Sabe aquele papo de dois irmãos que brigam o tempo todo? O mesmo acontece com alguns cães e assim a convivência com esse tipo de comportamento fica praticamente impossível. Se você acha que apenas os maiores são os brigões, se engana. Não importa o tamanho, mas sim o motivo da briga, que pode acontecer, principalmente, por ciúme do dono ou por hierarquia.

Como evitar briga entre cachorros

A briga é um problema que pode se tornar bastante grave. Além de ser completamente estressante, tanto para o dono como para os cães, danos físicos podem acontecer. Dependendo do porte e da raça do cão, as brigas podem ser bem violentas e você pode não conseguir separá-los sem utilizar de força bruta também ou chamar ajuda.

A natureza canina

Como evitar briga entre cachorros

Não pense que já é da natureza do cão brigar. Os cães, em sem ambiente natural, vivem em matilhas e conseguem vive de maneira bem pacífica. Isso já foi observado com cães selvagens no continente africano e a boa convivência também foi vista com outros animais, como as hienas. Ou seja, dá para notar que a natureza dos cães é de um convívio pacífico com outros animais.

Dica: Veja quais as raças de cachorros mais calmas.

Como controlar a situação

A primeira coisa que você precisa ter em mente é que brigas por hierarquia ou território não devem existir, afinal de contas, quem é o chefe da casa? Pois bem, desde o primeiro dia que os cães passaram a conviver com você é preciso mostrar a eles quem é que manda ali e quem é o “chefe da matilha”. Assim, as brigas por hierarquia ficam sem sentido.

Como evitar briga entre cachorros

Se a confusão for por causa de outros motivos e se você não tiver uma boa voz de comando, gritar de maneira histérica e se desesperar só piora a situação. Nesse momento é bom ter em mãos algo que assuste os cães, que pode ser um spray desodorizador (desses comuns que usamos em casa, mas cuidado com os olhos dos cães) ou então, um bom balde de água fria, que é barato e de rápida eficácia.

Dica: Veja quais os melhores cachorros para apartamento.

Como evitar a Briga Entre Cachorros

Como evitar briga entre cachorros

Prevenir é sempre melhor que remediar e para fazer isso uma boa opção é a castração, tanto em cães como em cadelas, mas o ideal é que seja feita antes de 1 ano de idade. No caso de duas cadelas que entraram no cio ao mesmo tempo, o melhor a fazer é colocá-las em lugares separados para evitar uma guerra de hormônios.

Usar remédios calmantes não é o mais indicado a se fazer porque é considerado um paliativo, ou seja, resolve o problema na hora, mas a longo prazo não funciona. Além disso, pode trazer inúmeros efeitos colaterais para os animais. Existe também uma coleira que dá choque e funciona por controle remoto, mas ela só deve ser usada como último recurso.

Como evitar briga entre cachorros

Quer uma maneira boa de resolver o problema? Brinque mais com seus cães e leve-os para passear com mais frequência para que eles gastem mais energia e reduzam o estresse. Não pense duas vezes antes de procurar ajuda profissional se você não estiver conseguindo dar conta do problema. Um bom adestrador vai te dar dicas de como evitar as brigas e ainda ensinar aos cães como se portar.

2 COMENTÁRIOS

  1. Tenho uma cadela que era sempre a que mandava nos outros. Como agora ela está velhinha e outra cadela esta tomando o lugar dela porem toda vez que ficam sozinhas a mais nova junto com as outras betem muito nela.
    Quase a matam e como esta bem velha tenho medo que não aguente.
    Existe algum spray de feromônio ou alguma coisa que posso fazer?

    • Também estou com esse mesmo problema, não sei o que fazer. Como estão suas cachorrinhas, conseguiu resolver a situação?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here