Todo mundo sabe que cães envelhecem mais rápido que humanos, por isso infelizmente a vida deles é mais breve que a nossa. Mas corresponder idade de cachorro para anos humanos acaba se tornando um problema para muita gente.

Realmente não é lá uma tarefa muito fácil e algumas pessoas bagunçam as coisas ao seguirem alguns mitos, nesse artigo você tira algumas dúvidas sobre o assunto e encontra uma tabelinha para descobrir mais facilmente quantos anos seu cãozinho tem em idade humana.

cães primavera

7 anos humanos para cada ano canino?

Isso é mito, não se sabe muito bem quando isso começou, mas de fato seria muito mais simples se fosse assim. Acontece que não é tão simples, muito da idade dos cães tem a ver com o porte e até com a raça, podendo acelerar mais no primeiro ano de vida e desacelerar o envelhecimento nos anos seguintes, ou o contrário.

Relação entre idade e porte do cão

Como dissemos, raça e porte tem muita influência na velocidade de envelhecimento de cães, antes de tudo entenda que cães de até 9kg são considerados cães de porte pequeno, cães de 10 a 23kg são considerados de médio porte. Os de 24 a 45 kg são os cães de porte grande, e os cães acima de 45 kg são considerados de porte gigante.

cães e filhotes

Depois de identificar o porte do seu cão fica mais fácil de entender como funciona a velocidade de envelhecimento dele. Vale ressaltar que cães que não são de raça pura, mesmo que tenham um dos cães de raça definida tendem a viver mais que cães de raça pura.

Cães de raças pequenas costumam envelhecer mais rapidamente no primeiro ano de vida, tendo uma infância mais curta e uma fase adulta mais longa, eles também costumam viver por mais tempo.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre mudanças comuns em cães idosos

Os cães de raças grandes, no entanto, demoram mais para amadurecer, enquanto um cão de raça pequena pode atingir a fase adulta em um ano um cão maior pode levar 18 meses ou dois anos para chegar a fase adulta. Dependo da raça eles também podem viver menos tempo.

cães felizes

Qual a explicação para isso tudo? Acontece que os cães de grande porte desenvolvem o corpo mais rapidamente e por isso envelhecem mais rápido do que os cães de porte menor que por ter menos massa desenvolvem o corpo de forma mais lenta. Tudo isso é teoria, mas também é facilmente observado no dia a dia.

Como calcular a idade certa do seu cão?

 Nos dois primeiros anos cães de pequeno porte devem ter a idade multiplicada por 12,5. Os cães de médio porte devem ter a idade multiplicada por 10,5. Enquanto os cães de grande porte devem ter a idade multiplicada por 9.

Depois dos dois primeiros anos a conta começa a ficar mais específica de acordo com a raça. Confira os múltiplos de algumas raças:

Lhasa Apso, multiplique cada ano a partir do terceiro por: 4,49

Chihuahua, multiplique cada ano a partir do terceiro por: 4,87

Shih Tzu, multiplique cada ano a partir do terceiro por: 4,78

Buldogue Francês, multiplique cada ano a partir do terceiro por: 7,65

Pug, multiplique cada ano a partir do terceiro por: 5,95

Cocker Spaniel, multiplique cada ano a partir do terceiro por: 5,55

Beagle, multiplique cada ano a partir do terceiro por: 5,20

Labrador Retriever, multiplique cada ano a partir do terceiro por: 5,74

Staffordshire Bull Terrier, multiplique cada ano a partir do terceiro por: 5,33

Golden Retriever, multiplique cada ano a partir do terceiro por: 5,74

Pastor Alemão, multiplique cada ano a partir do terceiro por: 7,84

Boxer, multiplique cada ano a partir do terceiro por: 8,90

Aproveite para conferir nosso artigo sobre  como fazer o filhote parar de morder

Pode parecer bem confuso, não temos dúvida disso, por isso abaixo você confere uma tabela com a média de idades relacionada, para ter uma ideia da idade do seu cão de acordo com o porte dele:

tabela

Expectativa de Vida do seu cão

A média de expectativa de vida de cães de médio e pequeno porte é de 12 anos enquanto a de cães de grande porte é de 7 anos, mas não se preocupe, vemos por aí cães que chegam aos 19 anos. É óbvio que a genética, raça e porte vão interferir nisso, mas os cuidados que você tem com seu cãozinho podem ajudar muito a aumentar a longevidade dele.

Aproveite para conferir nosso artigo sobre como ensinar o cão a se acostumar ao passeio

cão idoso

Então a grande dica é fazer os check ups todo ano, alimentar muito bem seu cão, evitar qualquer hábito que não seja saudável, sempre proporcionar exercícios físicos para o seu cão, o passeio diário é muito importante. Castração também ajuda a aumentar a longevidade.

 

Se você ainda vai adquirir um cãozinho optar por adotar um SRD pode ser uma ótima ideia já que eles costumam ser mais saudáveis, se quiser comprar um cão de raça procure um bom criador e peça para verificar todos os documentos e até exames para saber se os pais são saudáveis, isso diminui as chances de você adquirir um cãozinho que possa ter uma doença característica da raça, além de não colaborar com os maus tratos realizados nos canis clandestinos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here