A mídia fez a caveira de Pitbulls, Rottweilers e Dobermans, e quem é tutor de uma dessas raças sabe o preconceito que elas sofrem devido às notícias publicadas aliadas ao tamanho e força desses cães. Mas tirando a fama, qual o cão que morde mais?
Pesquisa
O cão que mais morde não é de nenhuma das raças citadas acima, segundo uma pesquisa realizada na Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, a raça que mais morde é o Dachshund, muito conhecido no Brasil como salsicha.
O estudo apontou que um em cada cinco cães dessa raça já atacou ou tentou atacar estranhos, sendo que um em cada 12 atacou os próprios donos. E o segundo lugar é de outra raça pequenininha, os Chihuahuas, que são os menores cães do mundo.
Bernesses, Golden Retrievers, Labradores e São-Bernardos foram os selecionados como os que menos mordem humanos.
Os Pitbulls e Rottweillers, no entanto, registraram muito menos ataques a pessoas, sendo o índice dos Dachshund de 20% enquanto os Pitbulls chegaram a 6%, sendo que os pits estranham mais outros cães do que humanos.
A média de agressividade das raças conhecidas como violentas e perigosas foi considerada normal. A pesquisa foi realizada com 6 mil proprietários e seus cães de 30 raças diferentes.
Ataque e medo
Segundo os estudiosos os ataques das raças menores está relacionada ao medo, tentando demostrar segurança e força com os ataques devido ao seu tamanho, afinal tudo é maior que eles, enquanto os cães maiores se sentem mais seguros com humanos.
No caso de mordida de cachorros saiba como agir na situação
Cães e donos
A pesquisa não realizou registros sobre a criação que os donos tiveram com seus cães, a criação é o ponto mais importante para definir o comportamento dos cães, mais até do que a raça.
A pesquisa apenas comprova que os cães conhecidos como os mais violentos não são de fato os cães que mais mordem, e reforça que apesar da personalidade e raça do cão, a criação e estímulos dados pelos tutores tem muita relevância em relação ao comportamento do cão.
Como evitar mordidas
A força da mordida de Pitbulls, Rottweilers e Dobermans com certeza é maior do que as feridas causadas por mordidas dadas por Dachshunds e Chihuahuas, exclusivamente por esse motivo que os cães ditos como violentos são os que mais repercutem na mídia, e acabaram ganhando a má fama.
Mas para evitar mordidas de qualquer raça, o empenho deve vir do dono e não do cão, cães não mordem sem motivo, as melhores formas de evitar que seu cão de qualquer raça morda é socializando o cão e promovendo atividades físicas.
Cães são animais que vivem em matilha, seus ancestrais caminhavam longas distâncias por dia e isso ficou na genética deles, por isso um cão que não passeia ou não tem contato com outras pessoas e animais é um cão estressado e mais propenso a morder.
Saiba mais sobra a importância dos passeios para os cães
Dica
Não desencorajamos a criação de nenhuma das raças citadas, desde que você tenha espaço, tempo, paciência para a criação e recursos para disponibilizar uma rotina saudável de muita diversão e equilíbrio para o seu cãozinho.
Todo cão de qualquer raça precisa de um tutor que o lidere, que o alimente de forma correta, que tenha tempo para leva-lo para passear todos os dias e dependendo do nível de energia do cão, um tutor que o leve para fazer atividades físicas que gastem ainda mais energia.
Todo cão pode ser um cão feliz e equilibrado desde que seu tutor dê limites, proporcione atividades físicas e o socialize com outros animais e pessoas preferencialmente desde filhote. Se você não fez tudo isso com seu cão e ele já é adulto ainda é possível mudar esse cenário.