A felicidade de ter um cão dentro de casa é indescritível. Ele está sempre pronto para dar e receber carinho, para brincar e principalmente, para amar incondicionalmente. São muitas as alegrias de ter um cachorro em casa, mas as responsabilidades vêm juntas e também não são poucas. É preciso saber exatamente de tudo o que um cão precisa para viver bem e com segurança.

Toda a família deve estar de acordo

Cachorro colocando a cabeça na janela
Cachorro colocando a cabeça pra fora da janela do carro – Foto: Freepik

Se você vive com mais pessoas, é necessário que todas elas estejam de acordo, pois o cão irá conviver não apenas com você, mas com todos da casa. Ele precisa se sentir amado no seu ambiente, o que, consequentemente, traz confiança para ele. Também é preciso distribuir as tarefas de cada um e estabelecer quais os comandos serão dados e quem será o líder.

Recomendamos que você também leia os nossos artigos sugeridos:

Primeiros cuidados

Cachorro saindo de dentro do carro
Cachorro saindo de dentro do carro – Foto: Freepik

Não importa se o cão já é adulto ou filhote. Assim, que você levá-lo para casa vai precisar agendar uma visita ao veterinário para ter a certeza de que está tudo ok com ele. Será necessário um exame de fezes, urina e sangue. Esses são os principais, e dependendo dos resultados, a veterinária pode pedir outros ou até passar medicamentos e vacinas para serem administrados.

Alimentação do Cachorro

Cachorro com um pote de ração em fundo branco
Cachorro com um pote de ração em fundo branco – Foto: Freepik

Não é recomendável que a dieta do cão seja modificada de maneira brusca. Pergunte ao antigo dono ou canil qual a ração era utilizada e continue dando. Se quiser mudar, é só ir misturando aos poucos até trocar completamente. Se era um cachorro de rua, provavelmente não comia ração, assim você não terá grandes problemas quanto a isso.

Momentos de lazer com o cão

Casal brincando com o cachorro
Casal brincando com o cachorro – Foto: Freepik

Se você pretende levar o um cão para dentro de casa, não permita que ele passe o dia inteiro dentro dela. Tire um tempo para passear com ele, isso vai fortalecer as relações entre vocês e vai deixar o cão menos bagunceiro já que ele vai gastar energia. Talvez, apenas o passeio não seja necessário e você pode associá-lo a brincadeiras como correr ou pegar objetos.

Local onde o cão vai ficar

Dois buldogues francês deitado
Dois buldogues francês deitado – Foto: Freepik

Você vai precisar escolher um cantinho da casa onde o novo morador vai dormir e fazer as suas refeições e um outro local, bem distante, para que ele faça as suas necessidades. O lugar onde seu cão vai ficar deve ser limpo diariamente, principalmente se ele tiver muito pelo. Isso evita a presença de insetos e outros animais pequenos.

Educar é preciso

Não importa o tamanho, você vai precisar impor alguns limites ao cachorro. É mais complicado fazer isso quando ele já está adulto, mas não é impossível. Pense que o cão é como uma criança que precisa de regras e horários para se adequar ao andamento da casa. Você terá que ter muita paciência e persistência nesse caso.

Separei mais esses conteúdos para você:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here