Remédios caseiros para pulgas – Veja como matar esses parasitas de forma natural e segura

É comum que os tutores de cães procurem por remédios caseiros para pulgas com frequência. Isso normalmente acontece porque algumas das opções fornecidas pela indústria são demasiadamente fortes ou caras. Em alguns casos, nem os médicos veterinários indicam boa parte das opções industrializadas de remédios para pulgas.

Os cuidados com a higiene do cachorro é importante não somente para evitar odores desagradáveis no ambiente, mas também porque o cuidado com a higiene é a melhor forma de cuidar também da saúde dos nossos amados pets.

Por isso, é muito importante apostar em remédios caseiros para pulgas. Isso porque este parasita é um dos problemas mais sérios que o seu cachorro pode enfrentar. Veja neste artigo algumas opções naturais, baratas e seguras de fazer remédios caseiros para pulgas. Boa leitura!

Remédios caseiros para pulgas cítricos

Cachorro olhando para câmera em fundo laranja. Remédios caseiros para pulgas.
Crédito: Freepik

Você sabia que as pulgas odeiam coisas cítricas? Não sabia? Pois então agora você tem uma informação importantíssima para cuidar muito melhor do seu melhor amigo, não é?

É super indicado que você use e abuse dessa informação quando for fazer um remédio caseiro para pulgas. Acredite: funciona.

Veja algumas dicas de como preparar um remédio caseiro para pulgas fazendo uso de frutas cítricas agora mesmo.

Dica 01

Esfregue o pelo do seu cachorro com alguma fruta cítrica, por exemplo:

  • Lima
  • Limão
  • Laranja

O lado positivo desta opção é que além de manter as pulgas longe, é bem mais fácil fazer isso do que passar por um banho com ele.

O lado negativo é que o suco da fruta (e o odor dela) não ficam muito tempo no pelo do seu melhor amigo. Por isso, é indicado que você repita o procedimento a cada 3 ou 4 dias, no máximo.

Dica 02

Cachorro olhando para câmera em fundo laranja. Remédios caseiros para pulgas.
Crédito: Freepik

Outra dica para aproveitar a aversão que as pulgas têm de cítricos é misturar algumas rodelas de limão na água. É um procedimento bem simples, não tem erro.

Seguinte: Ferva 1 litro de água e adicione algumas rodelas de limão na água. Deixe a água esfriar por várias horas e quando a água já estiver morna ou fria, dê um banho no seu cachorro com ela.

Não é necessário usar sabonetes, shampoos e etc. O banho é somente jogar a água no corpo do seu pet. Mas lembre-se de evitar os olhos, ouvidos e focinho, ok?

Não é preciso dar banho depois parar tirar a água. Deixe seu pet com essa infusão nos pelos.

Extra

E tem dica extra também: Aproveite essa infusão de água com limão para proteger a sua casa. Afinal, você não quer que seu melhor amigo seja infectado novamente logo depois do banho, não é?

Para isso que isso aconteça, pulverize os lugares onde as pulgas costumam se proliferar com a infusão. Dê principal atenção a lugares como:

  • Almofadas
  • Tapetes
  • Roupas de cama
  • Estofados

Remédios caseiros para pulgas com vinagre

Dois cachorros sentados em um banco de madeira
Crédito: Freepik

O vinagre também é um remédio caseiro para pulgas excelente, assim como as frutas cítricas. Isso porque ele não somente mata as pulgas: ele também afasta outros parasitas. O vinagre é tão bom nestes casos devido ao seu odor, que é forte.

Se for possível, opte por vinagre de maçã. O vinagre de maçã ajuda na proteção contra pulgas e também auxilia no brilho dos pelos do cachorro. Demais, não é?

Veja algumas dicas de como usar o vinagre ao fazer um remédio caseiro para pulgas.

Dica 01

A primeira dica para usar o vinagre ao fazer remédios caseiros para pulgas é dar no seu amigão um banho anti-pulgas.

Você vai precisar do seguinte:

  • 1 xícara de vinagre (preferencialmente, vinagre de maçã)
  • 1 xícara de detergente líquido
  • 1 pente de pulgas

Com estes ingredientes, o procedimento é super simples. Basta misturar os dois itens em um recipiente e fazer uso da mistura para dar um banho (normal) no seu amigo.

Lembre sempre de primeiro molhar levemente o pelo do cachorro. Depois disso, basta passar a mistura e deixar ela agir no corpo do seu pet. Deixe esta mistura agindo por cerca de 30 minutos.

Quando der 30 minutos, pegue um pente para pulgas e comece a removê-las do seu amigão.

Depois que concluir a remoção das pulgas, dê um banho normal (e caprichado) para tirar os restos da mistura que podem ter ficado no corpo dele.

É importante que o processo seja repetido mais ou menos 2 vezes na semana.

Dica 02

Outra dica para fazer remédios caseiros para pulgas é apostar na pulverização do vinagre.

Basta misturar 1/2 xícara de vinagre de maçã com 1/2 xícara de água em um pulverizador. Com a mistura em mãos, é só pulverizar o animal. Esse procedimento simples, rápido e barato vai afastar as pulgas e vai aliviar a coceira do seu amigo.

Se você desejar, também é possível adicionar 1 colher de chá de vinagre de maçã na água que o seu cachorro bebe. Não se preocupe: essa pequena quantia não faz mal nenhum a ele.

Além de manter as pulgas afastadas, isso também vai deixar os pelos do seu pet super brilhosos.

Dica 03

Pug em fundo preto. Remédios caseiros para pulgas
Crédito: Freepik

A terceira e última dica para fazer remédios caseiros para pulgas com vinagre é misturar o vinagre de maçã no shampoo normal do seu cachorro.

Funciona assim: Misture 1/2 xícara de água e 1/2 xícara de vinagre de maçã no shampoo que você costuma usar nos banhos. E pronto: Isso mesmo, agora é só dar banho normalmente nele.

Basta lembrar de deixar o shampoo agir no pelo do animal por 5 minutos ou mais antes de enxaguar. Ah, e lembre-se também de enxaguar bem seu amiguinho no final do banho, ok?

Como fazer uma coleira anti-pulgas caseira?

Além de fazer remédios caseiros para pulgas, você também pode apostar em coleiras anti-pulgas naturais. Aliás, você sabia que elas existem?

Caso você faça parte daquele grupo de tutores que não suporta o odor forte (fortíssimo, é verdade!) das coleiras anti-pulga revendidas amplamente nos comércios, você pode fazer uma coleira anti-pulga natural. Quer um remédio caseiro para pulgas melhor que esse?

Veja duas formas diferentes de fazer coleiras anti-pulgas naturais:

Opção 01

Cachorro em jardim
Crédito: Freepik

Você vai precisar do seguinte:

  • Água
  • Pano (que possa ser amarrado no pescoço, para substituir a coleira tradicional)
  • Essência de alecrim ou de lavanda

Com esses itens em mãos, basta diluir o óleo na água e umedecer o tecido com a mistura.

Posteriormente, pegue o tecido úmido e amarre no pescoço de seu cachorro. Mas tenha muito cuidado ao amarrar: Não vá forçar demais para não machucar seu amiguinho.

Se você quiser reforçar o efeito, também é possível misturar umas gotas da essência em azeite de oliva e aplicar na base da cauda do seu pet.

Opção 02

Ainda mais fácil que a primeira alternativa, aqui você só precisa fazer o seguinte:

  • Reúna diferentes essências
  • Adicione uma ou duas gotas de cada uma dessas essências em um pano
  • Amarre o tecido no pescoço do animal

Lembre-se também de não forçar demais o nó para não machucar seu pet.

As essências mais populares (e mais eficazes) quando o assunto é remédios caseiros para pulgas costumam ser:

  • Cedro
  • Tomilho
  • Citronela
  • Lavanda
  • Manjericão
  • Gerânio

Independente da opção escolhida, as coleiras anti-pulgas caseiras precisam ser renovadas a cada semana (ou quando o odor desaparecer).

Este conteúdo te ajudou de alguma forma? Então provavelmente você vai gostar dos nossos outros conteúdos também.

Separei mais esses conteúdos para você:

Guia de Adestramento Para Cães

Seu cão faz xixi no lugar errado, destróis o seu sofá e não te obedece? Conheça o Guia de Adestramento para cães. Informe seu nome e e-mail.

envelope
envelope

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here