ser intensos como um corrida, por exemplo. Ele gosta de muito conforto como uma cama bem larga e acolchoada. Costuma roncar e babar durante o sono. Creio que dormir com ele no mesmo quarto pode não ser uma boa ideia.

Alimentação da raça Bullmastiff

A carne deve ser o primeiro componente de sua dieta. Poucos Bullmastiffs se sentem bem em uma dieta de arroz. Como são muito grandes em tamanho, uma dieta bem equilibrada deve ser fornecida.

Reprodução da raça

Filhotes de Bullmastiff frequentemente acabam nascendo por cesariana. É comum que raças braquicefálicas tenham dificuldades em partos naturais.

A distocia é uma condição em que a cabeça ou o corpo do filhote é grande demais para um parto natural. Há uma desproporção entre o canal de nascimento da cadela e o filhote. O cachorro, então, fica preso.

Um filhotinho preso desta maneira pode matar tanto os irmãos, quanto a cadela. Esta, sem dúvida, é uma emergência médica. A média da ninhada para Bullmastiffs é de 8 filhotes.

Filhotes da raça

exercício
Foto: Freepik

Tímido e com medo, o filhote da raça se tornará um grande cão de guarda, já previsto pelas características da raça. Melhor, no entanto, se o tutor o acostumar a entrar em contato com pessoas e animais imediatamente, mesmo em ambientes ruidosos.

Bullmastiff, até os 9 meses, mostra-se um cão autoconfiante e dominante, portanto, é melhor evitar que ele suba e desça as escadas. Suas articulações ainda estão fracas e, se forem submetidas a estresse, podem ficar sujeitas a deformações.

Fotos do Bullmastiff (Mastiff)

Bullmastiff

Bullmastiff

Bullmastiff

Bullmastiff

Separei mais esses conteúdos para você:

Guia de Adestramento Para Cães

Seu cão faz xixi no lugar errado, destróis o seu sofá e não te obedece? Conheça o Guia de Adestramento para cães. Informe seu nome e e-mail.

envelope
envelope

1 COMENTÁRIO

  1. Eu tenho um bullmastiff, chama-se BOSS, tem quase 8 meses, tem por volta de 35-38 Kg e por acaso tem todas as características mencionadas acima no blog.
    1. Gostaria de saber mais sobre ele e a melhor forma de lhe cuidar principalmente com os pelos?
    2. Quantas vezes deve tomar banho sendo meu pais tropical.
    Obrigado

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here