Remédios para pulgas e carrapatos são o tipo de cuidado não tão agradável que precisamos ter com nossos pets. Pulgas e carrapatos são algo natural aos nossos pets, mas em quantidades muito elevadas podem causar grande sofrimento aos bichinhos.

Infiltrados em pátios, atrás de móveis e nos lugares mais inusitados, estes parasitas ficam à espreita esperando o momento de atacar suas vítimas. Além dos pets, este tipo particular de inseto pode trazer grandes perigos para nós, seres humanos.

Remédio para Pulgas e Carrapatos
Remédio para Pulgas e Carrapatos – Crédito: Freepik

Responsáveis pela transmissão de doenças como a Febre Maculosa e a Doença de Lyme, pulgas e carrapatos podem trazer grandes problemas. Encontrá-los em seu pet pode indicar o momento certo para reforçar seus cuidados com ele e com o ambiente.

Se seu pet tem apresentado coceiras ou desânimo, isto pode indicar a presença de pulgas e carrapatos. Mas não se preocupe: Nós separamos uma lista com os mais populares remédios para este tipo de parasito. Boa leitura (e toda a saúde do mundo para seu pet)!

Remédios para Pulgas

Remédios para Pulgas e Carrapatos
Remédios para Pulgas e Carrapatos – Crédito da foto: Freepik.
As pulgas são parasitas minúsculos conhecidos mundialmente por sua capacidade excepcional em pular grandes alturas. Estes insetos são capazes de dar pulos acima de 1.000 vezes seu próprio peso, 75 vezes sua altura e 25 vezes seu comprimento.
A pulga mais comum em território brasileiro é a Ctenocephalides felis. Essa espécie é originada em felinos, mas que afeta cães e gatos ao redor do mundo. As pulgas adultas tem como habitat natural a pele dos pets e se alimentam do sangue de seus hospedeiros.
Cada pulga pode sugar cerca de 15 vezes seu peso corporal em sangue em uma única alimentação. Uma pulga adulta pode pôr mais de 2 mil ovos ao longo de sua vida.
Tome muito cuidado com elas: Infestações mais graves de pulgas podem causar desânimo e até mesmo anemia, especialmente em pets menores.

Remédios para Carrapatos

Os carrapatos são grandes causadores de irritação, desconforto e sofrimento em nossos pets. Seu controle no ambiente apresenta diversas dificuldades devido à sua facilidade para se reproduzir e espalhar-se geograficamente.

Ao contrário das pulgas, este parasita geralmente afeta muito mais cães do que gatos. Isso porque os felinos têm o hábito de lamber-se com uma frequência maior, o que acaba sendo uma grande defesa na prevenção a parasitas.

Os carrapatos são capazes de habitar frestas de pisos, abaixo de móveis, forros de canis e mesmo em paredes comuns. Por isso, cuidado: Este é um parasita perigoso e de difícil eliminação.

Remédios para pulgas e carrapatos

Remédios para Pulgas e Carrapatos
Remédios para Pulgas e Carrapatos – Crédito da imagem: Freepik

Agora que entendemos um pouco mais sobre a origem e natureza das pulgas e carrapatos, vamos aprender como combatê-los.

Lembrando que é muito importante atentar à dosagem recomendada para evitar efeitos indesejados em seu pet. Então, vamos conferir a seleção!

1. Nexgard: Remédio para pulgas e carrapatos com gostinho de carne

A Nexgard é referência na fabricação de produtos contra pulgas e carrapatos. Sua linha de produtos para cães conquistou a confiança de tutores ao longo de todo o Brasil.

Se nós não gostamos de tomar remédios com gostos desagradáveis, não seria diferente com nossos amigos de quatro patas, não é mesmo? E se o remédio contra pulgas e carrapatos do seu pet pudesse ter sabor de carne ou frango?

Atenta a esta realidade, a Nexgard desenvolveu uma série de produtos que aliam uma eficácia comprovada cientificamente a um sabor agradável ao pet!

Os comprimidos podem ser administrados mensalmente (de 30 em 30 dias), mas uma única aplicação é capaz de apresentar efeitos sólidos e duradouros. Seus efeitos podem percebidos a partir de 8 horas, período no qual os parasitas irão começar a cair de seu pet.

Cachorro no tapete com sua tutora e estrelas douradas - Crédito da Imagem: Freepik
Cachorro no tapete com sua tutora e estrelas douradas – Crédito da Imagem: Freepik

Confira abaixo a recomendação de dosagem para seu pet:

  • Pets de 2 a 4 kg: dose de 11 mg.
  • Pets de 4 a 10 kg: dose de 28 mg.
  • Pets de 10 a 25 kg: dose de 68 mg.
  • Pets de 25 a 50 kg: dose de 136 mg.

2. Simparic: Remédio para vários tipos de pulgas e carrapatos

O Simparic é um remédio relativamente novo. Mas ele é potente no controle de pulgas e carrapatos. Esta é a opção mais recomendada para carrapatos menos conhecidos e exóticos. Isso porque o Simparic é capaz de eliminar até 10 tipos de carrapatos diferentes!

Além de pulgas e carrapatos, o Simparic é capaz de atuar também no tratamento da sarna demodécica. Por abranger mais espécies de parasitas, o Simparic é recomendado para casos mais críticos onde o pet esteja sendo atacado por mais de uma espécie.

Em termos de efeito, a ação do Simparic possui uma das ações mais rápidas da categoria: Em cerca de 3 horas você poderá começar a perceber seus efeitos. A fórmula do produto possui uma ação bastante efetiva, sendo recomendado administrar uma nova dose somente após 35 dias.

Confira abaixo a recomendação de dosagem para seu pet:

  • Pets de até 2,5 kg: dose de 5 mg.
  • Pets de 2,5 kg a 5 kg: dose de 10 mg.
  • Pets de 5 kg a 10 kg: dose de 20 mg.
  • Pets de com mais 10 kg: dose de 40 mg.

3. Revolution: O melhor custo x benefício contra pulgas e carrapatos

Caixa de Revolution para cães ou gatos contra pulgas e carrapatos
Caixa de Revolution – Crédito da foto: Divulgação Revolution

Uma das principais vantagens do Revolution é sua abrangência contra diversas infestações. Entre seus efeitos, podemos citar o combate a:

  • Pulgas e carrapatos
  • Prevenção contra a dirofilariose
  • Tratamento e controle de sarna de ouvido
  • Tratamento e controle de sarna sarcóptica
  • Vermes intestinais e piolhos

Seus efeitos duram cerca de 30 dias, mas sua eficácia pode ser reduzida caso você banhe seu pet neste período. O custo do Revolution é bastante em conta, sendo relativamente baixo quando comparado aos outros remédios de nossa seleção.

Mas fique atento: Em alguns cães de pele extra sensível este medicamento poderá causar irritações locais.

Confira as faixas de peso atendidas pelo Revolution:

  • Cães até 2,5kg
  • Cães de 2,6 a 5kg
  • Cães de 5,1 a 10kg
  • Cães de 10,1 a 20kg
  • Cães de 20,1 a 40kg

4. Bravecto: Remédio contra pulgas e carrapatos para pets de todos os portes

Caixa de Bravecto remédio contra pulgas e carrapatos
Caixa de Bravecto – Crédito da foto: Divulgação Bravecto

O Bravecto é um produto que caiu no gosto dos donos de pets maiores, tendo uma das melhores avaliações pelos tutores deste tipo de pet. Este é um produto altamente eficaz, possuindo recomendações específicas para cada porte de pet.

Assim como é o caso do Nexgard, a Bravecto possui um grande apelo no que tange ao sabor de seus medicamentos. Seus produtos são facilmente mastigáveis e possuem um sabor apetitoso para seu pet. Deste modo, a possibilidade de rejeição pelo pet é consideravelmente menor.

Quanto ao tempo de ação, o Bravecto possui um dos efeitos mais rápidos da nossa seleção: Em até 2 horas seu pet já deverá começar a sentir-se aliviado. Sua ação também é bastante prolongada, podendo durar até 12 semanas.

Sendo um remédio bastante alinhado ao tamanho e peso do seu pet, as dosagens do Bravecto também pode variar bastante. Neste caso, o recomendado é consultar um veterinário para verificar qual a dosagem indicada para o seu pet.

Concluindo

Cachorro Border Collie abraçado
Border Collie sendo abraçado pela sua tutora em parque – Crédito: Freepik

Com estes remédios para pulgas e carrapatos seu pet irá se livrar de uma vez por todas desse incomodo, retomando sua energia e humor naturais. Mas este deve ser o primeiro passo de uma jornada que consistirá em tratar também o ambiente para evitar que estes parasitas voltem a incomodá-lo.

Você achou essa seleção de remédios para pulgas e carrapatos foi útil? Já sabia dos perigos trazidos por pulgas e carrapatos? Deixe um comentário e conte pra gente sua opinião!

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here