Com tantos tipos, sabores e formatos, fica difícil escolher qual a melhor ração para o seu cão. Ir pelo preço com a ideia de que “o que é caro é melhor” não é uma tática muito sábia. Existem alguns fatores que interferem nessa escolha como a raça e a idade dele. A melhor maneira de saber se a ração é de qualidade é ficando atento às informações nutricionais contidas na embalagem. É possível encontrar três tipos básicos de ração: a normal, a premium ou super premium. Vamos ver qual delas é a mais indicada?

Qual o melhor tipo de ração para o seu cão?

Alimentando seu cachorro com Ração

Tem muita gente que não vê motivos para comprar ração para o seu cachorro já que tem comida de sobra em casa. Mas a premissa básica é: cachorros não são seres humanos. Eles precisam de nutrientes que nós não precisamos ou então necessitam dos mesmos, mas em quantidades diferentes. Mesmo que o seu amigo só coma alimentos saudáveis como verduras, frutas, legumes e carne de qualidade. Não é possível saber qual a quantidade de cada nutriente que está sendo ofertada para ele no momento.

Qual o melhor tipo de ração para o seu cão?

Um ponto muito positivo da ração é a praticidade. Donos que trabalham o dia todo fora de casa, normalmente não têm tempo nem de fazer a própria comida, quem dirá a o do seu cão. Eis aqui um excelente motivo para aderir ao uso da ração definitivamente. Outro bom motivo é o fato da ração pesar bem menos no bolso do que uma alimentação a base de ovos, carnes, vitaminas e outros complementos sem dosagem específica.

Tipos de Ração para Cachorros

No Brasil, é possível encontrar os mais diversos e variados tipos de ração para cães. Elas podem ser classificadas da seguinte maneira:

Qual o melhor tipo de ração para o seu cão?

  • Rações Normais ou populares: elas são facilmente encontradas no comércio e são feitas a base de milho, soja, farelo de algodão e outras substâncias. Mas, está faltando um importante nutriente nessa história. Você consegue identificar qual é? A proteína animal, muito importante para os cães que são bichos essencialmente carnívoros;

  • Rações Standard: esse tipo de ração cabe do bolso de muitos brasileiros e são melhores do que as citadas acima. Nelas, é possível encontrar o ingrediente que faltava antes já que é composta de farinha de carne e ossos, gordura animal e outros. Mas ela ainda não é a melhor. Na sua fórmula há alguns ingredientes como a soja e glúten que não são bem digeridos pelo organismo de um cão;

  • Rações Premium e super premium: elas estão entre as mais caras, mas se comparadas as suas primas listadas acima, o bolso pode esvaziar até menos. Esse tipo de ração é de primeira qualidade, com base em carne de frango, peru e possui pedaços de carne nos grãos da ração. Por isso, a digestão se dá de melhor maneira e o cão sente menos fome e consome uma quantidade menor de ração. A economia é feita justamente nesse ponto;

Ração Super Premium

Elas enfrentam uma certa exigência em sua ordem de classificação que é feita com base no percentual de digestibilidade. Mas ainda não foi estabelecido um número padrão e por isso os fabricantes não podem fornecer um produto de alta qualidade com exatidão. A melhor forma de escolher uma boa ração é verificar nos ingredientes citados no rótulo se é possível verificar a presença de proteínas e de gordura da carne (a gordura também pode ser vegetal, mas deve ser de qualidade como o óleo de linhaça).

Qual o melhor tipo de ração para o seu cão?

Existem substâncias que são capazes de aumentar a digestibilidade da ração como fibras da polpa de beterraba branca e F.O.S. (fruto oligossacarídeo). Esses ingredientes facilitam a produção de boas bactérias e melhoram a flora intestinal, favorecendo a uma boa digestão. Existem alguns números que também servem para nortear na hora de escolher a ração. A quantidade mínima de proteínas deve ser de 18%, por exemplo. Também é importante verificar quando aparece no rótulo “proteína de aves”. É preciso saber de qual parte da ave está vindo a proteína.

Dicas para escolher a ração do cachorro

  • a partir do 30º dia de gestação de uma cadela, é preciso alimentá-la com ração para filhote;

  • nada de oferecer petiscos humanos como balas, biscoitos, pão, salgadinhos, entre outros. Isso pode provocar alergias;

  • observe também a quantidade de vitaminas e minerais na ração do seu cão para não provocar déficit nutricional e causar doenças como o raquitismo;

Qual o melhor tipo de ração para o seu cão?

Não há uma ração ideal para cada tipo de cão. O melhor é ir testando até que o cão  e o seu bolso se adaptem a ela. Cães não enjoam facilmente de uma ração, portanto nada de fazer trocas constantes. Mesmo que ele fique um dia inteiro sem comer, não precisa se assustar. No dia seguinte ele sentirá fome e comerá normalmente. Se isso não acontecer ou você quiser tirar a dúvida, basta ligar para o veterinário do seu pet.

4 COMENTÁRIOS

  1. Achei excelente todo o material publicado. Somente quem tem um animal de estimação e gosta muito dele sabe o quanto é importante cuidar dele e vocês contribuíram muito com a matéria publicada acima.
    Parabéns pelo sucesso de vocês e obrigado pela contribuição dada voltada aos nossos queridos amiguinhos.

  2. Melhor que comprar essas rações “Premium” é fazer a ração do seu cachorro em casa, além de economizar uma boa grana é muito mais saudável, e nem é tão complicado como a maioria das pessoas pensa…

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here