O Mastiff, como é popularmente conhecido, é um dos maiores cães já reconhecidos pela AKC, mas não deixe se enganar pelo seu tamanho. Apesar do grande porte, ele é muito carinhoso e muito ligado à família, sempre com um forte espírito protetor. Possui um temperamento bastante tranquilo e, portanto, sua casa estará a salva de uma grande bagunça. Ele é um excelente cão de guarda e muito ágil em pegar alguém de surpresa.

Tudo sobre o Bullmastiff

Informações

  • País de origem: Inglaterra.
  • Grupo 2
  • Ranking de Inteligência: 69ª posição.
  • Tamanho do macho: a altura pode variar de 63 até 68 cm e o peso fica entre 49 e 58 kg.
  • Tamanho da fêmea: entre 60 até 66 cm de altura e peso de 45 até 54 kg.
  • Cor: era originalmente de cor escura, mas já é possível ver cães de cor fulvo, mel até o vermelho cor de ferrugem.
  • Pelagem: curta e dura.
  • Olhos: de cor escura ou avelã com formato oval ou em amêndoa.
  • Temperamento: tranquilo.
  • Expectativa de vida: entre 8 até 10 anos.
  • Preço do Bullmastiff: os filhotes custam a partir de R$ 2.500.

História do Bullmastiff

Há indícios da raça desde 3 mil a.C., época do Antigo Egito, e até mesmo os grandes césares se encantaram pelo mastiff levando-o para batalhas em 55 a.C. Eles reconhecidos por sua grande força e foram utilizados também na arena contra touros, leões e gladiadores. Eles são reconhecidos como de origem inglesa, mas registros históricos afirmam que foram os celtas a levar exemplares para as ilhas britânicas.

Tudo sobre o Bullmastiff

Por isso, forma encontrados rastros desses animais no Reino Unido desde o início da sua história com a invasão romana. Eles se tornaram extremamente necessários no século XIX quando a caça ilegal foi decretada em alguns territórios, mas ainda assim, os caçadores insistiam. Então o bullmastiff foi escolhido com louvor para espantar ou prender esses homens. Esses cães tem a grande habilidade de esperar que a presa chegue até ele em absoluto silêncio, tendo um elemento surpresa.

O Bullmastiff se tornou essa raça tão eficaz graças ao cruzamento entre o bulldog, que possuia grande agilidade e o mastiff que era conhecido por seu grande porte físico e sua força. Não existem comprovações para tal fato, mas algumas referências sobre o assunto foram encontradas em 1791. Depois que o “cão perfeito” foi criado, eles foram chamados de cão vigia de caça noturno.

Tudo sobre o Bullmastiff

A raça se tornou bastante famosa em toda a Inglaterra e eles eram escolhidos principalmente por sua grande habilidade de cão de guarda. Na verdade, os britânicos ainda estavam em busca do cão perfeito e quem adquiria um bullmastiff, deseja um de linhagem pura. Estavam sempre tentando desenvolver a raça para que se chegasse ao número ideal de 40% bulldog e 60% mastiff. Em 1933 foram reconhecidos pela AKC.

Temperamento do Bullmastiff

É um cão de temperamento bastante tranquilo, um excelente cão de guarda e muito devotado a sua família. Ele não perde a serenidade facilmente, mas se sentir-se ameaçado ou algum membro de sua família, ele está pronto para o ataque. Ele não tem o instinto para morder ou machucar. A única coisa que ele faz é ficar em silêncio para poder imobilizar a presa com um ataque.

Tudo sobre o Bullmastiff

Eles são treinados com facilidade e precisam de alguém com pulso firme no comando. Se isso não for feito, eles podem ser muito teimosos e não adianta ficar insistindo para ele fazer algo. Se você não tem autoridade suficiente sobre ele, vai perder a queda de braço. Ele também consegue se dar muito bem com crianças, outros cães e animais em casa.

O bullmastif consegue ficar por muito tempo em alerta e correr grandes distâncias sem se cansar. Ele é muito resistente ao calor e a ambientes mais rústicos como fazendas e sítios, são adaptáveis a qualquer lugar desde que o dono esteja por perto. Raramento vão ao veterinário por algum problema de saúde e mesmo quando estão doentes, se curam rapidamente.

Tudo sobre o Bullmastiff

Os cuidados com os pêlos são muito poucos, mas em compensação você deverá fazer pelo menos uma caminhada leve com ele todos os dias, o que deve ser feito com o uso da coleira. O seu grande porte exige exercícios frequentes, mas não devem ser intensos como um corrida, por exemplo. Ele gosta de muito conforto como uma cama bem larga e acolchoada. Costuma roncar e babar durante o sono. Creio que dormir com ele no mesmo quarto pode não ser uma boa ideia.

1 COMENTÁRIO

  1. Eu tenho um bullmastiff, chama-se BOSS, tem quase 8 meses, tem por volta de 35-38 Kg e por acaso tem todas as características mencionadas acima no blog.
    1. Gostaria de saber mais sobre ele e a melhor forma de lhe cuidar principalmente com os pelos?
    2. Quantas vezes deve tomar banho sendo meu pais tropical.
    Obrigado

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here