criança

Melhores Raças de Cachorros para Crianças

Mãe e filha com o cachorro
Mãe e filha com o cachorro – Foto: Freepik

Muitos pais pensam em colocar um cão em casa, seja para proteção ou para ter um animal de estimação. Mas ter crianças em casa pode atrapalhar um pouco esse desejo. Será mesmo? Crianças conseguem conviver muito bem com qualquer animal, especialmente com cães. Eles podem criar um laço emocional muito forte se os pais ensinarem os filhos, desde pequenos, a respeitar outros seres que não sejam os humanos.

Comportamento

Menino andando com o cachorro
Menino andando com o cachorro – Foto: Freepik
Mãe e filha deitadas na cama com o cachorro
Mãe e filha deitadas na cama com o cachorro – Foto: Freepik

A primeira coisa que você deve ensinar ao seu filho é que cães não são brinquedos. Muitos pais dão cachorros de presente de aniversário e se a criança não for educada sobre isso, vai tratar o bichinho como qualquer outro presente que ganhou nos outros aniversários. A preocupação maior é quando ainda são filhotes e muito frágeis e dessa forma, facilmente se machucam se forem tratados de forma brusca.Crianças que não foram ensinadas a conviver com os cães podem deixar um animal dócil e gentil extremamente valente e estressado. Fique atento e não deixe que o seu filho ou outras crianças que estão na casa ficar o tempo todo abraçando, puxando orelhas e patas no animal. Isso pode deixa-lo com raiva e para se livrar de todo esse estresse ele pode reagir de uma forma não muito agradável como latindo ou até mordendo.

Criança com o cachorro no colo
Criança com o cachorro no colo – Foto: Freepik

Outra preocupação é quando o cão está dormindo ou comendo. Ninguém gosta de ser incomodado durante as refeições ou quando esta tendo o descanso merecido. Os cães também não gostam, principalmente quando estão comendo. Uma aproximação brusca como as crianças costumam fazer pode criar um sinal de alerta e para defender a sua comida, o bichinho pode ficar bem valente.

Um sentimento de ciúmes também pode ser bastante comum. Tanto a criança como o animal pode desenvolver esse tipo de sentimento. Se você já tinha um cão e acabou de ter um filho, não rejeite o seu animal afastando-o todo o tempo. Os cães costumam tratar os bebês como seus filhotes e os defende com unhas e dentes, literalmente. Se o cão for afastado do convívio familiar ele pode ficar muito triste e até depressivo ou então se tornar agressivo.

As melhores raças de Cachorros para Crianças

Bebe segurando a patinha do cachorro
Bebe segurando a patinha do cachorro – Foto: Freepik

Não é que existem cães que servem para crianças e outros não. Quando se trata de cães, nada é 8 ou 80. O caso é que alguns possuem um temperamento que se torna bastante harmonioso com o jeito de uma criança. O bulldog consegue se adaptar em qualquer ambiente, mesmo nos menores. Eles não costumam descontar a sua frustração nos móveis da casa. O beagle tem muita energia e adora brincar igualzinho a uma criança. Os dois juntos precisam de um bom espaço para correr ou farão um grande estrago em casa.

Apesar de sua aparência de cão valente e dos rótulos mal colocados por muitos como um animal feroz eles são extremamente dóceis. Basta que a criança saiba trata-lo bem e o cão devolverá na mesma moeda. O collie adora brincar com crianças e é extremamente obediente e muito educado. O braço húngaro, apesar de não ser muito popular, ele pode ser uma excelente companhia para crianças maiores. O Golden retriever ocupa a melhor posição quando se fala em cão-babá.

Confira a lista com as 10 melhores raças de cachorros para crianças:

Cães com bebês

Muitos pais têm essa dúvida e o que mais se vê e se ouve falar é que: assim que o bebê nascer o cão deverá ficar fora de casa. Isso é coisa do passado e está completamente fora de questão. O importante é manter o ambiente sempre muito limpo, assim como o cão. Existem algumas coisas que devem ser evitadas como lambidas ou deixar o bebê sozinho com o animal quando aquele estiver começando a engatinhar. O bebê ainda não entende como se deve tratar um cão e pode ser um pouco agressivo com puxões e isso pode deixar o cão muito bravo também.

Separei mais esses conteúdos para você:

One comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *