É impossível encontrar um cão que não lata, seria o mesmo que ter um gato que não mia ou um passarinho que não canta. Existem raças que latem mais e outras que latem menos, mas todas latem. É muito importante que o dono comece a investigar e saber quais os motivos que fazem o seu cão disparar em latidos intermináveis. Qual é o gatilho que aciona esse comportamento?

As raças que latem muito e as que latem pouco

As raças que mais latem e porque latem

Quase todos os cães de pequeno porte, estão no grupo dos latidores por natureza. Os terriers como o Yorkshire, são o grupo de cães mais famosos por seus latidos incontáveis. O poodle e o chihuahua também entram fácil nessa competição. Normalmente, os cães de grande porte só latem por algum motivo específico. Mas, como toda regra tem a sua exceção, o Pastor de Shetland e o Setter Irlandês são bons exemplos disso. O Basenji, praticamente não late, é muito raro acontecer.

Leia também nosso artigo sobre as melhores raças de cachorros para apartamentos.

Treine o seu cão desde filhote

As raças que mais latem e porque latem

Cães e qualquer outro animal que vivam muito isolados têm a tendência de latir por causa de qualquer barulho ou ruído que seja incomum. Se eles vivem muito apenas dentro de casa, a variedade de sons ouvidos será muito pequena, então, qualquer som será diferente e o cão fica assustado e começa a latir. Quanto mais interação com o ambiente e com outras pessoas o seu cachorro tiver desde pequeno, melhor será o resultado.

Quando ele quer alguma coisa

As raças que mais latem e porque latem

Nós, seres humanos, quando queremos algo é muito simples: ou pedimos para alguém através da fala ou fazemos nós mesmos. Nesse aspecto, os cães são bastante limitados e dependem de nós para quase tudo: colocar comida, trocar a água entre outros. Outro detalhe importante ao qual você deve ficar atento é se o seu cão demonstra muita ansiedade.

As raças que mais latem e porque latem

Cães que não passeiam, não brincam ou vivem em lugares muito pequenos, como apartamentos, ficam facilmente entediados e aí começam a latir para chamar a atenção do dono. Você pode até conseguir se divertir sentado no sofá, assistindo TV, mas o seu cachorro, com toda certeza, quer muito mais do que isso.

Como saber escolher?

Primeira regra: pesquise. Mesmo que você passe dias a fio fazendo esse trabalho, é melhor perder alguns dias do que se arrepender depois de fazer a compra ou adotar um cão. Não seja precipitado e nem escolha o animal pela sua beleza. Veja como ele se comporta com outras pessoas e com os outros cães. Observe com atenção se ele late apenas se tiver algum motivo.

Leia também: As 10 melhores raças de cachorros para família.

As raças que mais latem e porque latem

Tanto o cão como o dono devem se adaptar a essa nova relação e ao ambiente no qual vivem. Morar em apartamento com um cachorro pode ser complicado, pois os vizinhos costumam reclamar muito do barulho. A única coisa que você pode fazer é pedir que eles tenham paciência e começar a educar o seu cão o quanto antes sobre esse assunto. Uma coisa importante: nunca bata no seu cão. Isso só fará com que ele fique mais agitado e mais agressivo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here