Remédios caseiros para pulgas para o ambiente

Os remédios caseiros para acabar com pulgas estão entre os melhores amigos de toda pessoa que ama seu pet. Isso porque estes “remedinhos milagrosos” podem garantir uma vida muito mais feliz, saudável e confortável para seu amigão.

Ilustração de pulga. Remédios caseiros para pulgas.
Crédito: Freepik

Entretanto, todo tutor de um cachorro sabe que não é somente com o animal que precisamos nos preocupar quando o assunto são as terríveis pulgas. Afinal, é muito comum que estes parasitas voltem se não cuidarmos do ambiente também.

Isso acontece porque as pulgas até podem sair do animalzinho, mas elas se alojam e se proliferam no ambiente (seja na casinha do animal, nas cobertas e roupinhas de cama dele ou mesmo na casa dos humanos).

Para se livrar completamente desse mal, os ambientes onde o pet tem acesso também precisam receber atenção. Pensando em facilitar a vida de você: que ama seu animalzinho, fizemos este artigo. Descubra aqui como fazer remédios caseiros para pulgas para usar no ambiente. Boa leitura!

Absinto

Árvore planta de absinto
Foto: Divulgação

O Absinto é uma planta medicinal de origem européia. Ela possui função inseticida natural e é amplamente utilizada para acabar com parasitas há séculos.

Para acabar com o problema de pulgas na sua casa, é só plantar alguns pés desta planta no seu jardim. Para proteger também a região interna da casa (e para aqueles que moram em apartamentos), é indicado distribuir pela casa sacos cheios de Absintos.

Caso você prefira, pode fazer uns pequenos vasinhos com mudinhas pequenas da planta. Aproveite esta ideia e decore o ambiente com a planta.

Cedro

Assim como no caso do Absinto, o Cedro também é um protetor natural contra pulgas e outras pestes.

Neste caso, você deve usar aparas de cedro. Ou seja, não é necessário plantar a árvore ou algo do gênero. Basta pegar aparas e lascas da madeira de Cedro.

O procedimento é bastante simples: é só espalhar as aparas nos locais estratégicos. Por exemplo:

É possível espalhar na casa diretamente a madeira, ou então, fazer pequenos sacos com as aparas dentro.

O Absinto e o Cedro funcionam super bem como remédios caseiros de ambiente para pulgas por causa do seu odor. As pulgas se afastam de locais que emanem cheiro de Absinto ou de Cedro.

Mas faça o procedimento com atenção: Se você notar qualquer coisa estranha com seu amigo, tire imediatamente os Cedros. Isso é muito importante porque seu cachorro pode ter alergia.

Ervas

Ilustração de lavandas
Crédito: Freepik

Existem algumas ervas que dão excelentes resultados quando utilizadas como remédios caseiros para pulgas (ou para outros insetos). De modo geral, isso costuma acontecer porque as propriedades das plantas e ervas em questão possuem características que afastam estes parasitas.

No caso das pulgas especificamente, o mais indicado é apostar na lavanda e/ou no alecrim. Nenhuma das duas alternativas funciona para matar as pulgas, mas funciona muito bem para afastar elas do ambiente.

Se você optar por esta alternativa, o procedimento é muito simples: Basta plantar elas no seu jardim ou canteiro. Assim como no caso do Absinto, se você morar em apartamentos, é possível plantar elas em um vasinho e decorar a casa.

Sal

Se você está buscando remédios caseiros de pulgas que vão matar os parasitas, a melhor alternativa é utilizar sal.

Pegue um punhado de sal de cozinha e espalhe ele pela casa. Esse procedimento mata as pulgas porque o sal seca o ambiente (e as pulgas precisam da umidade do local para sobreviver e se proliferar).

Deixe o sal durante vários dias e depois utilize um aspirador na região, para aspirar as zonas. Lembre-se também de repetir esse procedimento por várias semanas (ao menos 5 semanas consecutivas).

Onde espalhar os remédios caseiros para pulgas?

ilustração de cachorro coçando pulga. remédios caseiros para pulgas
Crédito: Freepik

As pulgas são parasitas que se espalham com grande facilidade. E este é justamente um dos desafios mais difíceis de vencer quando tentamos combater esse mal.

Devido a facilidade de proliferação das pulgas no ambiente, o indicado é que toda a casa passe pelas intervenções descritas acima com auxílio dos remédios caseiros para os ambientes.

Entretanto, é claro que existem alguns ambientes que são mais propensos à proliferação das pulgas. E, por isso, são os lugares que merecem receber uma atenção especial ao tratar deste problema.

Quais os principais locais?

Os locais que você deve focar suas energias e sua atenção na luta contra as pulgas são, por exemplo:

As pulgas vivem melhor e se proliferam com maior facilidade em ambientes com algum nível de umidade. Justamente por isso, uma outra dica para combater este mal é deixar estes locais todos pegarem bastante luz solar. Não exite em levar seu colchão, roupas de cama, tapetes e almofadas para a janela ou pátio (deixe pegarem bastante Sol).

Consulta veterinária

Cachorro em consulta veterinária
Crédito: Freepik

Tenha em mente e lembre-se sempre que as pulgas são muito perigosas não somente para seu amigão, mas para toda a sua família. Por isso, é mais do que importante que você garanta que elas não farão da sua casa a casa delas.

Se por ventura nenhuma dessas dicas funcionar, não espere nenhum segundo mais e leve seu pet ao veterinário rapidamente. Este profissional poderá receitar um tratamento anti-pulgas que contemple tanto seu pet quando o ambiente e que seja adequado para o caso.

De modo geral, as recomendações mais comuns costumam estar associadas com sprays, comprimidos ou pipetas. Mas lembre-se que a automedicação pode prejudicar a saúde do seu amiguinho e que somente um profissional qualificado conseguirá avaliar qual o melhor recurso para cada caso (incluindo a saúde da sua casa e família).

Este conteúdo te ajudou de alguma forma? Então provavelmente estas dicas vão te interessar também.

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here